sexta-feira, 13 de junho de 2014

Programa "Escola de Pais" - Porque afinal: ninguém nasce sabendo como criar os filhos!

Precisamos nos unir cada vez mais para proteger nossas crianças e dar a elas condições para serem felizes e bem sucedidas, na vida e nos estudos.
 A "Escola de Pais" é um programa ralizado através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que visa fortalecer os pais e proporcionar às  famílias oportunidades de aprendizado, reflexões e vivências voltadas para a orientação e formação de pais.


   
        Guarapari esta vivenciando uma oportunidade histórica para integração família e escola. Este programa  visa orientar as famílias dando suporte quanto à criação de seus filhos. Ele vem tendo atenção da atual administração e ótima adesão e aceitação das escolas e suas famílias. Para nossa surpresa e alegria os pais tem participado com envolvimento e pedido que  encontros como estes continuem acontecendo durante todo ano escolar.

Nosso objetivo principal com a “Escola de Pais”  é  preparar e amparar pais e mães oferecendo serviços  de apoio e orientação a estes, para que de forma articulada possamos assegurar a inclusão escolar e uma rede de proteção à infância.

Durante o mês de maio cerca de 1.317 pais, mães e avós participaram dos encontros realizados nas escolas municipais. Atendemos 15 escolas nesta primeira temporada da ”Escola de Pais” e outras já estão agendadas. O foco inicial foram as escolas de Ensino Fundamental I, mas os outros segmentos já solicitaram o Programa, principalmente os CEMEI.
  
A “Escola de Pais” é realizada nas escolas, por uma equipe da SEMED, através de uma solicitação. Cada encontro com os pais tem aduração de 1hora. Podendo se estender para no máximo 1h 30, quando a escola incrementa com um lanche e apresentações  dos alunos.
 O encontro com os pais é bem dinâmico com: apresentações culturais de alunos, lanches, sorteios, brincadeiras, depoimentos dos participantes... e, é claro o estudo de forma interativa sobre a criação dos filhos, pois, ninguém nasce sabendo como ser pai ou mãe.
Os pais tem liberdade de escolher os próximos temas que serão trabalhados. Também contamos com a participação e sugestões dos pedagogos, diretores, professores e equipe da Secretaria de Educação. Estas observações e sugestões têm sido incorporadas nos planejamentos da “Escola de Pais”, que estão sempre sendo avaliados e refeitos, como em uma roda viva que conta e canta com todos os participantes envolvidos.

A Escola de pais é uma roda viva onde  escola e a família de mãos dadas, se unem, para envolver de cuidados os nossos filhos.

        Os pais e a comunidade escolar aderiram positivamente ao programa! A recepção, participação e depoimentos (em anexo) demonstram o sucesso dos encontros.

Veja alguns dos depoimentos dos participantes:
“Que todas as escolas façam estes encontros sempre. Não existe escola que ensina criar filhos, mas existem pessoas que com palavras mudam para sempre a vida do próximo.” (Mãe de aluno da EMEIEF "Ana Rocha Lyra").

“Achei um espetáculo esse encontro – Escola de Pais! Poderíamos repetir mais vezes no ano.”  (Mãe da EMEIEF "Zilnete Pereira Guimarães" ).

 “Gostaria de elogiar esta iniciativa e esta reunião, pois me ajudou a entender o quanto é necessário estar com os nossos filhos. E que venham outras com temas diferentes! (Mãe da EMEIEF "Florisbela Lino Bandeira").

“Esses encontros são fundamentais para uma proximidade da vida escolar dos filhos.” (Mãe de aluno daEMEIEF "Maria das Graças Sant’Ana Menário").


     Este retorno tão positivo, com interesse e participação das famílias tem nos deixado felizes e nos motivado a ampliar o programa no intuito de contribuir com a formação de pais e famílias, porque afinal:  ninguém nasce sabendo como criar os filhos!

Por: Alexandra Guerra. 
Postar um comentário

Pesquisa Google

Google