quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O que acontece quando a família falha

Quando a família falha...
I Samuel 2: 12- 17 e 27-36.


Li a seguinte frase na uma blusa de um menininho de uns dois aninhos: “Mamãe estressada. Papai ocupado. Titia 0800 ligue.” Parece até frase de pára-choque de caminhão, mas é a realidade do dia a dia das nossas crianças. O assustador é que isso está ficando tão normal que ainda tem quem ache bonitinho usar isso na blusa de uma criança tão pequena. É nosso atestado de decadência, os pais assumindo e aceitando que “não tem” ou não querem ter, tempo nem condições de cuidar de seus próprios filhos! Veja nas manchetes abaixo, uma amostra do que pode acontecer com nossas crianças e jovens quando a família falha:
 Quando a família falha todos colhemos: “Filhos tiranos, pais perdidos. Não tenha receio de ser visto como repressor ao impor limites ao adolescente que atazana sua vida. Educadores e psicólogos dizem que isso faz bem – a ele e a você.” (Reportagem de capa da revista Veja, 18/02/04).
 Quando a família falha nós fortalecemos o: “Inimigo íntimo. Um alerta da ciência condena um hábito que, em geral, começa em casa: o consumo exagerado de álcool na adolescência pode causar danos em regiões do cérebro ligadas à memória e ao aprendizado, além de aumentar a propensão dos jovens ao alcoolismo.” (Revista Veja, 06/12/06, pg 96-104).
 Quando a família falha nós estamos dando condições para que “A vida sexual das meninas está começando muito antes da adolescência. De cada cinco meninas com idade entre 11 e 14 anos, uma já teve pelo menos uma relação sexual. Os pesquisadores descobriram que a causa do início precoce da vida sexual não está nas ruas nem dentro da escola. Está em casa. A maior parte das meninas que teve sexo com 11 ou 12 anos tinha também falta de diálogo com os próprios pais. Tudo o que elas precisavam, dizem os especialistas, era de uma boa conversa dentro de casa.” (Site da Rede Globo de Televisão, acesso em 06 de junho de 2003.)
 Quando a família falha nós colhemos: “Tempo perdido. Pais sem tempo disponível e despreparo para tratar de sexo com os filhos são os temas principais da reportagem, sobre adolescentes e jovens que adotaram o sexo grupal em São Paulo”. (www.noticias.aol.com.br // acesso em 21/08/2004).
 Quando a família falha os professores ficam: “Com medo dos alunos. Provocado pela indisciplina na sala de aula, um distúrbio psicológico se alastra entre os professores: a fobia escolar. Muitos pais acreditam em tudo o que as crianças dizem e vem procurar os orientadores para tirar satisfação. Isso é ruim porque, ao menor sinal de deslize, os alunos fazem o que querem. Por isso temos de ser duros. Sem respeito com os professores, é impossível qualquer aprendizagem e a escola perde o sentido.” (Revista Veja, 11/05/05, pg 62- 66).

Isso tudo é só u
ma mínima amostra do resultado social da omissão dos pais. Poderíamos gastar horas e escrever livros e livros sobre as conseqüências amargas da quebra do principio que está registrado na Bíblia em Deuteronômios 6:7 e em Efésios 6:4 - Os pais são responsáveis pela educação dos filhos.
É claro que v
ocê não quer que seus filhos endossem os dados acima. Então aguarde a proxima postagem com algumas dicas preciosas para você relembrar e aplicar!

Texto de Alexa Guerra extraído de seu livro "Ciclos: de vida e de morte, em qual deles sua família está?"
Alexa é esposa e mãe. Escritora, pedagoga, palestrante e jardineira.
E-mail: alexaguerra76@hotmail.com Blog: alexaguerra.blogspot.com

Nenhum comentário:

Pesquisa Google

Google