Marcas de batom no banheiro...
Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora. No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho. Nunca mais apareceram marcas no espelho.
Moral da história: Há professores e há educadores...
Comunicar é sempre um desafio! Às vezes precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.
Um comentário:
A arte de educar transcende, muitas vezes, um volumoso número de livros aplicados.
A habilidade, a psicologia, a elegância no trato e exemplos simples, conduzem o profissional da educação a um resultado positivo e eficaz.
Métodos complexos e fechados dificultam o aprendizado.
E quando se trata de disciplina, o processo é delicado e digno de atenção.
Como no caso da postagem acima, ficou claro que o recurso usado para acabar com o problema no banheiro feminino, fora uma estratégia inteligente e que, de forma direta e explícita, tocou o lado da vaidade e higiene pessoal.
Aparecida
Postar um comentário