domingo, 6 de setembro de 2020

Fake News e o pensamento crítico e investigativo.

 HISTÓRIA DA ASA DO PATO

Mãe, eu abro o forno para você? - Ainda não ... preciso tirar as asas dele. - E por que você está tirando as asas do pato? - Não sei, meu amor. Isso é o que minha mãe me ensinou. Pergunte a ela. Um dia depois: - Vovó, por que minha mãe tira as asas do pato antes colocá-lo no forno? - Eehhh ... eu não sei filha. Isso é o que minha mãe me ensinou. Para a sorte desta história a bisavó da menina ainda estava viva: - Vovó, você sabe por que minha mãe e minha avó retiram as asas do pato antes de colocá-lo no forno? - Ora, minha neta,... Eu fiz porque meu forno era muito pequeno e as asas não se encaixavam, mas agora com aqueles fornos tão grandes, é um desperdício!

A divulgação de Fake News se tornou o fenômeno do momento e se espalha como erva daninha… Quem de nós nunca já recebeu ou compartilhou falsas notícias? E isso já é bem antigo, como bem ilustra a “História do da Asa do Pato”; que também nos mostra a melhor forma de combatê-las: indo atrás das fontes… O garoto da história demonstrou sua capacidade de pensar e agir criticamente, ao fazer sua investigação na família, desta forma ele pôde enriquecer a realidade em que vive; bem, isso se os adultos o ouviram… Precisamos ouvir mais as crianças… Elas trazem em si esta qualidade tão necessária: a curiosidade! 


Cabe a cada um de nós ler e consultar as fontes antes de compartilhar algo. Como isso dá trabalho, poucos fazem, aumentando assim os riscos e divulgações de conteúdos preconceituosos, discriminatórias, bem como de questões de saúde que podem trazer grandes perigos à sociedade, como aconteceu ultimamente a respeito do Covid 19. Tenhamos a curiosidade da criança, o pensamento crítico aguçado, a coragem e disponibilidade de investigar a fonte de uma notícia antes de compartilhá-lha, seja virtual ou pessoalmente. 



Nenhum comentário:

Pesquisa Google

Google