terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um desabafo sobre datas comemorativas

A forma vazia e mercantilista como temos comemorado as datas como natal, páscoa e tantas outras tem me perturbado! Pergunte a uma criança o que comemoramos no Natal? Eles geralmente nos respondem: “_O natal é para eu ganhar presentes do papai noel! E a páscoa é do coelho da páscoa e nela eu como chocolates.”
A mídia banalizou o real significado de várias datas, e nós engolimos e reproduzimos em nossos lares e escolas.  É triste presenciar ano após ano,  este “Natal” mercantilista que reinventamos: relações de troca (presentes e comidas), em que, quase sempre, um lucra à custa da perda ou ingenuidade do outro. Pois como venderão, se não há quem compre? Como lucrarão se não há quem perca? É a realimentação das desigualdades sociais.
Até quando, nós pais e educadores, iremos continuar reproduzindo a mentalidade mercantilista nas comemorações nas escolas e em nossas casas?
Vamos resgatar o real significado destas datas tão maravilhosas?! Que saia o coelho, e venha a ressurreição do Filho de Deus! Que saia o velho  Noel, e venha o neném Jesus! Vamos comemorar sim! Com enfeites que anunciam o nascimento do Rei Jesus! Com muitas alegrias e doações! Com música, gratidão e boas atitudes uns com os outros! Assim a paz será nosso real e melhor presente!



5 comentários:

Anônimo disse...

Alexa, eu sou seu fã faz tempo. A sua bordagem é correta, mas como vc age com seus filhos? Eles ganha presentes nessa datas? Os amigos(as) deles o que pensam? Vc pratica o que pensa? O mundo é uma somatória de Mentiras.
abraços. jbraz

Anônimo disse...

Alexa admiro vc faz tempo. O comportamento mercantilista sempre foi a base de sustentação da sociedade. Sempre fomos induzidos e não percebemos. Ainda não aprendemos a pensar e encontrar alternativas viáveis. Diferenças sempre existirão.
abraço jbraz

Anônimo disse...

Alexa, concordo com vc mas não tem com evitar a mídia que é a causa disso tudo.
um amigo

Anônimo disse...

Alexa vc tem razão mas como educar as massas é uma missão impossível por enquanto.
um amigo

Alexandra Guerra disse...

muito obrigada pelo carinho e por seus comentários.
Bem, eu sempre tento praticar o que escrevo, ou melhor, eu escrevo o que acredito e tento fazer rsrs
Grande abraço, Alexandra.

Pesquisa Google

Google