terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um desabafo sobre datas comemorativas

A forma vazia e mercantilista como temos comemorado as datas como natal, páscoa e tantas outras tem me perturbado! Pergunte a uma criança o que comemoramos no Natal? Eles geralmente nos respondem: “_O natal é para eu ganhar presentes do papai noel! E a páscoa é do coelho da páscoa e nela eu como chocolates.”
A mídia banalizou o real significado de várias datas, e nós engolimos e reproduzimos em nossos lares e escolas.  É triste presenciar ano após ano,  este “Natal” mercantilista que reinventamos: relações de troca (presentes e comidas), em que, quase sempre, um lucra à custa da perda ou ingenuidade do outro. Pois como venderão, se não há quem compre? Como lucrarão se não há quem perca? É a realimentação das desigualdades sociais.
Até quando, nós pais e educadores, iremos continuar reproduzindo a mentalidade mercantilista nas comemorações nas escolas e em nossas casas?
Vamos resgatar o real significado destas datas tão maravilhosas?! Que saia o coelho, e venha a ressurreição do Filho de Deus! Que saia o velho  Noel, e venha o neném Jesus! Vamos comemorar sim! Com enfeites que anunciam o nascimento do Rei Jesus! Com muitas alegrias e doações! Com música, gratidão e boas atitudes uns com os outros! Assim a paz será nosso real e melhor presente!



Postar um comentário

Pesquisa Google

Google