terça-feira, 14 de julho de 2015

Varal de ideias: uma proposta diferente de atividade escolar


Com uma proposta diferente, os cursistas do Programa "Formar em Rede 2015" desenvolveram como desafio do mês, um varal, com as ideias de atividades que podem dar certo no cotidiano escolar. Em uma dinâmica de grupo, as atividades foram selecionadas pelos educadores e escritas em molduras com forma de roupas. O varal é compartilhado com todos, formando assim um criativo "Varal de ideias".  
O tema debatido foi "Como a aprendizagem pode ser melhorada", uma dinâmica que tem o objetivo de proporcionar reflexões para uma melhor compreensão de como tornar o processo de construção do conhecimento mais eficaz, atraente, interativo e autônomo, através de diferentes ferramentas, e da mediação no processo de ensino-aprendizagem.
O varal foi o portador do texto, que reuniu todas as ideias, de forma criativa e atraente, observando as seguintes semelhanças: atividades que aproximem o aluno do conhecimento, motivação dos alunos, além de buscar atividades que contribuíram para a aplicação da aprendizagem no dia a dia dos alunos.
"Nosso foco é que os cursistas aprendam fazendo, e que as formações ofereçam troca de ideias e atividades que eles possam desenvolver nas salas de aula, promovendo, assim, uma aprendizagem significativa, que mantém o foco no aluno. Ao final deste encontro, cada cursista tinha um varal em mãos para ser exposto na escola", proposta defendida pelas pedagogas responsáveis pelo programa "Formar em Rede", Paula Lemos e Alexandra Guerra. 




O Varal de ideias exposto na sala da pedagoga para inspirar os professores.

Publicado no site da  Prefeitura Municipal de Guarapari:
http://www.guarapari.es.gov.br/portal/index.php/semed/item/302-varal-de-ideias-uma-proposta-diferente-de-atividade-escolar

Nenhum comentário:

Pesquisa Google

Google