quinta-feira, 18 de junho de 2015

Escola de Pais como uma das ações para promover a paz nas escolas

Ver a "Escola de Pais", projeto do meu coração, ganhando força e campo para ajudar mais famílias, é muito gratificante!!! Emoticon grin

http://folhadacidade.inf.br/index.php/escolas-do-municipio-serao-mapeadas-pelo-indice-de-violencia/
Escolas do município serão mapeadas pelo índice de violência
Por Glenda Machado em 15 de junho de 2015   /  
Professores, prefeitura, Conselho de Escola, Vara da Infância, policiais, integrantes da segurança pública do município e representantes da Secretaria Municipal de Educação, se reuniram na última quinta-feira (11) para um relevante trabalho voltado para uma reflexão coletiva sobre a paz nas escolas.
Na ocasião, os presentes discutir a violência em todos os níveis e propor estratégias preventivas dentro do ambiente escolar, envolvendo a sociedade, em especial os jovens e adolescentes, em ações que fortaleçam a cultura da paz e o respeito entre os cidadãos.

Professores e sindicato estavam presente na reunião, nesta quinta-feira. Foto: arquivo Adriano Albertino
 Os representantes de algumas escolas, que também estavam presentes, manifestaram e relataram casos de comportamento abusivo e que até mesmo passam da violência verbal e ocasionam, violência física. Em seguida, foi debatida a necessidade da construção coletiva de um conjunto de normas ou regras que devem ser seguidas dentro do ambiente escolar. Essas normas terão como finalidade coibir comportamentos abusivos, que podem em casos mais graves, gerar violência.
Patrulha Escolar é uma das iniciativas de combate à violência
Algumas propostas foram apresentadas, entre elas a “Patrulha Escolar” que começa suas atividades a partir do dia 16 de julho, e que está sob o comando da Polícia militar, o “Protocolo Padrão de Procedimento”, que será uma espécie de manual para tirar dúvidas sobre quando e onde recorrer em cada situação e até mesmo a criação de um formulário interno de ocorrências para um banco de dados sobre os incidentes no ambiente escolar. Outras propostas também vieram como forma de fortalecer o que já está sendo feito, como é o caso da “Escola de Pais” que vigora em várias escolas do município e que a partir de agora receberá apoio da Vara da Infância.
“É muito mais animador saber que todos estão envolvidos nesta causa. Sempre lutamos por esse trabalho em conjunto e estamos muito felizes em saber que agora recebemos a atenção que tanto reivindicamos pela paz nas escolas” diz um dos diretores do Sindicato dos Professores (Sindiupes), Hélio Bubach.
Uma nova reunião será realizada no dia 20 de agosto para discutir a implantação dos projetos e apresentar o relatório do mapeamento que será feito, identificando as escolas que apresentam o maior índice de violência.


http://folhadacidade.inf.br/index.php/escolas-do-municipio-serao-mapeadas-pelo-indice-de-violencia/

Nenhum comentário:

Pesquisa Google

Google