quarta-feira, 3 de junho de 2009

Notícias da viagem ao Ceará.

Filhos do Sertão.
Quando eu vim para o sertão do Ceará eu me iludi achando que encontraria mães e pais com tempo para criar seus filhos. Enganei-me: tempo eles têm, mas não o usam para criar os seus filhos.
Esta terra castigada pelo sol, pune seus filhos e filhas com o descaso dos pais, como acontece nos outros lugares do nosso Brasil. Perguntei a várias pessoas o que as crianças fazem durante o dia em Amanaiara, e para completar minha surpresa, nossos pequenos continuam sem pais: estão nas ruas e somem por horas. Assistem tv. Vão à escola.
A missionária Luciana, que está aqui há cinco anos, me contou que os pais dão suas crianças para quem quiser levá-las, e com facilidade, pois como eles mesmos dizem: as crianças aqui nascem em árvores.
E foi assim que mais uma vez fui afligida por esta dor que angustia a minha alma: os pais não criam seus filhos porque não querem, pois isto não é prioridade para eles. Simples e triste assim. Seja nas grandes ou pequenas cidades, no frio ou no calor, o amor dos pais pelos filhos esfriou. Este amor está a ponto de congelar de tão endurecido e embrutecido pelos interesses próprios. Eu estou tentando alertar os pais, por isso, escrevo. Espero que o seu coração não esteja como os solos áridos, do Sertão espero com fé que minhas palavras penetrem seu coração. Ame seus filhos! Demonstre isso com palavras e atitudes. Pastorei-os. Seja como o sol que ilumina e gera vida, e não como o sol que escalda e queima. Você tem poucos anos para se dedicar a eles como eles precisam. Pois eles crescem rápido e tomam seu rumo, seguindo o seu percurso na vida.

3 comentários:

Unknown disse...

Querida Alexa,
Como foram incríveis os dias que passei em Amanaiara no Congresso para Pais e Líderes... As palavras ministradas ali por vc e seu esposo, o Pr. Aguinaldo, ainda tem transbordado em meu coração e incomodado minha mente...Agora eu percebo que preciso fazer muito mais pelas crianças desse mundo... O problema é nosso! O Espírito Santo usou vcs de uma maneira soberana em minha vida! Que ELE continue usando seu ministério impactando vidas por onde vcs forem! Que ELE esteja sempre sobre vc e sua família!! Vc é muito especial, viu?! E me sinto muito honrada e feliz por ter participado daquele encontro! Sou da Igrja Batista Nacional de Ipu/CE, faço parte do grpo de coordenação das crianças e precisamos muito das suas orações para que saibamos o que e como fazer para ajudar nossas crianças... Amo muito vc no amor de Cristo Jesus!!!
"Assim voces também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do Seu Espírito." Ef 2.22

Um grande abraço!
Larisse Brandão

Flávia disse...

Alexa, um dia por acaso recebi um e-mail com um texto seu sobre as famílias museu, gostei tanto que entrei no seu site e hoje sou leitora assídua. Comecei a ler a Bíblia por influência sua e estou adorando. Tenho uma filha de 10 meses e depois que ela nasceu é que me dei conta do quão difícil é educar um filho nesse mundo de hoje. Os Pais são muito irresponsáveis por isso que todas essas coisas ruins acontecem ao nosso redor. Concordo com você que tudo vem de casa, da educação e dos exemplos. Quero te agradecer pelas palavras inspiradoras e pelo amor que tens com as crianças desse Brasil. Quero adquirir seus livros, como faço? Beijos no coração. Flávia Bianco Weber. São Ludgero - Santa Catarina.

marcos sal da terra disse...

Olá irmã Alexa, paz do Senhor!

Fiquei surpreso com as suas informações sobre as crianças de Amanaiara. Temos andado pelo sertão a quase 14 anos, desenvolvendo ações de apoio missionário e não é esta realidade que a irmã reporta, normalmente, encontramos.
Concordo quando a irmã diz que as crianças ficam na rua, vendo tv e vão a escola, pois isto faz parte da cultura do interior do nordeste. As crianças aqui têm como passa-tempo brincar na rua e ver tv. E ir a escola é muito salutar, não?
Porém creio que nós não podemos generalizar que os pais sertanejos têm abadonado seus filhos e que não têm amor por eles. Sou testemunha de inúmeras vezes que, nos tempos de seca, o pai e a mãe deixa de comer para alimentar seus pequeninos. Além do mais, outra característica da cultura local é o apego extremado de mães e filhos, algo que as pessoas por aqui têm, quase, que por sagrado.
Obrigado pelo seu apoio e cuidado com a grande nação sertaneja. Volte sempre e continue a orar pelas nossas crianças
Atenciosamente,
Marcos André Fernandes
Minsitério Sal da Terra

Pesquisa Google

Google