sexta-feira, 7 de março de 2014

Com apoio e respeito, compartilho esta carta da missionária Luciana Martins que se encontra na África:

“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu beneficio”. Provérbios 19:17
A Graça e a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Começo esta carta com este versículo que em nosso dia a dia virou apenas um ditado popular. Não atentamos que este é um principio da Palavra de Deus e ao mesmo tempo uma promessa, que Deus tem o prazer de cumprir na vida daqueles que realmente tem acolhido aos necessitados.
Pensando desta forma e acreditando que você deseja e quer ser abençoado por Deus, convido você para participar do nosso desafio. Temos Orado e pedido a Deus para nos direcionar as pessoas que Ele quer abençoar através deste gesto de amor e solidariedade. Peço que estejam orando para saber qual é a vontade de Deus e qual sua participação neste desafio.
Desde já agradeço pelo apoio de todos que estarão contribuindo e oro para que Deus abençoe ricamente sua vida e de sua família.

DESAFIO:
O nosso Refeitório em Rapale/Nampula, atende crianças em situação de risco e fome. Atualmente são 150 crianças de 2 a 5 anos que recebem refeição duas vezes ao dia (Mata bicho, que é o café da manhã e almoço) e ministração da Palavra de Deus.
O nosso desafio é: 1) Fazer um NOVO PISO no local onde as crianças ficam 2) COLOCAR REDE (tela) em volta do local para fechar as laterais que são abertas e 3)ADQUIRIR 150 CADEIRINHAS PARA CRIANÇAS O piso está cheio de buracos, as crianças tem colocado os dedos cavando ainda mais e estes buracos estão se tornando cada vez maiores. Quando não estão jogando pedrinhas e terra no colega, estão comendo- as. Vez ou outra é possível escutar barulhos que vem da boca de algumas crianças e quando olhamos, é pedra que estão tentando mastigar.
E por não haver uma proteção nas laterais e muitas crianças para controlar, tem acontecido uma coisa muito triste também; As crianças maiores que não fazem parte do projeto, devido à fome em suas casas, entram no local na hora do almoço e tomam o prato de comida dos menores e correm. Na maioria das vezes a comida é feita a conta certa e aquele pequeno fica chorando sem o seu prato de comida.
Vimos que se tiver uma proteção nas laterais, será mais fácil para desenvolver as atividades e controlar melhor o horário das refeições. Queremos sanar estas necessidades até o mês de Abril.
Para o novo piso precisaremos de 10 SACOS DE CIMENTO. O saco de cimento aqui custa $280 Meticais (moeda local), em Real isto seria mais ou menos R$28,00 (VINTE E OITO REAIS). Não haverá necessidade de areia e pagar mão de obra, pois faremos isto com a participação dos pais e da comunidade. Aqui pode se encontrar, sem nenhum custo, areia. Só precisa ter disposição para busca-la!
150 CADEIRINHAS que custa $120 Meticais cada, isto seria mais ou menos R$13,00 (treze reais).
As redes (tela) para proteção nas laterais, ainda não conseguimos fazer o orçamento porque está em falta estes dias.

Se você deseja nos abençoar neste desafio, ficaremos muito agradecidos e com toda certeza, o Senhor te recompensará!
Você pode contribuir com R$41,00 (quarenta e um reais), para comprar uma cadeirinha e um saco de cimento.
R$28,00 (vinte oito reais), para comprar um saco de cimento ou R$13,00 (treze Reais), para comprar uma cadeirinha.
O dinheiro que recebemos hoje é somente para alimentação e não dá para fazer nenhuma reforma ou construção. Por isto contamos com seu apoio.
Quando tudo estiver pronto, faremos um culto de agradecimento ao Senhor e estaremos orando no decorrer do Ano/2014 por todas as pessoas que fizeram parte deste desafio!
CONTO COM SUA COLABORAÇÃO!
Se aceitar o nosso desafio para contribuir nesta causa, é só enviar resposta por e-mail que enviaremos o número da conta para depósito. Espalhe isto entre seus amigos e igreja local!
 Que o Senhor te abençoe e juntos possamos mudar a realidade destas crianças de Rapale!
Um grande abraço;  Mis.Luciana Martins. misslumartins@yahoo.com.br

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CICLOS: DE VIDA OU DE MORTE, EM QUAL DELES SUA FAMÍLIA ESTÁ?


Este livro é dedicado aos que se empenham e lutam de alguma forma, em prol da infância: o que você faz pelas crianças e suas famílias conta! Estamos juntos!

Adquira no link ao lado>
através do Pagseguro:

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Câmara promove enquete sobre conceito de família.

PARTICIPEM DA VOTAÇÃO ABAIXO:
Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?
 O link para saber mais e votar é: 
http://www2.camara.leg.br/agencia-app/listaEnquete


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Exploração sexual de crianças e adolescentes pode virar crime hediondo

Senado aprovou ontem projeto que torna crime hediondo a exploração sexual de crianças ou adolescentes. Com a mudança, o condenado cumpre inicialmente a pena em regime fechado, sem direito a fiança, anistia ou indulto. O Código Penal estabelece pena de quatro a dez anos de prisão para quem favorecer ou praticar exploração sexual de vulneráveis, incluindo donos de estabelecimentos comerciais onde haja exploração, mas não prevê o crime como hediondo. O projeto foi aprovado de forma terminativa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto segue diretamente para a Câmara, se não houver recurso para ser votado no plenário do Senado.
 (O Tempo, p. 16 - 13/02/2014)

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Após proibir palmadas, Suécia "sofre" com geração de crianças mimadas

In: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/apos-proibir-palmadas-suecia-sofre-com-geracao-de-criancas-mimadas%2c477a68fadb402410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html?ECID=BR_RedeSociais_Twitter_0_Noticia

A Suécia, primeira nação do mundo a proibir as palmadas na educação das crianças, se pergunta agora se não foi longe demais e criou uma geração de pequenos tiranos.

"De uma certa forma, as crianças na Suécia são extremamente mal educadas", afirma à AFP David Eberhard, psiquiatra e pai de seis filhos. "Eles gritam quando adultos conversam à mesa, interrompem as conversas sem parar e exigem o mesmo tratamento que os adultos", ressalta.

O livro "Como as crianças chegaram ao poder", escrito por Eberhard, explica porque a proibição das punições físicas - incorporada de forma pioneira ao código penal da Suécia em 1979 - levou, pouco a pouco, a uma interdição de qualquer forma de correção das crianças.

"É óbvio que é preciso escutar as crianças, mas na Suécia isso já foi longe demais. São elas que decidem tudo nas famílias: quando ir para a cama, o que comer, para onde ir nas férias, até qual canal de televisão assistir", avalia ele, considerando que as crianças suecas são mal preparadas para a vida adulta.

O comportamento das filhas levou o casal Märestad a procurar aconselhamento Foto: AFP
O comportamento das filhas levou o casal Märestad a procurar aconselhamento
Foto: AFP
"Nós vemos muitos jovens que estão decepcionados com a vida: suas expectativas são muito altas e a vida se mostra mais difícil do que o esperado por eles. Isso se manifesta em distúrbios de ansiedade e gestos de autodestruição, que aumentaram de maneira espetacular na Suécia", diz o psiquiatra.

Suas teses são contestadas por outros especialistas, como o terapeuta familiar Martin Forster, que sustenta que, numa escala mundial, as crianças suecas estão entre as mais felizes. "A Suécia se inspirou sobretudo na ideia de que as crianças deveriam ser ouvidas e colocadas no centro das preocupações", afirma Forster. Segundo ele, "o fato de as crianças decidirem muitas coisas é uma questão de valores. Pontos de vista diferentes sobre a educação e a infância geram culturas diferentes".

O debate sobre o mau comportamento das crianças surge regularmente nas discussões sobre a escola, onde os problemas de socialização ficam mais evidente.

É óbvio que é preciso escutar as crianças, mas na Suécia isso já foi longe demais. São elas que decidem tudo nas famílias
David Eberhard
Psiquiatra
No início de outubro, o jornalista Ola Olofsson relatou seu espanto após ter ido à sala de aula de sua filha. "Dois garotos se xingavam, e eu não fazia ideia de que com apenas 7 anos de idade era possível conhecer aquelas palavras. Quando eu tentei intervir, eles me insultaram e me disseram para eu ir cuidar da minha vida", conta à AFP.

Quase 800 internautas comentaram a crônica de Olofsson. Entre os leitores, um professor de escola primária relatou sua rotina ao passar tarefas a alunos de 4 e 5 anos: "Você acha que eu quero fazer isso?", disse um dos alunos. "Outro dia uma criança de quatro anos cuspiu na minha cara quando eu pedi para que ela parasse de subir nas prateleiras".

Após um estudo de 2010 sobre o bem estar das crianças, o governo sueco ofereceu aos pais em dificuldade um curso de educação chamado "Todas as crianças no centro". Sua filosofia: "laços sólidos entre pais e filhos são a base de uma educação harmoniosa de indivíduos confiantes e independentes na idade adulta".

Um de seus principais ensinamentos é que a punição não garante um bom comportamento a longo prazo, e que estabelecer limites que não devem ser ultrapassados, sob pena de punição, nem sempre é uma panaceia.

"Os pais são instruídos a adotar o ponto de vista da criança. Se nós queremos que ela coopere, a melhor forma de se obter isso é ter uma relação estreita", afirma a psicóloga Kajsa Lönn-Rhodin, uma das criadoras do curso governamental. "Eu acredito que é muito mais grave quando as crianças são mal-tratadas (...), quando elas recebem uma educação brutal", avalia.

Marie Märestad e o marido, pais de duas meninas, fizeram o curso em 2012, num momento em que eles não conseguiam mais controlar as crianças à mesa. "Nós descobrimos que provocávamos nelas muitas incertezas, que elas brigavam muito (...) Nós tínhamos muitas brigas pela manhã, na hora de colocar a roupa para sair", relembra essa mãe de 39 anos. "Nossa filha caçula fazia um escândalo e nada dava certo (...) Nós passamos por momentos muito difíceis, até decidirmos que seria bom se ouvíssemos especialistas, conselheiros", conta Märestad, que é personal trainer em Estocolmo.

O curso a ajudou a "não lutar em todas as frentes de batalha" e a dialogar melhor. Mas para ela, as crianças dominam a maior parte dos lares suecos. "Nós observamos muito isso nas famílias de nossos amigos, onde são as crianças que comandam".

Segundo Hugo Lagercrantz, professor de pediatria na universidade Karolinska, de Estocolmo, a forte adesão dos suecos aos valores de democracia e igualdade levou muitos a almejarem uma relação de igual para igual com seus filhos. "Os pais tentam ser muito democráticos (...) Eles deveriam se comportar como pais e tomar decisões, e não tentarem ser simpáticos o tempo todo", diz Lagercrantz.

Ele vê, contudo, algumas vantagens nesse estilo de educação. "As crianças suecas são muito francas e sabem expressar seu ponto de vista", afirma. "A Suécia não valoriza a hierarquia e, de uma certa forma, isso é bom. Sem dúvida, esta é uma das razões pelas quais o país está relativamente bem do ponto de vista econômico".

In:http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/apos-proibir-palmadas-suecia-sofre-com-geracao-de-criancas-mimadas%2c477a68fadb402410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html?ECID=BR_RedeSociais_Twitter_0_Noticia

domingo, 19 de janeiro de 2014


sábado, 18 de janeiro de 2014


EXISTE UMA VERDADE A SER ENSINADA NA ESCOLA?
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E PARTICIPE COM EDUCADORES CRISTÃOS DE TODO BRASIL!

E A VERDADE NA EDUCAÇÃO?
"Confrontando o Relativismo no Contexto Educacional Cristão" este é o tema do 23° WORKSHOP DE EDUCAÇÃO ESCOLAR CRISTÃ em BELO HORIZONTE DE 1 A 3 DE MAIO DE 2014.
HOTEL FAZENDA CANTO DA SIRIEMA.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO ACESSANDO O SITE:

domingo, 12 de janeiro de 2014


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Que venha 2014! 
Fertilizar o ciclo que se reinicia com toda virada de ano.

Desejo-te toda paz, todo deleite, todo amor, todo sucesso que fará bem a você e aos que estão ao seu redor.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Como seria o mundo sem o Natal?


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

NOTA PÚBLICA Sobre o PNE – Plano Nacional de Educação e as emendas a serem apresentadas na CONAE Conferência Nacional de Educação – 2014


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Já imaginou como seria o mundo sem Natal?

O Mundo sem o natal.

Imagine como seria o mundo sem o Natal...
O mês de dezembro sem presentes, sem enfeites, sem jantares em família...
Sem O aniversário e sem o antes e o depois de Cristo.
Não haveria Páscoa, pois o Messias não ressuscitaria.
Então o ser humano estaria perdido: sem redenção e sem o perdão do Salvador.
Que mundo seria esse meu Deus!!
Os pequeninos ainda seriam desprezados.
Pais contra filhos e filhos contra pais.
As pessoas estariam mentindo, roubando, matando...
Então...
O Natal tem que chegar ainda em muitos lugares.
“Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei.” Gálatas 4:4.
O Noel tem que dar lugar a Jesus. Sai velhinho vem menino.
Morre velha natureza vem homem novo.
Que venha o Natal. Nasce menino Deus!
Vem presente redentor!
Vem iluminar, enfeitar, ceiar e morar bem dentro dos nossos corações.
Não quero nem pensar no mundo sem o natal.

Por: Alexandra Guerra.
  

sábado, 30 de novembro de 2013

Os intocáveis



terça-feira, 26 de novembro de 2013


sábado, 16 de novembro de 2013


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um desabafo sobre datas comemorativas

A forma vazia e mercantilista como temos comemorado as datas como natal, páscoa e tantas outras tem me perturbado! Pergunte a uma criança o que comemoramos no Natal? Eles geralmente nos respondem: “_O natal é para eu ganhar presentes do papai noel! E a páscoa é do coelho da páscoa e nela eu como chocolates.”
A mídia banalizou o real significado de várias datas, e nós engolimos e reproduzimos em nossos lares e escolas.  É triste presenciar ano após ano,  este “Natal” mercantilista que reinventamos: relações de troca (presentes e comidas), em que, quase sempre, um lucra à custa da perda ou ingenuidade do outro. Pois como venderão, se não há quem compre? Como lucrarão se não há quem perca? É a realimentação das desigualdades sociais.
Até quando, nós pais e educadores, iremos continuar reproduzindo a mentalidade mercantilista nas comemorações nas escolas e em nossas casas?
Vamos resgatar o real significado destas datas tão maravilhosas?! Que saia o coelho, e venha a ressurreição do Filho de Deus! Que saia o velho  Noel, e venha o neném Jesus! Vamos comemorar sim! Com enfeites que anunciam o nascimento do Rei Jesus! Com muitas alegrias e doações! Com música, gratidão e boas atitudes uns com os outros! Assim a paz será nosso real e melhor presente!



domingo, 3 de novembro de 2013

Pai vigilante

O Cascão e sua família sabem direitinho que menor de idade não pode consumir bebida alcoólica. Veja como começar a conversa com o seu filho sobre o assunto.


Projeto auxilia pais a conversarem com filhos sobre consumo de álcool

Cerca de 46% dos jovens consomem álcool pela primeira vez dentro de casa, segundo um estudo realizado pelo International Center for Alcohol Policies (ICAP). Ainda assim, o tema não é comum no ambiente familiar. Um terço dos pais brasileiros justificam que a falta desse diálogo se deve à dificuldade de começar o assunto, segundo revela uma pesquisa recente realizada pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) em 11 países. 
Para facilitar e oferecer instrumentos para essa conversa, a Ambev lançou o programa "Papo em Família" em parceria com a equipe do cartunista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica. A ideia do projeto é ajudar os pais e educadores a dialogar sobre o consumo de bebidas alcóolicas com seus filhos e alunos. A iniciativa conta com revistinhas, webséries, tiras e uma cartilha - material que será distribuído em 21 ONGs e que está disponível gratuitamente no site www.ambev.com.br/papoemfamiliahttp://www.ambev.com.br/papoemfamilia/
(O Tempo, p. 19 - Litza Matos, 24/10/2013)

sábado, 26 de outubro de 2013

História da EaD

Conhecer a história de algo ou alguém nos aproxima deste, nos mostra detalhes e revela intenções e tantas outras coisas que só um bom histórico pode revelar. Esta aproximação pode trazer decepções e desapontamentos ou  admirações e entusiasmos.  Meus  estudos sobre a História da EaD estão aumentado ainda mais minha estima e interesses pela EaD ao demonstrar que ela surgiu para: atender necessidades de demandas sociais; superar as deficiências educacionais; atender aos que desejam crescer e aprender mais que de alguma forma foram  desfavorecidos pelo sistema presencial de educação. Enfim, a EaD nasceu  visando construir uma sociedade mais justa e igualitária.  


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Embromação a distância?

"No seu conjunto, as avaliações não deixam
dúvidas: é possível aprender a distância"
Novidade incerta? Mais um conto do vigário? Ilustres filósofos e distinguidos educadores torcem o nariz para o ensino a distância (EAD).
Logo após a criação dos selos de correio, os novidadeiros correram a inventar um ensino por correspondência. Isso foi na Inglaterra, em meados do século XIX. No limiar do século XX, os Estados Unidos já ofereciam cursos superiores pelo correio. Na década de 30, três quartos dos engenheiros russos foram formados assim. Ou seja, novo não é.
Ilustração Atômica Studio

E
AD significa que alunos e professores estão espacialmente separados – pelo menos boa parte do tempo. O modo como vão se comunicar as duas partes depende da tecnologia existente. No começo, era só por correio. Depois apareceu o rádio – com enorme eficácia e baixíssimo custo. Mais tarde veio a TV, área em que Brasil e México são líderes mundiais (com o Telecurso e a Telesecundaria). Com a internet, EAD vira e-learning, oferecendo, em tempo real, a possibilidade de ida e volta da comunicação. Na prática, a tecnologia nova se soma à velha, não a substitui: bons programas usam livros, o venerando correio, TV e internet. Quando possíveis, os encontros presenciais são altamente produtivos, como é o caso do nosso ensino superior que adota centros de recepção, com apoio de professores "ao vivo" para os alunos.
Há embromação, como seria esperado. Há apostilas digitalizadas vendidas como cursos de nomes pomposos. Mas e daí? Que área escapa dos vigaristas? Vemos no EAD até cuidados inexistentes no ensino presencial, como a exigência de provas presenciais e fiscalização dos postos de recepção organizada (nos cursos superiores).
Nos cursos curtos, não há esse problema. Mas, no caso dos longos, o calcanhar de aquiles do EAD é a dificuldade de manter a motivação dos alunos. Evitar o abandono é uma luta ingente. Na prática, exige pessoas mais maduras e mais disciplinadas, pois são quatro anos estudando sozinhas. As telessalas, que reúnem os alunos com um monitor, têm o papel fundamental de criar um grupo solidário e dar ritmo aos estudos. E, se o patrão paga a conta, cai a deserção, pois abandonar o curso atrapalha a carreira. Também estimula a persistência se o diploma abre portas para empregos e traz benefícios tangíveis – o que explica o sucesso do Telecurso.
Mas falta perguntar: funciona? Prestam os resultados? Felizmente, houve muita avaliação. Vejamos dois exemplos bem diferentes. Na década de 70, com Lúcia Guaranys, avaliei os típicos cursos de radiotécnico e outros, anunciados nas mídias populares. Para os que conseguiam se graduar, os resultados eram espetaculares. Em média, os alunos levavam menos de um ano para recuperar os gastos com o curso. Em um mestrado de engenharia elétrica de Stanford, foi feito um vídeo que era, em seguida, apresentado para engenheiros da HP. Uma pesquisa mostrou que, no final do curso, os engenheiros da HP tiravam notas melhores do que os alunos presenciais. Os efeitos do Telecursosão também muito sólidos.
Para os que se escandalizam com a qualidade do nosso ensino superior, sua versão EAD é ainda mais nefanda. Contudo, o Enade (o novo Provão) trouxe novidades interessantes. Em metade dos cursos avaliados, os programas a distância mostram resultados melhores do que os presenciais! Por quê? Sabe-se que a aprendizagem "ativa" (em que o aluno lê, escreve, busca, responde) é superior à "passiva" (em que o aluno apenas ouve o professor). Na prática, em boa parte das nossas faculdades, estudar é apenas passar vinte horas por semana ouvindo o professor ou cochilando. Mas isso não é possível no EAD. Para preencher o tempo legalmente estipulado, o aluno tem de ler, fazer exercícios, buscar informações etc. Portanto, mesmo nos cursos sem maiores distinções, o EAD acaba sendo uma aprendizagem interativa, com todas as vantagens que decorrem daí.
No seu conjunto, as avaliações não deixam dúvidas: é possível aprender a distância. Cada vez mais, o presencial se combina com segmentos a distância, com o uso da internet, e-learning, vídeos do tipo YouTube e até com o prosaico celular. A educação presencial bolorenta está sendo ameaçada pelas múltiplas combinações do presencial com tecnologia e distância.

Claudio de Moura Castro é economista

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Parabéns professores!

Parabéns pelo nosso dia queridos companheiros!
É uma honra compartilharmos os dias de nossas vidas - neste caso virtualmente- rsrs
Queridos e preciosos educadores juntos temos buscado e semeado conhecimento, sabedoria, virtudes e esperança; neste mundo tão carente.Já pensaram como somos privilegiados? Podemos agir para transformar vidas! Construindo ideias e influenciando pessoas de uma forma tão marcante! Continue semeando boas sementes e deixando marcas de vida e esperança! 
Agradeço a Deus por termos nossas vidas entrelaçadas neste curto período de tempo e espaço, aqui e agora.
 "Vamos ao infinito! E além!"
 Com fé, esperança e amor, Alexandra Guerra.


domingo, 13 de outubro de 2013

Peça sua coleção - é grátis!

"Quando você lê para uma criança, além de aproveitar bons momentos, contribui para sua educação e seu desenvolvimento integral.


Faça seu cadastro, receba gratuitamente a Coleção Itaú de livros Infantis e leia para uma criança."



terça-feira, 8 de outubro de 2013

O tema musical da minha vida é a educação.

A minha estrela é a educação, meus olhos brilham com esse tema. Deus comparou os mestres sábios com estrelas: “Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazerem o que é certo, brilharão como as  estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará.” Daniel 12:3
Educar é ensinar a ver… Jesus nos mandou olhar para os passarinhos e para os lírios do campo, quando ele queria mudar os pensamentos das pessoas  sobre o cuidado de Deus na vida delas.
O educador influencia nos pensamentos e nos sentimentos das pessoas, e é daí que surgem nossas ações. Nossas atitudes são frutos do nosso pensamento.
Quando o educador pinta um quadro, mostra um jeito de ver as coisas da vida, ele influencia toda uma paisagem.
Vamos sair cantando, olhando e abrilhantando o caminho e as paisagens com a luz de Deus que brilha em nós!

Alexandra Guerra.  alexaguerra.blogspot.com

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mensagem para dia do professor:

Procuro os professores que não gostam de ensinar e que não vivem o que pregam.
Não os procuro para formar esta geração de crianças ou influenciar os jovens e adultos, mas é isto que eles estão fazendo. Por que então os procuro? Por que se eles estão ensinando e não amam o que fazem e não vivem o que pregam eles são perigosos. E gente perigosa tem que ser capturada! Como os maus médicos esses professores estão pondo em risco a vida das pessoas, pois matam a fé, a vontade de aprender e a ânsia pelo saber. Muitas pessoas não querem mais ir às escolas, ou vão com o coração fechado, pois a primeira experiência foi desagradável. Mataram-lhe o desejo por este tipo de saber... Que é um saber cheio de sabor!
Procuro professores que não gostam de ensinar e que não vivem o que pregam, pois eles matam seus alunos com suas aulas chatas, inúteis, sem significado para a vida. Eles criam nos ouvintes aversão ao conhecimento e à vida.
A educação precisa de pessoas radicais que buscam viver o que pregam, pois a assinatura que o educador deixa fica no espírito dos outros.
Quem não ama o que faz se torna perigoso.
Será que procuro por você? Que pergunta atrevida! Não brigue comigo, imagina se você é um destes tipos... Bem, se você quiser saber mesmo se você é um professor perigoso, se tiver mesmo coragem, pergunte a seus alunos, só eles podem lhe dizer como são suas aulas. Observe se eles estão aprendendo e dando frutos. Se eles querem vir à classe ou se fogem de você. Caso você seja este professor perigoso se entre e busque: conhecimento, didática, crescimento pessoal, e amor - muito amor e se tornará um professor muito melhor. Caso contrário, saia fora, antes que seja tarde demais. A vida é curta e bela. Não perca tempo e nem beleza. Só há duas saídas: aprenda a amar o que você faz ou procure sua turma e nos deixe ensinar e transformar vidas.
Na verdade, acredito que você não seja este tipo perigoso, pois eles não costumam ler artigos sobre educação.
Sabe de uma coisa, mudei de idéia: não vou mais procurar por estes perigosos, vou sim procurar aqueles que vivem o que pregam e amam o ensino, para juntos nos tornarmos professores cada vez melhores, para com nossa maneira de viver denunciar aqueles que estão matando vidas e salvar quantas pudermos.
Procuro agora por educadores apegados a raça humana, que gostem de conviver com gente e de olhar em seus olhos. Busco pelos que tem fome de saber, desejo de conhecer. Quero encontrar os radicais que praticam o que ensinam em seu dia a dia. Que amam o ensino, e têm vontade de ensinar com excelência. Acho até que é por isto que a Bíblia diz: “Aquele que ensina esmere-se no fazê-lo.” Rm 12.7.

Texto de Alexandra Guerra extraído de seu livro "Infância, o Melhor Tempo para Semear." Editora Betânia.
Blog: alexaguerra.blogspot.com

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Formação de diretoras da SEMED, onde fui tutora do módulo: Liderança – As relações no cotidiano das escolas.

Que desafiador e enriquecedor ser tutora desta equipe tão preciosa! 


Queridos/as diretores/as, que juntos possamos alcançar grandes conquistas no ensino público de Guarapari. 

e




domingo, 1 de setembro de 2013

Programa da Secretaria de Educação para formação de professores.


Tenho aprendido muito como tutora destas educadoras maravilhosas! 


Aula: Metodologia interacionista de ensino dos conteúdos de Natureza e Sociedade.



Apresentação da dinâmica: COMO MELHORAR A APRENDIZAGEM.







quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Lutamos por justiça, não por lucro.

A Escola Pública ainda é uma das poucas chances de combate às desigualdades sociais, econômicas e educacionais; por isto, quem se acha bem em uma destas áreas raramente luta pelo ensino público de qualidade. A "Pedagogia do Oprimido" ainda está engatinhando em nosso país. E como o visionário Paulo Freire advertiu - quando o oprimido consegue se libertar na maioria das vezes passa a ser o opressor. Aí fica difícil quebrar este ciclo né gente?! Por isto, temos que escolher um lado na vida: ou se luta por justiça ou por lucro! Por que um lado liberta e o outro escraviza. Um humaniza outro demoniza.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Formação em Rede - Educação Infantil - SEMED.

Estou tendo a honra de ser tutora destas preciosas educadoras! 
É o Formação em Rede (Pró-docente), um programa para formação de professores oferecido pela prefeitura Municipal de Guarapari e pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pai, quem pode suprir sua falta?

    Uma adolescente, de uma escola que trabalhei, teve que ser levada as pressas para o hospital passando mal, pois havia tomado vários comprimidos, de uma só vez. A boca desta jovem tremia. Seus braços frios estavam cruzados. Havia lágrimas em seu rosto. Depois suas colegas de sala disseram que ela queria chamar a atenção dos pais, pois estavam tendo problemas em casa e seu pai não acreditava nela. Perguntei se já conversaram - pai e filha - ela respondeu que não adianta, pois não tem diálogo com o seu pai. Aquele ato inconsequente e desesperado me pareceu uma tentativa de provar aos seus pais que sua existência valia a pena.
É comum ver filhos que cresceram sem o pai, um dia resolverem procurá-lo. Outro dia mesmo uma mãe me contou que seu filho adolescente quis ir atrás do pai. O coração dela, naquele momento, estava escorregadio e trêmulo. Mesmo tendo um padrasto e sabendo que o pai biológico não se importava com ele, lá se foi o garoto atrás do fulano que o gerou. Encontrou-se com ele e ficou mais frustrado e decepcionado ao ter de lidar com o descaso do tal "pai". Soltou-lhe um último adeus encharcado, fez meia volta e saiu. Não consigo lhe explicar a intensidade da decepção deste rapaz. São encontros dolorosos, muitas vezes traumáticos, mas às vezes necessários.
Todos nós conhecemos pessoas que foram criadas sem o pai. A maneira de expressar a dor é diferente, mas o sofrimento é o mesmo de sempre: a dor de não ter um pai presente. Já vi crianças pequenas chorando ao verem seu pai, que há muito tempo não viam. Jovens revoltados, adultos procurando uma maneira de lidar com esta ausência.  E se você não consegue imaginar como é a dor desta falta, pense em um vazio escuro. Pense em cacos de desespero. Pense em cortinas de chuva fechadas ao seu redor.
Pai não machuque com sua ausência!  Ninguém pode suprir sua falta. A mãe não supre a falta do pai na vida do filho, por mais esforços que essa possa fazer.
"_Eu criei meu filho sozinha, fui mãe e pai dele." Já ouvimos isso várias vezes. Mas será que isso é possível? Fiquei impactada com o que uma amiga me disse a respeito disso. Sendo ela mãe de dois rapazes, desabafou que o papel do pai fica vazio no lar, pois não há como substituí-lo, seja com tios, avôs ou mesmo uma mãe dedicada que tenta se desdobrar. O que esta sábia mãe faz então, é deixar que seu filho conviva com outras famílias onde o pai é presente, para que assim o rapaz tenha modelos e referências de um pai.
Todo ser humano precisa de um pai e uma mãe. É muito grave quando nos acomodamos com uma situação ao ponto de aceitarmos ela como algo normal socialmente. Não quero dizer com isso que os filhos devem sofrer com esta questão, a pesar de que, esse sofrimento é inevitável. Mas é necessário que fique bem claro que o lugar de um pai ausente fica vazio na vida da pessoa. É preciso aceitar que existe o vazio, a dor, a falta, para então ser aliviado e curado. Um vazio preenchido com O amor  se torna em contentamento. Somente O amor pode ser o que precisamos - a droga não pode, nem o álcool nem o trabalho excessivo, ou seja, lá o que for que estivermos tentando usar para calar esse eco.
Não permita que seus filhos se desfaçam em pedaços bem na sua frente. Segure essas palavras feito nuvens e as torça feito chuva, para que tragam irrigação e vida à sua família. Vire esta página da sua vida em direção ao amanhecer irradiando luz. Preencha a vida dos filhos com a profundidade do amor e proteção que somente um pai pode oferecer, pois foi planejado pelo criador para isso. Por isso, pai, ninguém pode suprir sua falta.

Alexandra Guerra.

alexaguerra.blogspot.com

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eu criei meu próprio Deus! Meu Deus!

    Dei-me conta de algo assustador: Eu criei meu próprio Deus! A imagem que cada um de nós tem de Deus foi construída particularmente. Fruto de nossos relacionamentos – principalmente paterno e materno – e fruto daquilo que foi plantado em nossa infância. Por exemplo, a palavra “pai” para cada pessoa tem um significado dependendo do tipo de pai que ela teve. Para um pai significa proteção, amor e respeito. Para outro, pai quer dizer, abandono, dor e sofrimento. Assim, vamos preenchendo cada palavra com nossas experiências de vida, e isto inclui, a palavra “Deus”.
Passado o susto inicial, estou tentando me afastar das imagens criadas por mim e me aproximar de quem é Deus de verdade – o Elohim – Deus Eterno e Criador dos céus e da terra, amém. O Deus da Bíblia sagrada. Tarefa difícil!
Por exemplo, eu sempre ouvi:
 “_ Menina Deus castiga!”
“_ Deus está vendo tudo ein...” Durante muito tempo, para mim deus era mais juízo do que amor. Ele ficava me vigiando para me castigar. Custei a entender e aceitar na minha vida a graça Divina. Meu senso crítico e exigências sempre me deram muito trabalho, tanto comigo quanto com os outros. À medida que eu fui crescendo, questionando, penando; esse meu Deus foi ficando tão limitado que não combinava mais com Sua magnífica Criação! Comecei olhar mais para a Bíblia e para a Criação. E a ouvir menos as vozes que me perseguiam.

Suspeito que os ateus tiveram pais omissos ou então muito desequilibrados. Então eles concluem: Se Deus é pai... é melhor ele nem existir. Tem gente que é o extremo oposto, como tiveram pais muitos permissivos acham que Deus é meio bobinho, sabe do tipo, só paz e amor! Fica na dele e deixa você fazer o que quiser... Sinto muito lhes informar papais e mamães, mas até nisto vocês influenciam e podem determinar a imagem que seus filhos fazem de Deus. E como serão os pais dos fanáticos religiosos?... Sei não. E por falar neles, os alienados que me desculpem, mas tem uma música que tem me ajudado: “Se eu quiser falar com Deus” Interpretado por: Elis Regina e composta por: Gilberto Gil.  Ela dá dicas preciosas, como: “Tenho que ficar a sós, calar a voz, esquecer a data, ter mãos vazias. Se eu quiser falar com Deus tenho que me aventurar, subir aos céus sem cordas pra segurar, decido pela estrada que ao final vai dar em nada, nada, nada do que eu pensava encontrar.”

            Uma coisa eu sempre peço: Que Deus fale a minha língua e desça ao meu nível de reles mortal que não usa os 100% do cérebro que Ele criou. Para que aos poucos eu possa me aproximar dele de verdade! Mesmo que ao final eu tenha uma grande surpresa! Como eu não gosto de surpresas, vou me preparando por aqui...
Quem é Deus? Depende de quem vê e se quer ver mesmo. Meu Deus!!!
             
Alexandra Guerra.
alexaguerra.blogspot.com


quarta-feira, 10 de julho de 2013

O acesso e a permanência na escola dependem de condições primordiais na infância como cuidado, proteção e orientação.

Sem uma família que lhe assista a criança fica à margem da exclusão social e escolar, por isto se faz necessário apoiar e garantir a criação de programas de apoio e formação de pais. A implantação de "escolas de pais" tem como objetivo preparar e amparar pais e mães oferecendo serviços  de apoio e orientação a estes, para que de forma articulada assegurem a inclusão escolar e uma rede de proteção à infância. A "escola de pais" é um veículo de orientação aos pais e mães,disponibilizando e levando até eles informações, recursos e serviços que os ajude quanto ao desenvolvimento infantil e à consolidação das bases de uma educação saudável social e emocionalmente. Esta é uma forma eficaz de combater o despreparo com que as crianças chegam até a escola e as tem impedido de prosseguir nos estudos, bem como diminuir suas desigualdades  sócio, econômicas e educacionais, promovendo assim justiça social. 


Pesquisa Google

Google