sábado, 3 de outubro de 2009

Brilhem Professores!

"Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará."

Daniel 12:3.


And they that be wise shall shine as the brightness of the firmament; and they that turn many to righteousness as the stars for ever and ever. Dn 12:3

2 comentários:

Professora disse...

Cara professora Alexa,

O grande desafio é ensinar com a autoridade de quem tem a mente de Cristo. É rejeitar palavras de sabedoria humana, fábulas profanas, mandamentos de homens, questiúnculas religiosas, paralogismos, sofismas e doutrinas estranhas. É não estandartizar a "vasta experiência", ou "títulos" religiosos. É dizer tudo entre aspas, nada diferente: “Eu te direi o que havereis de falar” (Ex. 4:12). É não servir-me da mera repetição de clichês e verdades alheias como tantas que são enfiadas boca abaixo dos seminaristas. É não falar nada e deixar que o Espírito do nosso Pai fale por nós (Mt 10:20).

O verdadeiro desafio é não ser como os religiosos do tempo de Jesus que tinham um estilo de ensino das escrituras baseado na transmissão de informações estritamente acadêmicas ou, como dizia Paulo, filosofias e vãs sutilezas. É não se deixar entorpecer pelo narcisismo. É não se entregar ao pedantismo acadêmico. É não se associar aos que “Querem ser mestres na lei, mas não entendem nem o que dizem, nem o que com tanta confiança afirmam” (1Tm 1:7). É buscar resultados práticos do verdadeiro ensino porque “O coração se fortifica com a graça e não com alimentos que não trazem proveito algum aos que com eles se preocupam” (Hb. 13:9). É fugir dos mestres que não sabem nada e são cheios de orgulho. Apenas deliram entre controvérsias e contendas de palavras (I Tm 6: 3,4) e deixam vazia a alma do faminto (Is. 32:6). “A ciência incha, mas o amor edifica” (1Co 8:1). Eis a razão porque várias igrejas sepultaram a Escola Bíblica Dominial.

(continua)

Professora disse...

(continuação do comentário anterior)

O desafio maior é entender de uma vez por todas que tal dependência academicista está para o professor cristão e seus alunos o que a vaporização com CO2 está para os tomates verdes vendidos nos hipermercados: Ficam vermelhos instantânea e artificialmente, prontos para o consumo, como se maduros estivessem, mas a qualidade, não se compara à daquele amadurecido no pé. Vale lembrar que foram os doutores da lei, com sua espiritualidade dogmática e racional, os que mais odiaram a Jesus. De nada lhes valeu a especialização em pormenores bíblicos, o detalhamento técnico, as particularizações minuciosas dos textos sagrados. A bíblia não é fonte de informações teóricas e escolásticas; é regra de fé e prática!

O desafio mais importante é não deixar que o tempo nos transforme num sacerdote Eli que já não sabe ouvir a voz de Deus e ser como Samuel a vida inteira e comprometer-se com o verdadeiro discipulado cristão que transforma o caráter. "Fala Senhor, que o teu servo ouve".

O desafio mor é ser fascinante à maneira cristã deixando que, com meu testemunho, habilidade e criatividade, eu saiba transferir não só esse fascínio, mas também toda glória, honra e todo o louvor para o meu Mestre.

O desafio gritante é despir-me de toda erudição simulada, vaidade e presunção, pois o discípulo sabe que não é maior que o seu Mestre. A primeira lição que preciso aprender como líder discípula é que fascinante mesmo é o ensino de Jesus aplicado pelo Espírito Santo em nós, pois o conteúdo original do ensino cristão é escrito pelo próprio Deus e é o seu Espírito que garante o impacto dessa mensagem no meu caráter primeiro e conseqüentemente na vida dos discípulos.

O desafio diante de mim é o de buscar aquela criatividade que aprimorará minha didática no sentido de revelar os segredos do coração de Deus aos discípulos, fundamentada em oração, consagração, integridade, reverência e no ministério da palavra (At. 6:4). Os melhores pregadores, professores, artistas, líderes, diáconos, escritores são simplesmente instrumentos usados por Deus, que precisam permanecer na Videira para amadurecer e produzir frutos sadios.

Meu desafio diário é subir à torre de vigia para ouvir o que o Senhor vai falar e ao descer de lá eu veja concretizadas na minha própria vida as boas obras que glorifiquem a Deus.

- Se não for assim, Pai, que eu consiga vencer esse único desafio pelo menos: o de ficar calada na igreja.

Obrigada pela homenagem aos professores. Obrigada pelo seu blog. Obrigada pelo seu testemunho.

Rossana
professoraebd.blogspot.com

Pesquisa Google

Google