sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Esse nosso novo estilo de vida está afetando nossas crianças.

Hábitos errados levam crianças à Síndrome Metabólica

É cada vez mais comum entre crianças e adolescentes a Síndrome Metabólica, causada pela obesidade. A professora de Educação Física, mestre em avaliação nutricional e pesquisadora Alynne Christian Ribeiro Andaki, desenvolveu um estudo na cidade de Viçosa, Minas Gerais. A pesquisa analisou cerca de 187 crianças com 10 anos, em escolas públicas e particulares, para identificar a situação nutricional destes meninos e meninas. O resultado foi alarmante: 21% das crianças têm síndrome metabólica. “Esse índice é alto e significa que há crianças com hipertensão, diabetes, que se não começarmos a tratar e prevenir ainda na infância, podem se agravar na vida adulta”, revela. O objetivo da pesquisa é buscar métodos para diagnosticar e prevenir esse problema que até pouco tempo, atingia apenas adultos. Segundo Alynne, mais de 70% dessas crianças estão passando muito tempo sentadas. A falta de uma atividade física mais regular dentro das escolas torna-se um agravante, pois o exercício frequente ainda consegue controlar os demais fatores da síndrome. A recomendação aos pais é que as crianças pratiquem mais esportes ou mesmo caminhadas, saindo do sedentarismo e tenham uma alimentação mais baseada em frutas e legumes. (Jornal da Manhã, p.10 - Thassiana Macedo, 22/09/2010)

Um comentário:

cidissima disse...

Alguns fatores têm favorecido a obesidade infantil.
Com o advento da tecnologia, crianças não se mexem para mudar os canais de televisão: quem o faz é o controle remoto.
Nos tempos atuais o casal trabalha o dia inteiro. Para garantir uma praticidade maior, a mãe estoca a geladeira com embutidos, frituras congeladas, muita massa, molho e outros alimentos similares.
As indústrias alimentícias usam muito sódio para prolongar a validade de seus produtos.
Tornaram-se habituais os fastfoods, sanduíches, x-tudo, frituras em saquinhos, muito refrigerante, ou seja, alimentação rápida e prática.
Muitas vezes, crianças obesas não têm ajuda dos seus próprios pais, pois estes últimos não as orientam e não dão exemplos para uma vida mais saudável.
A variedade de alimentos de modo crescente e as propagandas chamativas em tv e outdoor, têm estimulado o desejo das crianças em consumir.
Tem colaborado também ao sedentarismo, os não exercícios físicos e a comodidade em andar somente de carro.
O fundamental para tudo isso é a conscientização para uma mudança nos hábitos errados.

Cida

Pesquisa Google

Google