terça-feira, 17 de maio de 2016

Presença e participação de pais e alunos na “Formação de Coordenadores” gera boa discussão sobre educação

No encontro do dia 11 de maio, a presença e participação de pais e alunos na “Formação de Coordenadores” das Escolas Municipais foi emocionante e enriquecedora! O objetivo da tutora Maria Mercedes Stein Rocha Almeida foi alcançado ao trazer parte da comunidade escolar (pais e alunos) para compartilhar conosco como se dá na prática a parceria com as famílias. Os pais presentes se denominam amantes da escola, por isto, ajudam na limpeza, nas festas e no que for preciso, como eles relataram. “Nos sentimos abraçados pela Escola Lúcio Rocha de Almeida” disse um deles. O Sr. Marcelino disse que mesmo não tendo mais seus filhos estudando nesta escola, continua presente e ajudando pois reconhece o valor e a grandeza do trabalho das professoras e da equipe. “O que nos atrai é sermos bem recebidos e úteis. Cabe a família cobrar dos filhos e mostrar que eles têm um horizonte a trilhar na vida e precisam da escola. Hoje a situação está invertida: os pais cobram muito dos professores e pouco dos filhos, e isto tem distanciado a família e a escola.”Desabafou o pai.

3
MAI
Presença e participação de pais e alunos na “Formação de Coordenadores” gera boa discussão sobre educação

A Sra. Clarice (mãe de aluno) disse: “Todos que estão em contato com as crianças são educadores. Os professores não estão lá só para passar o conteúdo, esperando que a criança chegue formatada e pronta. Um completa o outro. É muito cômodo deixar tudo por conta da escola, filho dá trabalho mesmo! E nas reuniões de pais quem mais precisa de ir, geralmente não comparece. Tem criança que não tem o mínimo para estudar, a família não manda material escolar, alguns vão para escola com fome, dentre outras coisas... isto é ser omisso e atrapalha os outros.”
“Lá na escola os alunos e pais participam, ouvem e são ouvidos, interagem, se sentem importantes em doar uma ou duas horas para ajudar. E isto é um bom exemplo e motivo de orgulho para nossos filhos”. (Relatou um dos pais presentes).
O Sr. Nazareno (pai de aluno) disse que devemos conversar na escola antes de procurar a SEMED ou outros órgãos. É preciso haver diálogo.
E quando nosso coração e mente já estavam renovados de carinho e informação, uma mãe pediu a palavra e leu o agradecimento que fez extensivo a todas as nossas escolas: “Para vocês que tomam conta de nossos filhos, nos recebem na escola, preparam tudo para que as coisas na escola aconteçam da melhor maneira possível, o nosso reconhecimento, a nossa gratidão e o nosso muito obrigado. Reconhecemos o importante trabalho que vocês fazem nas escolas, nossa comunidade trouxe uma lembrancinha para vocês que eu mesma tive o prazer de pintar e decorar. Parabéns pelo belo trabalho que vocês realizam!” (E então, com um enorme abraço, entregaram o lindo estojo de madeira pintado por elas para cada um dos presentes.)
Fechando com chave de ouro uma coordenadora/cursista disse: “Se os pais entenderem o poder que eles têm a escola será melhor! Pois, quando alguém vem e nos faz perguntas e traz sugestões, isto ajuda-nos a refletir e a mudar de atitude.”  Precisamos da presença e participação dos pais na escola. E o sucesso nos estudos dos filhos depende disto.
O Setor de Formação Continuada da SEMED agradece a Coordenadora Mercedes, coordenadora da EMPEF “Lúcio Rocha de Almeida”, por ter conduzido este encontro com tamanha dedicação e por ter concedido aos cursistas o privilégio de conhecer e ouvir aos pais – Adelayre Gonçalves Oliveira, Nazareno Mariano Simões, Gina Figueiredo Carvalho, Clarice, Marcelino Ramos Gomes Junior - e alguns dos alunos da escola que vieram participar do curso. E para encerrar, Mercedes desafiou a todos: “De quem é a escola? É isto que precisamos entender para que todos tenhamos o sentimento e atitudes de pertencimento. A escola não é dos governantes, é nossa, do povo! Então vamos cuidar dela e fazer o nosso melhor!”
“Obrigada a Alexandra e Arlene por nos proporcionar essas noites de quarta-feira. Muito show. Fico cansada por trabalhar o dia inteiro, mas quando chego lá não tenho vontade de ir embora.” (Mensagem da cursista Conceição Maioli por meio do WhatsApp do grupo).
Os temas dos próximos encontros são: Deficiência: Cuidar e cuidados– com a Dra. Marta Alves). Primeiros socorros para crianças - com o Corpo de Bombeiros. Cotidiano Escolar, momento de troca de experiências e orientações com foco nos problemas enfrentados dentro da escola – com Alexandra Guerra & Karina Marchesi da SEMED/Guarapari.
Ainda há vagas para participar destes encontros como ouvintes, os interessados entrem em contato com: Arlene Bigossi ou Alexandra Guerra no Setor de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação/Guarapari/ES. E-mail: >formacao.semed@guarapari-edu.com.br (27) 3261-3638.
Prefeitura de Guarapari
- See more at: http://www.guarapari.es.gov.br/portal/index.php/semed/item/1241-presenca-e-participacao-de-pais-e-alunos-na-formacao-de-coordenadores-gera-boa-discussao-sobre-educacao#sthash.d5AXavSn.dpuf

Nenhum comentário:

Pesquisa Google

Google