Pais e educadores inspirem-se e informem-se aqui! Porque a infância é o melhor tempo para semear... O que você faz pelas crianças e suas famílias conta: estamos juntos! Com amor e esperança, Alexandra Guerra!
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
terça-feira, 8 de outubro de 2013
O tema musical da minha vida é a educação.
A minha estrela é a educação, meus
olhos brilham com esse tema. Deus comparou os mestres sábios com estrelas: “Os
mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazerem o que é certo,
brilharão como as estrelas do céu, com
um brilho que nunca se apagará.” Daniel 12:3
Educar é ensinar a ver… Jesus nos mandou olhar para os
passarinhos e para os lírios do campo, quando ele queria mudar os pensamentos
das pessoas sobre o cuidado de Deus na
vida delas.
O educador influencia nos pensamentos
e nos sentimentos das pessoas, e é daí que surgem nossas ações. Nossas atitudes
são frutos do nosso pensamento.
Quando o educador pinta um quadro,
mostra um jeito de ver as coisas da vida, ele influencia toda uma paisagem.
Vamos sair cantando, olhando e
abrilhantando o caminho e as paisagens com a luz de Deus que brilha em nós!
Alexandra Guerra. alexaguerra.blogspot.com
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Mensagem para dia do professor:

Não os procuro para formar esta geração de crianças ou influenciar os jovens e adultos, mas é isto que eles estão fazendo. Por que então os procuro? Por que se eles estão ensinando e não amam o que fazem e não vivem o que pregam eles são perigosos. E gente perigosa tem que ser capturada! Como os maus médicos esses professores estão pondo em risco a vida das pessoas, pois matam a fé, a vontade de aprender e a ânsia pelo saber. Muitas pessoas não querem mais ir às escolas, ou vão com o coração fechado, pois a primeira experiência foi desagradável. Mataram-lhe o desejo por este tipo de saber... Que é um saber cheio de sabor!
Procuro professores que não gostam de ensinar e que não vivem o que pregam, pois eles matam seus alunos com suas aulas chatas, inúteis, sem significado para a vida. Eles criam nos ouvintes aversão ao conhecimento e à vida.
A educação precisa de pessoas radicais que buscam viver o que pregam, pois a assinatura que o educador deixa fica no espírito dos outros.
Quem não ama o que faz se torna perigoso.
Será que procuro por você? Que pergunta atrevida! Não brigue comigo, imagina se você é um destes tipos... Bem, se você quiser saber mesmo se você é um professor perigoso, se tiver mesmo coragem, pergunte a seus alunos, só eles podem lhe dizer como são suas aulas. Observe se eles estão aprendendo e dando frutos. Se eles querem vir à classe ou se fogem de você. Caso você seja este professor perigoso se entre e busque: conhecimento, didática, crescimento pessoal, e amor - muito amor e se tornará um professor muito melhor. Caso contrário, saia fora, antes que seja tarde demais. A vida é curta e bela. Não perca tempo e nem beleza. Só há duas saídas: aprenda a amar o que você faz ou procure sua turma e nos deixe ensinar e transformar vidas.
Na verdade, acredito que você não seja este tipo perigoso, pois eles não costumam ler artigos sobre educação.
Sabe de uma coisa, mudei de idéia: não vou mais procurar por estes perigosos, vou sim procurar aqueles que vivem o que pregam e amam o ensino, para juntos nos tornarmos professores cada vez melhores, para com nossa maneira de viver denunciar aqueles que estão matando vidas e salvar quantas pudermos.
Procuro agora por educadores apegados a raça humana, que gostem de conviver com gente e de olhar em seus olhos. Busco pelos que tem fome de saber, desejo de conhecer. Quero encontrar os radicais que praticam o que ensinam em seu dia a dia. Que amam o ensino, e têm vontade de ensinar com excelência. Acho até que é por isto que a Bíblia diz: “Aquele que ensina esmere-se no fazê-lo.” Rm 12.7.
Texto de Alexandra Guerra extraído de seu livro "Infância, o Melhor Tempo para Semear." Editora Betânia.
Blog: alexaguerra.blogspot.com
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Formação de diretoras da SEMED, onde fui tutora do módulo: Liderança – As relações no cotidiano das escolas.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
terça-feira, 17 de setembro de 2013
sábado, 7 de setembro de 2013
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
domingo, 1 de setembro de 2013
Programa da Secretaria de Educação para formação de professores.
Tenho aprendido muito como tutora destas educadoras maravilhosas!
Aula: Metodologia interacionista de ensino dos conteúdos de Natureza e Sociedade.
Apresentação da dinâmica: COMO MELHORAR A APRENDIZAGEM.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Lutamos por justiça, não por lucro.
A Escola Pública ainda é uma das poucas chances de combate às desigualdades sociais, econômicas e educacionais; por isto, quem se acha bem em uma destas áreas raramente luta pelo ensino público de qualidade. A "Pedagogia do Oprimido" ainda está engatinhando em nosso país. E como o visionário Paulo Freire advertiu - quando o oprimido consegue se libertar na maioria das vezes passa a ser o opressor. Aí fica difícil quebrar este ciclo né gente?! Por isto, temos que escolher um lado na vida: ou se luta por justiça ou por lucro! Por que um lado liberta e o outro escraviza. Um humaniza outro demoniza.
sábado, 24 de agosto de 2013
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Formação em Rede - Educação Infantil - SEMED.
Estou tendo a honra de ser tutora destas preciosas educadoras!
É o Formação em Rede (Pró-docente), um programa para formação de professores oferecido pela prefeitura Municipal de Guarapari e pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
sábado, 10 de agosto de 2013
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Pai, quem pode suprir sua falta?
Uma
adolescente, de uma escola que trabalhei, teve que ser levada as pressas para o
hospital passando mal, pois havia tomado vários comprimidos, de uma só vez. A
boca desta jovem tremia. Seus braços frios estavam cruzados. Havia lágrimas em
seu rosto. Depois suas colegas de sala disseram que ela queria chamar a atenção
dos pais, pois estavam tendo problemas em casa e seu pai não acreditava nela.
Perguntei se já conversaram - pai e filha - ela respondeu que não adianta, pois
não tem diálogo com o seu pai. Aquele ato inconsequente e desesperado me
pareceu uma tentativa de provar aos seus pais que sua existência valia a pena.
É comum ver
filhos que cresceram sem o pai, um dia resolverem procurá-lo. Outro dia mesmo
uma mãe me contou que seu filho adolescente quis ir atrás do pai. O coração
dela, naquele momento, estava escorregadio e trêmulo. Mesmo tendo um padrasto e
sabendo que o pai biológico não se importava com ele, lá se foi o garoto atrás
do fulano que o gerou. Encontrou-se com ele e ficou mais frustrado e
decepcionado ao ter de lidar com o descaso do tal "pai". Soltou-lhe
um último adeus encharcado, fez meia volta e saiu. Não consigo lhe explicar a
intensidade da decepção deste rapaz. São encontros dolorosos, muitas vezes
traumáticos, mas às vezes necessários.
Todos nós conhecemos
pessoas que foram criadas sem o pai. A maneira de expressar a dor é diferente,
mas o sofrimento é o mesmo de sempre: a dor de não ter um pai presente. Já vi
crianças pequenas chorando ao verem seu pai, que há muito tempo não viam.
Jovens revoltados, adultos procurando uma maneira de lidar com esta ausência. E se você não consegue imaginar como é a dor
desta falta, pense em um vazio escuro. Pense em cacos de desespero. Pense em
cortinas de chuva fechadas ao seu redor.
Pai não machuque com sua ausência! Ninguém pode suprir sua falta. A mãe não
supre a falta do pai na vida do filho, por mais esforços que essa possa fazer.
"_Eu
criei meu filho sozinha, fui mãe e pai dele." Já ouvimos isso várias
vezes. Mas será que isso é possível? Fiquei impactada com o que uma amiga me
disse a respeito disso. Sendo ela mãe de dois rapazes, desabafou que o papel do
pai fica vazio no lar, pois não há como substituí-lo, seja com tios, avôs ou
mesmo uma mãe dedicada que tenta se desdobrar. O que esta sábia mãe faz então,
é deixar que seu filho conviva com outras famílias onde o pai é presente, para
que assim o rapaz tenha modelos e referências de um pai.
Todo ser
humano precisa de um pai e uma mãe. É muito grave quando nos acomodamos com uma
situação ao ponto de aceitarmos ela como algo normal socialmente. Não quero
dizer com isso que os filhos devem sofrer com esta questão, a pesar de que,
esse sofrimento é inevitável. Mas é necessário que fique bem claro que o lugar
de um pai ausente fica vazio na vida da pessoa. É preciso aceitar que existe o
vazio, a dor, a falta, para então ser aliviado e curado. Um vazio preenchido com
O amor se torna em contentamento.
Somente O amor pode ser o que precisamos - a droga não pode, nem o álcool nem o
trabalho excessivo, ou seja, lá o que for que estivermos tentando usar para
calar esse eco.
Não permita que seus filhos se
desfaçam em pedaços bem na sua frente. Segure essas palavras feito nuvens e as
torça feito chuva, para que tragam irrigação e vida à sua família. Vire esta
página da sua vida em direção ao amanhecer irradiando luz. Preencha a vida dos filhos com a profundidade do amor e proteção que
somente um pai pode oferecer, pois foi planejado pelo criador para isso.
Por isso, pai, ninguém pode suprir sua falta.
Alexandra
Guerra.
alexaguerra.blogspot.com
terça-feira, 30 de julho de 2013
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Eu criei meu próprio Deus! Meu Deus!
Dei-me conta de algo assustador: Eu criei meu próprio Deus! A
imagem que cada um de nós tem de Deus foi construída particularmente. Fruto de
nossos relacionamentos – principalmente paterno e materno – e fruto daquilo que
foi plantado em nossa infância. Por exemplo, a palavra “pai” para cada pessoa
tem um significado dependendo do tipo de pai que ela teve. Para um pai
significa proteção, amor e respeito. Para outro, pai quer dizer, abandono, dor
e sofrimento. Assim, vamos preenchendo cada palavra com nossas experiências de
vida, e isto inclui, a palavra “Deus”.
Passado o susto inicial, estou tentando me afastar das imagens
criadas por mim e me aproximar de quem é Deus de verdade – o Elohim – Deus
Eterno e Criador dos céus e da terra, amém. O Deus da Bíblia sagrada. Tarefa
difícil!
Por exemplo, eu sempre ouvi:
“_ Menina Deus castiga!”
“_ Deus está vendo tudo ein...” Durante muito tempo, para mim deus
era mais juízo do que amor. Ele ficava me vigiando para me castigar. Custei a
entender e aceitar na minha vida a graça Divina. Meu senso crítico e exigências
sempre me deram muito trabalho, tanto comigo quanto com os outros. À medida que
eu fui crescendo, questionando, penando; esse meu Deus foi ficando tão limitado
que não combinava mais com Sua magnífica Criação! Comecei olhar mais para a
Bíblia e para a Criação. E a ouvir menos as vozes que me perseguiam.
Suspeito que os ateus
tiveram pais omissos ou então muito desequilibrados. Então eles concluem: Se
Deus é pai... é melhor ele nem existir. Tem gente que é o extremo oposto, como
tiveram pais muitos permissivos acham que Deus é meio bobinho, sabe do tipo, só
paz e amor! Fica na dele e deixa você fazer o que quiser... Sinto muito lhes informar
papais e mamães, mas até nisto vocês influenciam e podem determinar a imagem
que seus filhos fazem de Deus. E como serão os pais dos fanáticos
religiosos?... Sei não. E por falar neles, os alienados que me desculpem, mas tem
uma música que tem me ajudado: “Se eu quiser falar com Deus” Interpretado por:
Elis Regina e composta por: Gilberto
Gil. Ela dá dicas
preciosas, como: “Tenho que ficar a sós, calar a voz, esquecer a data, ter mãos
vazias. Se eu quiser falar com Deus tenho que me aventurar, subir aos céus sem
cordas pra segurar, decido pela estrada que ao final vai dar em nada, nada,
nada do que eu pensava encontrar.”
Uma coisa eu
sempre peço: Que Deus fale a minha língua e desça ao meu nível de reles mortal
que não usa os 100% do cérebro que Ele criou. Para que aos poucos eu possa me
aproximar dele de verdade! Mesmo que ao final eu tenha uma grande surpresa! Como
eu não gosto de surpresas, vou me preparando por aqui...
Quem é Deus? Depende de quem vê e se quer ver mesmo. Meu Deus!!!
Alexandra Guerra.
alexaguerra.blogspot.com
quarta-feira, 10 de julho de 2013
O acesso e a permanência na escola dependem de condições primordiais na infância como cuidado, proteção e orientação.
Sem uma família que lhe assista a criança fica à margem da exclusão social e escolar, por isto se faz necessário apoiar e garantir a criação de programas de apoio e formação de pais. A implantação de "escolas de pais" tem como objetivo preparar e amparar pais e mães oferecendo serviços de apoio e orientação a estes, para que de forma articulada assegurem a inclusão escolar e uma rede de proteção à infância. A "escola de pais" é um veículo de orientação aos pais e mães,disponibilizando e levando até eles informações, recursos e serviços que os ajude quanto ao desenvolvimento infantil e à consolidação das bases de uma educação saudável social e emocionalmente. Esta é uma forma eficaz de combater o despreparo com que as crianças chegam até a escola e as tem impedido de prosseguir nos estudos, bem como diminuir suas desigualdades sócio, econômicas e educacionais, promovendo assim justiça social.
sexta-feira, 28 de junho de 2013
quarta-feira, 19 de junho de 2013
O ensino que sonhamos.
Concebe-se no desejo, no sonho. Quase todas as nossas realizações na vida começam com um sonho, pois, sonhar é a ideia fixa em algo. Sonhar é: prever, presumir, supor. Para as pessoas mais operacionais ficarem à vontade com este assunto, posso lembrar-lhes que sonhar é o primeiro passo para planejar e esquematizar. Se nós mantivermos a ideia fixa e andarmos na direção de famílias melhores, então a sociedade poderá ser mudada a partir do relacionamento de pais e filhos; educadores e educandos. Se olharmos apenas para as mazelas e enfermidades da família atual no Brasil, corremos o risco de nos mantermos imóveis e desanimados, pois há tanto o que fazer... A importância de refletir sobre as flores e os frutos que sonhamos ver, cheirar e colher, é que, isso regará nossas esperanças e nos moverá em direção ao alvo. Será como uma rajada de vento que leva as sementes para os solos férteis.
Precisamos de pessoas que nos ajudem a sonhar. Eu quero ser esta pessoa para você! Gostaria de motivá-lo a pensar sobre a família que você sonha. Com esse livro pretendo fertilizar e regar as sementes de seus sonhos na área dos relacionamentos familiares e da educação. Algumas das sementes já estão aí dentro de você, mas adormeceram, serão então regadas e despertadas... Outras raquíticas se esforçam para crescer... Algumas já existem, serão adubadas e regadas, e assim, ganharão forças para crescer... Outras sementes que ainda não existem, serão lançadas na terra de seu coração.
A matéria prima dos pais e educadores é a esperança no ser humano. O homem está corrompido. O ser humano precisa ser restaurado. É com esta esperança na restauração humana, que nós educadores trabalhamos. Como Aristóteles, vejo a virtude como algo a ser trabalhado com muito esforço e possível de ser alcançada.
“Aristóteles sustenta que a virtude é um hábito e, portanto, não só pode, mas também deve ser ensinada, constituindo-se talvez numa das tare-fas mais importantes da educação do homem.”
“Não será pequena a diferença, então, se for-marmos os hábitos de uma maneira ou de outra desde nossa infância; ao contrário, será muito grande, ou melhor, ela será decisiva.”
A nossa prioridade neste mundo conturbado é educar visando a virtude na complexidade do ser. Entenda-se virtude como: tentar se aproximar do bem. Sonho com um ensino que invista nas relações interpessoais e que seja equilibrado. Quais são as características desse ensino? Ele é um ensino que equili-bra: Conhecimento e sabedoria; fundamentação teórica e vi-vência prática; informação e formação humana; um ensino que alcance a razão e a emoção, que valorize a linguagem científica e a poética; que equilibre o individual e o coletivo; um ensino de ciência e de senso comum. Ou seja, um ensino que vise a formação integral do ser humano. Que acima de tudo produz uma relação onde o coração dos pais seja voltado para os filhos, e o coração dos filhos a seus pais. Famílias que vivam em amor e paz!
As dificuldades certamente estão postas e outras virão. O maior desafio que enfrentamos é o de manter a chama acesa dentro de cada um de nós, para não desistirmos quando os obs-táculos se apresentarem. Se nos fortalecermos enfrentaremos com ética e bravura as barreiras da falta de recursos e de valo-res sociais, a falta de tempo, a má qualidade do ensino, as defi-ciências dos pais, a rebeldia dos filhos, dentre tantas outras. Para mim a principal causa da má qualidade da relação pais e filhos é que o coração de um precisa se voltar para o outro. Amar, se dar, abrir mão, sofrer uns pelos outros, pais pelos fi-lhos e filhos pelos pais. Isso é amor, e ele custa caro, você está disposto a pagar o preço?
Confessemos: Para transpormos as barreiras citadas a-cima depende muito mais de cada um de nós, do que de outros. A melhora da relação educadores e educandos, de pais e filhos depende fundamentalmente de se investir com amor e deter-minação nessa causa. De se voltar o coração para ela, com to-das as forças.
Esses sonhos são ideais e alvos possíveis de serem al-cançados. Os pais e os professores exercem certo poder, e co-mo todo poder pode ser usado para construir ou destruir. Para cultivar virtudes ou para matá-las.
O que faremos para construir o ensino e a relação que queremos? Assumiremos um compromisso, faremos uma alian-ça para educar com excelência! Esta tarefa não é apenas dos pais e educadores ou do governo, é de todos nós, somente com a conscientização popular podemos alcançar resultados significativos. Para construir a relação pais e filhos e o ensino que queremos precisamos ser o modelo. Já que o educador é um espelho, isto pode começar com quem ensina, e assim ir contagiando outros.
Para erguer o ensino que queremos acreditaremos nas crianças e nos jovens! Acreditaremos no germinar das sementes que lançaremos. Acreditaremos na força do bem.
O que mais faremos? Regaremos as sementes de nossas mais altas esperanças e cuidaremos delas para que cresçam e frutifiquem em nossa nação. Faremos isso da mesma forma como cuidamos das plantas: idealizamos a planta que queremos, ou seja, sonhamos com ela. Voltamos o nosso coração para ela. Preparamos a terra. Lançamos as sementes. Regamos e aguardamos a semente germinar. Esperamos, cuidamos, esperamos... Avistamos os primeiros sinais, nos alegramos. Regamos. Esperamos... Vemos ela crescer. Cuidamos para não morrer. Apreciamos a beleza das flores, esperançosos de que logo virarão frutos. Emocionamo-nos. Sentimos seu perfume. Os frutos aparecem, colhemos e nos saboreamos com eles. Os frutos nos alimentam e dão forças para fazermos nova semeadura, e recomeçar o ciclo de vida. Quem educa com amor, atua no ciclo da vida!
Para alcançarmos os frutos que queremos é preciso res-peitar o ciclo: Conceber. Fecundar. Semear. Cultivar, adubar. Germinar. Florescer. Frutificar. Ceifar, colher. Alimentar, nutrir. Fortalecer. Reinicia o ciclo. Concebe, fecunda e nasce de novo.
Para alcançarmos os frutos que queremos, faremos tudo aquilo que depende de nós. Como nos ensina um ditado popu-lar: “Se não podemos fazer tudo o que é preciso, precisamos fazer tudo o que podemos”. Então, continue lendo. Que as pa-lavras deste livro possam colocar de pé a empolgação dentro de você. Que a empolgação ilumine as cores da esperança e encha seus dias de luz.
A matéria prima dos pais e educadores é a esperança no ser humano. O homem está corrompido. O ser humano precisa ser restaurado. É com esta esperança na restauração humana, que nós educadores trabalhamos. Como Aristóteles, vejo a virtude como algo a ser trabalhado com muito esforço e possível de ser alcançada.
“Aristóteles sustenta que a virtude é um hábito e, portanto, não só pode, mas também deve ser ensinada, constituindo-se talvez numa das tare-fas mais importantes da educação do homem.”
“Não será pequena a diferença, então, se for-marmos os hábitos de uma maneira ou de outra desde nossa infância; ao contrário, será muito grande, ou melhor, ela será decisiva.”
A nossa prioridade neste mundo conturbado é educar visando a virtude na complexidade do ser. Entenda-se virtude como: tentar se aproximar do bem. Sonho com um ensino que invista nas relações interpessoais e que seja equilibrado. Quais são as características desse ensino? Ele é um ensino que equili-bra: Conhecimento e sabedoria; fundamentação teórica e vi-vência prática; informação e formação humana; um ensino que alcance a razão e a emoção, que valorize a linguagem científica e a poética; que equilibre o individual e o coletivo; um ensino de ciência e de senso comum. Ou seja, um ensino que vise a formação integral do ser humano. Que acima de tudo produz uma relação onde o coração dos pais seja voltado para os filhos, e o coração dos filhos a seus pais. Famílias que vivam em amor e paz!
As dificuldades certamente estão postas e outras virão. O maior desafio que enfrentamos é o de manter a chama acesa dentro de cada um de nós, para não desistirmos quando os obs-táculos se apresentarem. Se nos fortalecermos enfrentaremos com ética e bravura as barreiras da falta de recursos e de valo-res sociais, a falta de tempo, a má qualidade do ensino, as defi-ciências dos pais, a rebeldia dos filhos, dentre tantas outras. Para mim a principal causa da má qualidade da relação pais e filhos é que o coração de um precisa se voltar para o outro. Amar, se dar, abrir mão, sofrer uns pelos outros, pais pelos fi-lhos e filhos pelos pais. Isso é amor, e ele custa caro, você está disposto a pagar o preço?
Confessemos: Para transpormos as barreiras citadas a-cima depende muito mais de cada um de nós, do que de outros. A melhora da relação educadores e educandos, de pais e filhos depende fundamentalmente de se investir com amor e deter-minação nessa causa. De se voltar o coração para ela, com to-das as forças.
Esses sonhos são ideais e alvos possíveis de serem al-cançados. Os pais e os professores exercem certo poder, e co-mo todo poder pode ser usado para construir ou destruir. Para cultivar virtudes ou para matá-las.
O que faremos para construir o ensino e a relação que queremos? Assumiremos um compromisso, faremos uma alian-ça para educar com excelência! Esta tarefa não é apenas dos pais e educadores ou do governo, é de todos nós, somente com a conscientização popular podemos alcançar resultados significativos. Para construir a relação pais e filhos e o ensino que queremos precisamos ser o modelo. Já que o educador é um espelho, isto pode começar com quem ensina, e assim ir contagiando outros.
Para erguer o ensino que queremos acreditaremos nas crianças e nos jovens! Acreditaremos no germinar das sementes que lançaremos. Acreditaremos na força do bem.
O que mais faremos? Regaremos as sementes de nossas mais altas esperanças e cuidaremos delas para que cresçam e frutifiquem em nossa nação. Faremos isso da mesma forma como cuidamos das plantas: idealizamos a planta que queremos, ou seja, sonhamos com ela. Voltamos o nosso coração para ela. Preparamos a terra. Lançamos as sementes. Regamos e aguardamos a semente germinar. Esperamos, cuidamos, esperamos... Avistamos os primeiros sinais, nos alegramos. Regamos. Esperamos... Vemos ela crescer. Cuidamos para não morrer. Apreciamos a beleza das flores, esperançosos de que logo virarão frutos. Emocionamo-nos. Sentimos seu perfume. Os frutos aparecem, colhemos e nos saboreamos com eles. Os frutos nos alimentam e dão forças para fazermos nova semeadura, e recomeçar o ciclo de vida. Quem educa com amor, atua no ciclo da vida!
Para alcançarmos os frutos que queremos é preciso res-peitar o ciclo: Conceber. Fecundar. Semear. Cultivar, adubar. Germinar. Florescer. Frutificar. Ceifar, colher. Alimentar, nutrir. Fortalecer. Reinicia o ciclo. Concebe, fecunda e nasce de novo.
Para alcançarmos os frutos que queremos, faremos tudo aquilo que depende de nós. Como nos ensina um ditado popu-lar: “Se não podemos fazer tudo o que é preciso, precisamos fazer tudo o que podemos”. Então, continue lendo. Que as pa-lavras deste livro possam colocar de pé a empolgação dentro de você. Que a empolgação ilumine as cores da esperança e encha seus dias de luz.
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Grátis E-book do livro "CICLOS" aqui:

Toda copia e distribuição, sem lucros, do meu livro "CICLOS" é permitida! Como é produção independente e sem atravessadores eu autorizo e incentivo!
Basta solicitar seu E-book gratuitamente aqui no blog ou pelo> http://www.facebook.com/pages/Sementes-para-Pais-e-Educadores/140954662740625
Agora, se quiser ter o livro em mãos e contribuir pela causa, compre-o pelo> http://alexaguerra.blogspot.com.br/
Vamos espalhar estas sementes para colhermos uma infância melhor?!
terça-feira, 11 de junho de 2013
domingo, 9 de junho de 2013
Chegou a 3ª edição / Revisada do livro para quem não tem medo da verdade>> CICLOS: DE VIDA OU DE MORTE, EM QUAL DELES SUA FAMÍLIA ESTÁ?
Temos a missão
instituída por Deus de conduzir nossas crianças e famílias para o bem.
Desejo que este livro traga o entendimento para a
libertação de famílias que vivem em uma espécie de ciclo, tendo problemas que
se repetem através de gerações. E também pretendo lançar luz sobre como podemos
caminhar por um ciclo de vida que produz bênçãos para nossa família e nossos
descendentes.
Este livro é dedicado aos que se empenham e lutam de
alguma forma, em prol da infância: o que
você faz pelas crianças e suas famílias conta! Estamos juntos!
R$ 17,00 (+ frete) Ou em
E-book com cópias livremente
autorizadas.
Contatos e vendas: Pelo pag seguro através do blog> http://alexaguerra.blogspot.com.br/ OU alexaguerra76@hotmail.com
domingo, 2 de junho de 2013
DOE SUA VOZ DENUNCIE. PEDOFILIA, ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL, NEGLIGÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES! DISQUE 100. É GRÁTIS. É ANÔNIMO. QUEM CALA CONSENTE. QUEM NÃO DENUNCIA TAMBÉM ABUSA. VOCÊ PODE AGIR: PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES! https://www.facebook.com/brasilsempedofilia
segunda-feira, 27 de maio de 2013
quarta-feira, 22 de maio de 2013
domingo, 12 de maio de 2013
Para todas a mães, meu reconhecimento com todas as honras:

Mãe as palavras não são suficientes na hora de lhe agradecer! Quando tanta vida está envolvida, tanto amor, sangue, pele, alma, espírito; minhas palavras não dão conta mesmo! Então, mesmo diante da impotência de ser filho, é com a humildade de quem nunca vai conseguir retribuir, que lhe agradeço assim mesmo. Mil gratidões minha mãe! Origem da minha essência e da minha existência.
Alexandra Guerra.
Imagem: Rodolfo Bahiana.
Imagem: Rodolfo Bahiana.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
sexta-feira, 3 de maio de 2013
ABRINDO A TEMPORADA SOBRE O DIA DAS MÃES :D

As mães são como as flores: perfumam, embelezam, anunciam a vida!
As mães como as flores: são sensíveis e ao mesmo tempo resistentes.
Algumas estão firmes realizando a sua missão de gerar e manter a vida!
Infelizmente, outras mães estão murchas, ressecadas, esgotadas...
Estão desanimando, e colocando em risco os frutos...
Já pensou se as flores se cansarem de serem flores?
Todos os frutos, perfumes e belezas estariam ameaçados!
Se as mães desistirem... Toda geração estará condenada ao sofrimento, ao esfriamento, ao fracasso.
Algumas mães já desistiram: de amamentar, de proteger, de elogiar, de corrigir, de criar, de se dar...
Preciosa mãe: não tenha medo! Pois o seu Criador, O SENHOR Todo Poderoso, será o seu marido e o seu Salvador!
O SENHOR Deus te diz: “O meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada.” Isaías 54:10.
Volte-se para Deus, como as flores buscam a luz!
“Mudem sua maneira de viver e abandonem seus maus pensamentos.” O mau envenena a alma.
Você vale muito mais que as flores.
Mãe, não desista!
Seja como as flores! Embeleze seu jardim, independente de como esteja o solo.
Pois não há esperança de vida sem vocês!
Não posso imaginar o mundo sem mães, que desempenham o seu belo papel.
Assim como não posso imaginar o mundo sem a riqueza das flores, pois são elas que asseguram a reprodução da espécie.
Por: Alexandra Guerra -> http://alexaguerra.blogspot.com/
quarta-feira, 1 de maio de 2013
segunda-feira, 29 de abril de 2013
domingo, 28 de abril de 2013
quarta-feira, 24 de abril de 2013
domingo, 21 de abril de 2013
Pesquisa aponta preocupação dos pais em passar mais tempo com os filhos
A inserção cada vez maior da mulher do mercado de trabalho, além de outras mudanças na rotina familiar, tem levado a uma crescente convergência dos papéis desempenhados por pais e mães. O quadro aponta também uma preocupação maior dos casais em passar mais tempo com os filhos. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pew Research, nos EUA, mostrou que 16% das mulheres e 15% dos homens ouvidos reclamaram de dificuldades em conciliar trabalho e vida familiar. Esse quadro tem levado 46% dos pais e 23% das mães a se sentirem culpados por não passarem tempo suficiente com as crianças. No entanto, a pesquisa mostrou que o tempo que os pais passam com os filhos mais do que dobrou dede 1965 - passando de quatro para 10 horas por semana.
(O Tempo, p.21 - 14/04/2013, Litza Mattos)
(O Tempo, p.21 - 14/04/2013, Litza Mattos)
quinta-feira, 18 de abril de 2013
sábado, 13 de abril de 2013
Lei de Diretrizes e Bases da Educação é modificada
O Governo Federal publicou no último dia 5 no Diário Oficial da União modificações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em vigor desde 1996. Agora a educação infantil passou a integrar a educação básica e obrigatória, com o ensino fundamental e médio. Dessa forma, a idade mínima para o ingresso na escola passa a ser quatro anos. A nova lei estabelece ainda que a pré-escola tenha pelo menos 200 dias letivos, com a carga horária mínima de 800 horas. As aulas devem ser de no mínimo 4 horas por dia para turno parcial ou de 7 horas para o integral. A frequência também será cobrada. Os estudantes deverão comparecer a pelo menos 60% do total de aulas. (Hoje em Dia, 29 - Raquel Ramos, 09/04/2013; Estado de Minas, p. 7 - Grasiele Castro, 06/04/2013; Tempo, p. 13 - 06/04/13)
quinta-feira, 11 de abril de 2013
domingo, 7 de abril de 2013
SORTEIO do livro " Infância, o Melhor Tempo para Semear", de Alexandra Guerra + Inscrição no EAD Pais.

SORTEIO de um exemplar da obra " Infância, o Melhor Tempo para Semear", de Alexandra Guerra + Inscrição no EAD Pais (Curso a distância para pais).
Dia do sorteio: 27 de Abril de 2013.
PARA CONCORRER basta Curtir a página no facebook & Compartilhar o post do sorteio. \o/ \o/
segunda-feira, 1 de abril de 2013
quinta-feira, 28 de março de 2013
Feliz Festa da Páscoa!
Desejar “Boa Páscoa”, no sentido do puro cristianismo,
significa desejar que alguém seja alcançado e ou resgatado pela graça e o amor
de Deus e nasça de novo em espírito para viver no Messias uma vida livre e
saudável, cheia de alegria, prosperidade e amor, aqui e agora e, num futuro
próximo, como conseqüência desta decisão, receber a vida Eterna.
Hag
Sameach Pesach!
segunda-feira, 25 de março de 2013
A história da Páscoa.
Esta sementinha é pra ser espalhada. Livre Divulgação. Compartilhem e mandem para quem quiserem!

domingo, 17 de março de 2013
Manual para escola de Pais GRATUITO!
Aproveite este Manual para ministrar escolas para Pais - copie gratuitamente do blog abaixo.
A infância é o melhor tempo para semear. Você é o jardineiro. Cuide bem de seu jardim, afinal você vive nele.
A infância é o melhor tempo para semear. Você é o jardineiro. Cuide bem de seu jardim, afinal você vive nele.
Apresentação
Este manual apresenta uma proposta inovadora para atender aos pais do século XXI. Ele é prático, simples, dinâmico e objetivo, onde os encontros com os pais não serão uma aula comum, mas sim um tempo para depoimentos e testemunhos, relatos das tarefas e leituras propostas aqui, um lugar onde os pais serão ouvidos e guiados. Esta será uma escola bem diferente, basta seguir as orientações deste manual, preparando-se de acordo com o que está sugerido aqui.>
http://alexaguerra.blogspot.com.br/p/manual-para-escola-de-pais-gratuito.html
http://alexaguerra.blogspot.com.br/p/manual-para-escola-de-pais-gratuito.html
quinta-feira, 14 de março de 2013
quinta-feira, 7 de março de 2013
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
sábado, 23 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Grávidas expostas à poluição correm mais riscos de terem bebês com baixo peso
Pesquisa realizada em 14 cidades da América do Norte, África do Sul, Europa, Ásia e Austrália apontou que mulheres grávidas expostas a gases poluentes têm risco maior de dar a luz uma criança de baixo peso (menos de 2,5 kg). No estudo divulgado ontem, os cientistas constataram que quanto mais alta for a taxa de poluição, mais elevada, a taxa de nascimentos de crianças com peso insuficiente. Realizada entre as décadas de 1990 e 2000, a pesquisa é baseada em três milhões de nascimentos nas cidades estudadas. A preocupação com o baixo peso se deve aos riscos de doenças e mortalidade pré-natal, assim como a futuros problemas crônicos de saúde. (O Tempo, p. 21 - 7/2/2013)
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
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