domingo, 16 de fevereiro de 2020

Teatro infantil, transcrição para dramatização do livro: CARAMUJINO o caramujo resmungão.

Nesta história infantil as crianças poderão refletir sobre a amizade e a gratidão. Segue a transcrição pronta para ensaiar uma dramatização com as crinças. 


CARAMUJINO

o caramujo resmungão.

Autora: Alexandra Guerra. 
Ilustrações: Elitan. 
Editora: Atos. 

[Narrador] > Este é Caramujino, um caramujo resmungão. 
Que morava em um lindo jardim, mas só olhava para o chão.
Lá havia flores perfumadas e muitos bichinhos. 
Mas Caramujino andava sempre emburrado e sozinho. 
Caramujino não era de muita conversa, aliás, não era de conversa nenhuma. Ele gostava mesmo era de reclamar:

[            ] —Ninguém brinca comigo… Neste jardim não tenho com quem conversar!

[            ] Ele resmungava tanto, que não percebia como era lindo aquele lugar que Deus havia criado, nem podia sentir o perfume das flores que Deus, o Criador, havia feito para ele. 

[            ] — Bom dia, Caramujino! 

[            ] Disse dona Minhoquita, enquanto saía da terra fofinha.

[            ] —Já viu como o dia está lindo?

[            ] —O que tem de lindo ou de bom este dia?

[            ] Reclamou Caramujino e seguiu seu caminho. 

[            ] A abelhinha Zumbido, que era a moradora mais tagarela do jardim, passeava por ali. Vinha toda sorridente, pousando nas flores e procurando alguém para conversar… Logo que Caramujino viu a abelhinha Zumbido, pensou:

[            ] —No meu caracol eu vou entrar, para poder me esconder. 
[            ] —Olá Caramujino, do que você está brincando?

[            ] Disse a abelhinha. Mas ele nem respondeu. 
E assim ele passou o dia querendo brincar, mas quando alguém aparecia, ele logo se escondia. 

[            ] O dia foi passando, a tarde já vinha chegando, e Caramujino disse já chorando:

[            ] —Eu não tenho amigos, e ninguém liga para mim! 
Buá, buá, buá…

[            ] E ficou ali, parado, chorando e resmungando…

[            ] O pardalzinho, que o olhava lá do seu ninho, disse para o bichinho:

[            ] —Não fique aí chorando, isto não vai adiantar. Conte-nos o seu problema e tentaremos lhe ajudar. 

[            ] Caramujino respirou fundo e disse entre soluços:

[            ] —É que ninguém liga pra mim e estou sempre só assim.

[            ] —Mas é isso! Por que não disse antes, ao invés de ficar resmungando?

[            ] —Então me ajude. O que devo fazer?

[            ] —Se você se sente sozinho, é porque não nos dá atenção e fica se escondendo em seu caracol. 

[            ] Minhoquita que também estava por perto, falou do fundo do seu coração:

[            ] —Você não precisa mais andar sozinho. É só querer mudar, nós podemos lhe ajudar. 

[            ] A abelhinha Zumbido, que gosta de novos amigos, disse contente:

[            ] —Nós queremos ser seu s amigos, mas você precisa se esforçar de coração. Deus se alegra quando vivemos unidos. Sinta o cheiro das flores… A amizade é como o perfume das flores: nos dá ânimo para viver e alegra nosso coração.

[            ] Caramujino ouviu tudo com muita atenção e, arrependido, disse:

[            ] —Desculpem-se amigos, daqui  para frente vou mudar. Obrigado por me ajudarem a melhorar. 

[            ] —É assim que se fala, Caramujino! Sem reclamar e com um belo sorriso no olhar. 

[            ] —Meu coração está alegre com vocês! Vamos brincar!

[ TODOS] —Oba! Vamos! 

[            ] E você amiguinho, que tal ir brincar também?

Nenhum comentário:

Pesquisa Google

Google