terça-feira, 4 de novembro de 2008

Quando a família acerta... Aí vão as dicas para a família acertar na criação dos filhos:

Algumas dicas preciosas para você relembrar ou aplicar para que sua família acerte:

*Assuma a responsabilidade pela criação de seus filhos. Gaste tempo, paciência e muito amor com eles. A vovó, a titia, a escola podem ser um precioso apoio para a formação da personalidade de seus filhos. Mas são os pais os principais responsáveis diante de Deus pela educação dos filhos. Você estará um dia diante do Pai, e entrará segurando seus filhos pela mão... Ou será que não?

* Coloque o Deus Eterno no seu devido lugar em sua vida: no primeiro.
Não queira ouvir o que Deus disse a Eli: “Porque você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas por Israel, o meu povo?” Qual lugar Deus ocupa em sua vida? Você deixa de entregar dízimos ou oferecer ofertas a Deus porque está pagando para seu filho aquele presente que ele tanto queria? Quanto tempo você gasta lendo a Bíblia e orando? Você obedece a Palavra de Deus? A Bíblia diz: “Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.”1Sm 2:30b. (B N V I).

* Estabeleça limites, e cumpra-os.
Não seja como o rei Davi que jamais contrariou seu filho: “Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim?” (1 Reis 1:6). Ou como Eli, pois eles colheram as tristes conseqüências da fraqueza de não disciplinar seus filhos. Deus disse ao sacerdote Eli: “Eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa dos pecados de seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os puniu.” (1 Sm 3:13.) Não adianta fingir que não está vendo os erros de seus filhos, pois nada ficará oculto ou sem conseqüências. A omissão não vale a pena, custa muito caro. Deus, nosso Pai Celeste, ao corrigir Eli, nos dá o exemplo que devemos seguir: discipline seu filho. “Corrija seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha”. Pv 29:17. (BLH) Quando errarem devem sofrer as consequências. Assim como Deus faz conosco, seus filhos.

* Priorize sua família. Demonstre amor e cuidado por ela. A maternidade ou a paternidade é a missão mais nobre e preciosa que existe, dedique-se a ela. Vale a pena!

* Invista tempo no diálogo. Uma boa conversa com seus filhos pode mudar a vida deles.

* Ame seus filhos e os aceite como são. Quando a criança e o adolescente é bem aceito dentro de casa e sente que tem apoio dos pais, isso faz muita diferença no comportamento dele.

* Pais sejam fortes e corajosos! Busque forças e sabedoria em Deus e Ele te atenderá. Deus é o nosso socorro bem presente. É guarda de Israel. Está sempre olhando e zelando por nós. Ele cuidou e cuidará de você e da sua família.

Mesmo que a sua volta as coisas não estejam muito bem, não desanime! E já que iniciamos esse assunto com frases de blusas, termino com esta máxima de Mahatma Gandhi: “Devemos nos tornar a mudança que desejamos ver no mundo.” É isso que eu estou tentando fazer.

Texto de Alexa Guerra extraído de seu livro "Ciclos: de vida e de morte, em qual deles sua família está?"
E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com Blog: alexaguerra.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom os seus posts,são bem escritos,de fácil compreensão e de uma profundidade divina.Parabéns!Estou levando comigo o post sobre criação dos filhos para colocar no meu bloguinho infantil,espero que não se importe,porque claro que não vou retirar os créditos.Graça e paz

Pesquisa Google

Google