segunda-feira, 22 de setembro de 2014

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Agradeço a forma respeitosa e carinhosa com que cada um tem participado neste blog, que completa agora 209.471 visualizações!

"Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão".


Mil gratidões! 
Sei que essa bondade se repetirá se confirmando sempre em atos de solidariedade. Pois, “Quem você é faz toda a diferença”
Vamos em frente! Juntos pela educação, por nossas crianças e suas famílias! 
 Alexandra Guerra. 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Com o programa "Escola de Pais" a cada dia aumentamos a grande roda de proteção em prol de nossas crianças e jovens. Junte-se a nós! "Alexandra Guerra" ;)

A SEMED - Secretaria Municipal da Educação-  atendeu ao chamado de mais escolas comprometidas em  preparar e amparar pais e mães oferecendo serviços  de apoio e orientação a estes, para que de forma articulada assegurem a inclusão escolar e uma rede de proteção à infância. Veja as fotos de mais "Escolas de Pais" realizadas neste trimestre:


EMEF "Jorge Boueri Sobrinho" : 





CEMEI "Maria Ignês Aleixo Pina"








EMEF "Rosa Somões de Almeida":




Cada encontro com os pais tem um saber e um sabor diferentes! Quanta gente sabida e com vontade de aprender temos encontrado, o que torna  as reuniões prazerosas e produtivas. O carinho e a eficiência das escolas semeiam conhecimento e esperança para as famílias de Guarapari.

SEMED - Secretaria Municipal da Educação. http://www.guarapari.es.gov.br
Informações com: "Alexandra Guerra" - E-mail: formacao.semed@hotmail.com

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

II Fórum Municipal do Ensino Fundamental - SEMED. Mais uma missão cumprida!

A tirinha abaixo aproxima-se ou distancia-se das propostas pedagógicas para a sociedade do conhecimento? R: _______________________
Descreva como esta situação pode ser invertida:



Confira no site da Prefeitura de Guarapari:




domingo, 24 de agosto de 2014

Seminário de "Alexandra Guerra" no Treinamento para Líderes realizado pelo Universo Teológico, em Vitória, ES.



Na sua oficina "Ensino Eficaz para Transformar Vidas!" Alexandra Guerra levou os participantes a aprender fazendo, interagindo, para vivenciarem o ensino. 
Realizado por: http://www.universoteologico.com.br/
Fotos por: Rodolfo Bahiana. 


















Se antigamente uma boa aula era sinônimo de silêncio absoluto na classe, onde só o professor podia falar e se locomover, hoje entendemos que boa é   aula que possibilita a interação do aluno , levando-o a  participar, se envolver e  vivenciar o ensino. Aquilo que fazemos e/ou provamos é absorvido com muito mais facilidade do que aquilo que vemos e  ouvimos. No entanto, para que  os métodos e recursos de ensino sejam realmente envolventes, para que todo o esforço do professor tenha efeito, para que o ensino seja eficaz para transformar vidas é preciso ter autoridade para ensinar, é imprescindível viver aquilo que se ensina!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

"Alexandra Guerra" ficará por conta do tema: Pensando as práticas pedagógicas na perspectivas da sociedade do conhecimento

 II Fórum Municipal do Ensino Fundamental I. 
Realizado pela SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO de Guarapari /ES.
Tema geral: Perspectivas pedagógicas na sociedade do conhecimento: Pressupostos e desafios.
Dia 25 de agosto. Na Faculdade Pitágoras. 

Infromações:  http://www.guarapari.es.gov.br/v3/index.php/noticias-semed/2101-ii-forum-do-ensino-fundamental-i-4o-e-5o-anos.html

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Cinco dicas para ser mais presente na vida dos filhos.

 In: educarparacrescer.abril.com.br




sábado, 2 de agosto de 2014

Reflexão, não só para o DIA DOS PAIS!

Pai, quem pode suprir sua falta?

Uma adolescente, de uma escola que trabalhei, teve que ser levada as pressas para o hospital passando mal, pois havia tomado vários comprimidos, de uma só vez. A boca desta jovem tremia. Seus braços frios estavam cruzados. Havia lágrimas em seu rosto. Depois suas colegas de sala disseram que ela queria chamar a atenção dos pais, pois estavam tendo problemas em casa e seu pai não acreditava nela. Perguntei se já conversaram - pai e filha - ela respondeu que não adianta, pois não tem diálogo com o seu pai. Aquele ato inconsequente e desesperado me pareceu uma tentativa de provar aos seus pais que sua existência valia a pena.
É comum ver filhos que cresceram sem o pai, um dia resolverem procurá-lo. Outro dia mesmo uma mãe me contou que seu filho adolescente quis ir atrás do pai. O coração dela, naquele momento, estava escorregadio e trêmulo. Mesmo tendo um padrasto e sabendo que o pai biológico não se importava com ele, lá se foi o garoto atrás do fulano que o gerou. Encontrou-se com ele e ficou mais frustrado e decepcionado ao ter de lidar com o descaso do tal "pai". Soltou-lhe um último adeus encharcado, fez meia volta e saiu. Não consigo lhe explicar a intensidade da decepção deste rapaz. São encontros dolorosos, muitas vezes traumáticos, mas às vezes necessários.
Todos nós conhecemos pessoas que foram criadas sem o pai. A maneira de expressar a dor é diferente, mas o sofrimento é o mesmo de sempre: a dor de não ter um pai presente. Já vi crianças pequenas chorando ao verem seu pai, que há muito tempo não viam. Jovens revoltados, adultos procurando uma maneira de lidar com esta ausência.  E se você não consegue imaginar como é a dor desta falta, pense em um vazio escuro. Pense em cacos de desespero. Pense em cortinas de chuva fechadas ao seu redor.
Pai não machuque com sua ausência!  Ninguém pode suprir sua falta. A mãe não supre a falta do pai na vida do filho, por mais esforços que essa possa fazer.
"_Eu criei meu filho sozinha, fui mãe e pai dele." Já ouvimos isso várias vezes. Mas será que isso é possível? Fiquei impactada com o que uma amiga me disse a respeito disso. Sendo ela mãe de dois rapazes, desabafou que o papel do pai fica vazio no lar, pois não há como substituí-lo, seja com tios, avôs ou mesmo uma mãe dedicada que tenta se desdobrar. O que esta sábia mãe faz então, é deixar que seu filho conviva com outras famílias onde o pai é presente, para que assim o rapaz tenha modelos e referências de um pai.
Todo ser humano precisa de um pai e uma mãe. É muito grave quando nos acomodamos com uma situação ao ponto de aceitarmos ela como algo normal socialmente. Não quero dizer com isso que os filhos devem sofrer com esta questão, a pesar de que, esse sofrimento é inevitável. Mas é necessário que fique bem claro que o lugar de um pai ausente fica vazio na vida da pessoa. É preciso aceitar que existe o vazio, a dor, a falta, para então ser aliviado e curado. Um vazio preenchido com O amor  se torna em contentamento. Somente O amor pode ser o que precisamos - a droga não pode, nem o álcool nem o trabalho excessivo, ou seja, lá o que for que estivermos tentando usar para calar esse eco.
Não permita que seus filhos se desfaçam em pedaços bem na sua frente. Segure essas palavras feito nuvens e as torça feito chuva, para que tragam irrigação e vida à sua família. Vire esta página da sua vida em direção ao amanhecer irradiando luz. Preencha a vida dos filhos com a profundidade do amor e proteção que somente um pai pode oferecer, pois foi planejado pelo criador para isso. Por isso, pai, assuma seu papel, pois, ninguém pode suprir sua falta.

Alexandra Guerra.
alexaguerra.blogspot.com


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Metodologia ou tecnologia

A mudança mais significativa na prática do professor é acompanhar os desafios educacionais que vem se desenhando tão rapidamente nesta nova era digital. O mundo mudou e nosso aluno também. As novas tecnologias alteraram as formas de pensamento e de aprendizagem. Se a mentalidade não for mudada de nada adianta materiais e tecnologias modernas: — em
 https://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk





segunda-feira, 14 de julho de 2014

Educar é...

Educar é gerar.
Buscar.
Cultivar.
Abrir portas.
Construir pontes.
Sonhar.

É Metamorfose.

Educar às vezes é sofrer.
Outras vezes é sorrir.
Educar é inevitável!
Continue educando.



[alexaguerra.blogspot.]

domingo, 13 de julho de 2014

Resultado da promoção de lançamento do DVD: "A Disciplina na Formação da Criança"!!!


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Como proibir é mais fácil do que educar...

Sancionada lei que proíbe castigos físicos contra crianças:
Crianças e adolescentes passaram a ter, desde sexta-feira, dia 27, uma série de novos direitos garantidos com a publicação no Diário Oficial da União da Lei Nº 13.010/2014. O texto sancionado determina que as crianças sejam educadas sem o uso de castigos físicos ou "tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina ou educação". O projeto ganhou o nome de "Lei Menino Bernardo" em homenagem ao garoto gaúcho Bernardo Boldrini, encontrado morto no mês de abril, em Frederico Westphalen (RS). O pai e a madrasta são os principais suspeitos. Além das punições já previstas pelo Código Penal, o projeto determina que os responsáveis pela criança ou adolescente que adotem condutas violentas sejam encaminhados para programas de proteção à família, tratamentos psicológicos ou psiquiátricos, e a cursos de orientação.
 (Hoje em Dia, p. 17 - 28-06/2014; O Tempo, p. 15 - 28/06/2014)

domingo, 29 de junho de 2014

Promoção de LANÇAMENTO do DVD: "A Disciplina na Formação da Criança".

Basta compartilhar em seu facebook e já estará concorrendo e ajudando a semear. O sorteio será feito no dia 27 de julho de 2014.
https://www.facebook.com/pages/Sementes-para-Pais-e-Educadores/140954662740625

Assista nesta palestra porque e como desenvolver o comportamento infantil.Com sugestões de métodos para disciplinar as crianças, para que possam crescer felizes e equilibradas.
APROVEITE ESTE DVD, AFINAL, NINGUÉM NASCE SABENDO COMO CRIAR OS FILHOS!

Por apenas 19,00. Compre na barra à sua direita clicando no botão do PagSeguro.






quinta-feira, 26 de junho de 2014

Neste novo cenário, urge um novo educador disposto a encarar os desafios da educação atual!



Os tempos mudaram e as formas de lidar com o conhecimento também. O advento das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)  alteraram as configurações da forma de pensar e agir do homem de nossa época. E nossa ideia de ensino e aprendizagem, permanece a mesma? O que faremos para compreender e acompanhar estas mudanças tão rápidas? O que faremos para alcançar os frutos que queremos? Neste novo cenário, urge um novo educador disposto a encarar os desafios da educação cristã atual! Este será um de meus temas neste congresso.
Aguardo os capixabas neste evento para mais este desafio! 
Até lá!
Abraços, Alexandra Guerra.

http://eventosnarede.com.br/evento/33/

domingo, 22 de junho de 2014

Procuro Professores - Alexandra Guerra.

 Busco pelos que tem fome de saber, desejo de conhecer as Escrituras e seu Autor. Quero encontrar os radicais que praticam o que ensinam em seu dia a dia:




https://www.youtube.com/user/semeadora7/videos



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Programa "Escola de Pais" - Porque afinal: ninguém nasce sabendo como criar os filhos!

Precisamos nos unir cada vez mais para proteger nossas crianças e dar a elas condições para serem felizes e bem sucedidas, na vida e nos estudos.
 A "Escola de Pais" é um programa ralizado através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que visa fortalecer os pais e proporcionar às  famílias oportunidades de aprendizado, reflexões e vivências voltadas para a orientação e formação de pais.


   
        Guarapari esta vivenciando uma oportunidade histórica para integração família e escola. Este programa  visa orientar as famílias dando suporte quanto à criação de seus filhos. Ele vem tendo atenção da atual administração e ótima adesão e aceitação das escolas e suas famílias. Para nossa surpresa e alegria os pais tem participado com envolvimento e pedido que  encontros como estes continuem acontecendo durante todo ano escolar.

Nosso objetivo principal com a “Escola de Pais”  é  preparar e amparar pais e mães oferecendo serviços  de apoio e orientação a estes, para que de forma articulada possamos assegurar a inclusão escolar e uma rede de proteção à infância.

Durante o mês de maio cerca de 1.317 pais, mães e avós participaram dos encontros realizados nas escolas municipais. Atendemos 15 escolas nesta primeira temporada da ”Escola de Pais” e outras já estão agendadas. O foco inicial foram as escolas de Ensino Fundamental I, mas os outros segmentos já solicitaram o Programa, principalmente os CEMEI.
  
A “Escola de Pais” é realizada nas escolas, por uma equipe da SEMED, através de uma solicitação. Cada encontro com os pais tem aduração de 1hora. Podendo se estender para no máximo 1h 30, quando a escola incrementa com um lanche e apresentações  dos alunos.
 O encontro com os pais é bem dinâmico com: apresentações culturais de alunos, lanches, sorteios, brincadeiras, depoimentos dos participantes... e, é claro o estudo de forma interativa sobre a criação dos filhos, pois, ninguém nasce sabendo como ser pai ou mãe.
Os pais tem liberdade de escolher os próximos temas que serão trabalhados. Também contamos com a participação e sugestões dos pedagogos, diretores, professores e equipe da Secretaria de Educação. Estas observações e sugestões têm sido incorporadas nos planejamentos da “Escola de Pais”, que estão sempre sendo avaliados e refeitos, como em uma roda viva que conta e canta com todos os participantes envolvidos.

A Escola de pais é uma roda viva onde  escola e a família de mãos dadas, se unem, para envolver de cuidados os nossos filhos.

        Os pais e a comunidade escolar aderiram positivamente ao programa! A recepção, participação e depoimentos (em anexo) demonstram o sucesso dos encontros.

Veja alguns dos depoimentos dos participantes:
“Que todas as escolas façam estes encontros sempre. Não existe escola que ensina criar filhos, mas existem pessoas que com palavras mudam para sempre a vida do próximo.” (Mãe de aluno da EMEIEF "Ana Rocha Lyra").

“Achei um espetáculo esse encontro – Escola de Pais! Poderíamos repetir mais vezes no ano.”  (Mãe da EMEIEF "Zilnete Pereira Guimarães" ).

 “Gostaria de elogiar esta iniciativa e esta reunião, pois me ajudou a entender o quanto é necessário estar com os nossos filhos. E que venham outras com temas diferentes! (Mãe da EMEIEF "Florisbela Lino Bandeira").

“Esses encontros são fundamentais para uma proximidade da vida escolar dos filhos.” (Mãe de aluno daEMEIEF "Maria das Graças Sant’Ana Menário").


     Este retorno tão positivo, com interesse e participação das famílias tem nos deixado felizes e nos motivado a ampliar o programa no intuito de contribuir com a formação de pais e famílias, porque afinal:  ninguém nasce sabendo como criar os filhos!

Por: Alexandra Guerra. 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Museu da Família_Alexa Guerra_Narrado





A viagem virtual no futuro para visitar o "Museu da família" nos sensibiliza quanto a possíveis consequências da omissão no lar.
Em um futuro não muito distante as famílias não mais existem e são objetos de museu. 

O "Museu da família" é uma invenção criativa com imagens e metáforas fortes remetendo a vida de todos os dias, provendo um novo olhar, cheio de energia sobre a questão da omissão dos pais na criação de seus filhos. 

Do livro: "Ciclos de vida ou de morte, em qual deles sua família está?"  Alexandra Guerra. 
http://alexaguerra.blogspot.com.br/

quinta-feira, 29 de maio de 2014

"Câmara aprova lei que proíbe castigos físicos em crianças e adolescentes".>> Muito complicada esta lei!

Quero saber se quem é contra dar umas palmas nos filhos sabe o que é criar um filho bem educado e respeitoso! Porque falar o que não vive é hipocrisia!

Todos, claro, somos contra violência, mas o caminho é ensinar aos pais como corrigir e educar seus filhos. Existem métodos para isto, sem é claro, tratar a criança de forma cruel e degradante. A própria Bíblia fala da correção física:

"A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma". Provérbios 29:15,17
Vamos investir na formação de pais e não em mais punições, como esta lei!

"Câmara aprova lei que proíbe castigos físicos em crianças e adolescentes
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira, dia 21, em caráter terminativo e em votação simbólica a lei que visa coibir o emprego de castigo físico, tratamento cruel ou degradante contra crianças e adolescentes. A proposta segue agora para o Senado. Após quatro anos de tramitação, foi feito um acordo para deixar claro no texto que o projeto refere-se a sofrimento físico. Deputados evangélicos resistiam à proposta por considerá-la uma interferência do Estado na educação familiar. A proposta, que vinha sendo chamada de Lei da Palmada desde que iniciou a sua tramitação, vai se chamar agora "Lei Menino Bernardo", em homenagem a Bernardo Boldrini, de 11 anos, que foi encontrado morto em Três Passos (RS). "(O Tempo - 21/05/2014)

Pesquisa Google

Google