Aproveite, semeie e compartilhe:
Pais e educadores inspirem-se e informem-se aqui! Porque a infância é o melhor tempo para semear... O que você faz pelas crianças e suas famílias conta: estamos juntos! Com amor e esperança, Alexandra Guerra!
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
UM DIA PARA FICAR NA HISTÓRIA!!! MINISTÉRIO INFANTIL REUNIDO COMO FAMÍLIA PARA APRENDER QUE A "INFÂNCIA O MELHOR TEMPO PARA SEMEAR". OBRIGADA SENHOR POR MAIS ESTA GRANDE OPORTUNIDADE!!!
3º Congresso de Professores da IIGD -
Em Osasco, SP. Com mais de 800 pessoas reunidas:
Tudo muito lindo,muita unção,renovação,fortificação.
http://escolinhadagraca.blogspot.com.br/quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Agradeço a forma respeitosa e carinhosa com que cada um tem participado neste blog, que completa agora 209.471 visualizações!
"Não há no mundo exagero mais belo que a
gratidão".

Mil gratidões!
Sei que essa bondade se repetirá se confirmando sempre em atos de solidariedade. Pois, “Quem você é faz toda a
diferença”
Vamos em frente! Juntos pela educação, por nossas crianças e
suas famílias!
Alexandra Guerra.
Alexandra Guerra.
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Com o programa "Escola de Pais" a cada dia aumentamos a grande roda de proteção em prol de nossas crianças e jovens. Junte-se a nós! "Alexandra Guerra" ;)
A SEMED - Secretaria Municipal da Educação- atendeu ao chamado de mais escolas comprometidas em preparar e amparar pais e mães oferecendo serviços de apoio e orientação a estes, para que de forma articulada assegurem a inclusão escolar e uma rede de proteção à infância. Veja as fotos de mais "Escolas de Pais" realizadas neste trimestre:
EMEF "Jorge Boueri Sobrinho" :
CEMEI "Maria Ignês Aleixo Pina"
EMEF "Rosa Somões de Almeida":
SEMED - Secretaria Municipal da Educação. http://www.guarapari.es.gov.br
Informações com: "Alexandra Guerra" - E-mail: formacao.semed@hotmail.com
terça-feira, 9 de setembro de 2014
Pensando as práticas pedagógicas nas perspectivas da sociedade do conhecimento
E nossa ideia de ensino e aprendizagem, permanece a mesma?
Análise Comportamental - Experiência Com Macacos
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Palestra em São Paulo, sobre o meu livro Infância, o melhor tempo para semear. Amooo!!!

https://www.facebook.com/escolinha.iigd
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
II Fórum Municipal do Ensino Fundamental - SEMED. Mais uma missão cumprida!
A tirinha abaixo aproxima-se ou distancia-se
das propostas pedagógicas para a sociedade do conhecimento? R:
_______________________
Descreva como esta situação pode
ser invertida:
Confira no site da Prefeitura de Guarapari:
domingo, 24 de agosto de 2014
Seminário de "Alexandra Guerra" no Treinamento para Líderes realizado pelo Universo Teológico, em Vitória, ES.
Na sua
oficina "Ensino Eficaz para Transformar Vidas!" Alexandra
Guerra levou os participantes a aprender fazendo, interagindo, para vivenciarem
o ensino.
Realizado por: http://www.universoteologico.com.br/
Fotos por: Rodolfo Bahiana.
Fotos por: Rodolfo Bahiana.
Se antigamente uma boa aula era sinônimo de silêncio absoluto na classe, onde só o professor podia falar e se locomover, hoje entendemos que boa é aula que possibilita a interação do aluno , levando-o a participar, se envolver e vivenciar o ensino. Aquilo que fazemos e/ou provamos é absorvido com muito mais facilidade do que aquilo que vemos e ouvimos. No entanto, para que os métodos e recursos de ensino sejam realmente envolventes, para que todo o esforço do professor tenha efeito, para que o ensino seja eficaz para transformar vidas é preciso ter autoridade para ensinar, é imprescindível viver aquilo que se ensina!
domingo, 17 de agosto de 2014
terça-feira, 12 de agosto de 2014
"Alexandra Guerra" ficará por conta do tema: Pensando as práticas pedagógicas na perspectivas da sociedade do conhecimento
II Fórum Municipal do
Ensino Fundamental I. Realizado pela SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO de Guarapari /ES.
Tema geral: Perspectivas pedagógicas na sociedade do conhecimento: Pressupostos e desafios.
Dia 25 de agosto. Na Faculdade Pitágoras.
Infromações: http://www.guarapari.es.gov.br/v3/index.php/noticias-semed/2101-ii-forum-do-ensino-fundamental-i-4o-e-5o-anos.html
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
terça-feira, 5 de agosto de 2014
sábado, 2 de agosto de 2014
Reflexão, não só para o DIA DOS PAIS!
Pai, quem pode suprir sua
falta?
Uma
adolescente, de uma escola que trabalhei, teve que ser levada as pressas para o
hospital passando mal, pois havia tomado vários comprimidos, de uma só vez. A
boca desta jovem tremia. Seus braços frios estavam cruzados. Havia lágrimas em
seu rosto. Depois suas colegas de sala disseram que ela queria chamar a atenção
dos pais, pois estavam tendo problemas em casa e seu pai não acreditava nela.
Perguntei se já conversaram - pai e filha - ela respondeu que não adianta, pois
não tem diálogo com o seu pai. Aquele ato inconsequente e desesperado me
pareceu uma tentativa de provar aos seus pais que sua existência valia a pena.
É comum ver
filhos que cresceram sem o pai, um dia resolverem procurá-lo. Outro dia mesmo
uma mãe me contou que seu filho adolescente quis ir atrás do pai. O coração
dela, naquele momento, estava escorregadio e trêmulo. Mesmo tendo um padrasto e
sabendo que o pai biológico não se importava com ele, lá se foi o garoto atrás
do fulano que o gerou. Encontrou-se com ele e ficou mais frustrado e
decepcionado ao ter de lidar com o descaso do tal "pai". Soltou-lhe
um último adeus encharcado, fez meia volta e saiu. Não consigo lhe explicar a
intensidade da decepção deste rapaz. São encontros dolorosos, muitas vezes
traumáticos, mas às vezes necessários.
Todos nós conhecemos
pessoas que foram criadas sem o pai. A maneira de expressar a dor é diferente,
mas o sofrimento é o mesmo de sempre: a dor de não ter um pai presente. Já vi
crianças pequenas chorando ao verem seu pai, que há muito tempo não viam.
Jovens revoltados, adultos procurando uma maneira de lidar com esta ausência. E se você não consegue imaginar como é a dor
desta falta, pense em um vazio escuro. Pense em cacos de desespero. Pense em
cortinas de chuva fechadas ao seu redor.
Pai não machuque com sua ausência! Ninguém pode suprir sua falta. A mãe não
supre a falta do pai na vida do filho, por mais esforços que essa possa fazer.
"_Eu
criei meu filho sozinha, fui mãe e pai dele." Já ouvimos isso várias
vezes. Mas será que isso é possível? Fiquei impactada com o que uma amiga me
disse a respeito disso. Sendo ela mãe de dois rapazes, desabafou que o papel do
pai fica vazio no lar, pois não há como substituí-lo, seja com tios, avôs ou
mesmo uma mãe dedicada que tenta se desdobrar. O que esta sábia mãe faz então,
é deixar que seu filho conviva com outras famílias onde o pai é presente, para
que assim o rapaz tenha modelos e referências de um pai.
Todo ser
humano precisa de um pai e uma mãe. É muito grave quando nos acomodamos com uma
situação ao ponto de aceitarmos ela como algo normal socialmente. Não quero
dizer com isso que os filhos devem sofrer com esta questão, a pesar de que,
esse sofrimento é inevitável. Mas é necessário que fique bem claro que o lugar
de um pai ausente fica vazio na vida da pessoa. É preciso aceitar que existe o
vazio, a dor, a falta, para então ser aliviado e curado. Um vazio preenchido com
O amor se torna em contentamento.
Somente O amor pode ser o que precisamos - a droga não pode, nem o álcool nem o
trabalho excessivo, ou seja, lá o que for que estivermos tentando usar para
calar esse eco.
Não permita que seus filhos se
desfaçam em pedaços bem na sua frente. Segure essas palavras feito nuvens e as
torça feito chuva, para que tragam irrigação e vida à sua família. Vire esta
página da sua vida em direção ao amanhecer irradiando luz. Preencha a vida dos filhos com a profundidade do amor e proteção que
somente um pai pode oferecer, pois foi planejado pelo criador para isso.
Por isso, pai, assuma seu papel, pois, ninguém pode suprir sua falta.
Alexandra
Guerra.
alexaguerra.blogspot.com
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Para receber as mensagens curta esta página do face.
https://www.facebook.com/pages/Sementes-para-Pais-e-Educadores/140954662740625

https://www.facebook.com/pages/Sementes-para-Pais-e-Educadores/140954662740625

quarta-feira, 23 de julho de 2014
Metodologia ou tecnologia
A mudança mais significativa na prática do professor é acompanhar os desafios educacionais que vem se desenhando tão rapidamente nesta nova era digital. O mundo mudou e nosso aluno também. As novas tecnologias alteraram as formas de pensamento e de aprendizagem. Se a mentalidade não for mudada de nada adianta materiais e tecnologias modernas: — em
https://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk
segunda-feira, 14 de julho de 2014
Educar é...
Educar é gerar.
Buscar.
Cultivar.
Abrir portas.
Construir pontes.
Sonhar.
É Metamorfose.
Educar às vezes é
sofrer.
Outras vezes é
sorrir.
Educar é inevitável!
Continue educando.
[alexaguerra.blogspot.]
domingo, 13 de julho de 2014
Resultado da promoção de lançamento do DVD: "A Disciplina na Formação da Criança"!!!
- Sementes para Pais e Educadores O número sorteado para ganhar o DVD: "A Disciplina na Formação da Criança" foi... 88, que é a AECEP!!!!!!https://www.facebook.com/pages/AECEP/274738392542543...
- Agradeço de todo coração a todos que participando ajudaram a semear!
- Aproveitem, tem promoção nova: Compre o Kit e ganhe o EaD Pais > http://alexaguerra.blogspot.com.br/
sábado, 12 de julho de 2014
Aproveite a promoção: Compre o Kit e ganhe o EAD Pais!

*Compre na barra à sua direita clicando no botão do PagSeguro>
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Como proibir é mais fácil do que educar...
Sancionada lei que proíbe castigos físicos contra crianças:
Crianças e adolescentes passaram a ter, desde sexta-feira, dia 27, uma série de novos direitos garantidos com a publicação no Diário Oficial da União da Lei Nº 13.010/2014. O texto sancionado determina que as crianças sejam educadas sem o uso de castigos físicos ou "tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina ou educação". O projeto ganhou o nome de "Lei Menino Bernardo" em homenagem ao garoto gaúcho Bernardo Boldrini, encontrado morto no mês de abril, em Frederico Westphalen (RS). O pai e a madrasta são os principais suspeitos. Além das punições já previstas pelo Código Penal, o projeto determina que os responsáveis pela criança ou adolescente que adotem condutas violentas sejam encaminhados para programas de proteção à família, tratamentos psicológicos ou psiquiátricos, e a cursos de orientação.
Crianças e adolescentes passaram a ter, desde sexta-feira, dia 27, uma série de novos direitos garantidos com a publicação no Diário Oficial da União da Lei Nº 13.010/2014. O texto sancionado determina que as crianças sejam educadas sem o uso de castigos físicos ou "tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina ou educação". O projeto ganhou o nome de "Lei Menino Bernardo" em homenagem ao garoto gaúcho Bernardo Boldrini, encontrado morto no mês de abril, em Frederico Westphalen (RS). O pai e a madrasta são os principais suspeitos. Além das punições já previstas pelo Código Penal, o projeto determina que os responsáveis pela criança ou adolescente que adotem condutas violentas sejam encaminhados para programas de proteção à família, tratamentos psicológicos ou psiquiátricos, e a cursos de orientação.
(Hoje em Dia, p. 17 - 28-06/2014; O Tempo, p. 15 - 28/06/2014)
sexta-feira, 4 de julho de 2014
domingo, 29 de junho de 2014
Promoção de LANÇAMENTO do DVD: "A Disciplina na Formação da Criança".
Basta compartilhar em seu facebook e já estará concorrendo e ajudando a semear. O sorteio será feito no dia 27 de julho de 2014.
https://www.facebook.com/pages/Sementes-para-Pais-e-Educadores/140954662740625
Assista nesta palestra porque e como desenvolver o comportamento infantil.Com sugestões de métodos para disciplinar as crianças, para que possam crescer felizes e equilibradas.
APROVEITE ESTE DVD, AFINAL, NINGUÉM NASCE SABENDO COMO CRIAR OS FILHOS!
Por apenas 19,00. Compre na barra à sua direita clicando no botão do PagSeguro.
https://www.facebook.com/pages/Sementes-para-Pais-e-Educadores/140954662740625
Assista nesta palestra porque e como desenvolver o comportamento infantil.Com sugestões de métodos para disciplinar as crianças, para que possam crescer felizes e equilibradas.
APROVEITE ESTE DVD, AFINAL, NINGUÉM NASCE SABENDO COMO CRIAR OS FILHOS!
Por apenas 19,00. Compre na barra à sua direita clicando no botão do PagSeguro.
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Neste novo cenário, urge um novo educador disposto a encarar os desafios da educação atual!
Os tempos mudaram e as formas de lidar com o conhecimento também. O advento das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) alteraram as configurações da forma de pensar e agir do homem de nossa época. E nossa ideia de ensino e aprendizagem, permanece a mesma? O que faremos para compreender e acompanhar estas mudanças tão rápidas? O que faremos para alcançar os frutos que queremos? Neste novo cenário, urge um novo educador disposto a encarar os desafios da educação cristã atual! Este será um de meus temas neste congresso.
Aguardo os capixabas neste evento para mais este desafio!
Até lá!
Abraços, Alexandra Guerra.
http://eventosnarede.com.br/evento/33/
domingo, 22 de junho de 2014
Procuro Professores - Alexandra Guerra.
Busco pelos que tem fome de saber, desejo de conhecer as Escrituras e seu Autor. Quero encontrar os radicais que praticam o que ensinam em seu dia a dia:
https://www.youtube.com/user/semeadora7/videos
https://www.youtube.com/user/semeadora7/videos
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Programa "Escola de Pais" - Porque afinal: ninguém nasce sabendo como criar os filhos!
Precisamos nos unir cada vez mais para proteger nossas crianças e dar a elas condições para serem felizes e bem sucedidas, na vida e nos estudos.
A "Escola de Pais" é um programa ralizado através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que visa fortalecer os pais e proporcionar às famílias oportunidades de aprendizado, reflexões e vivências voltadas para a orientação e formação de pais.
Guarapari esta vivenciando uma oportunidade histórica para
integração família e escola. Este programa visa orientar as famílias dando suporte quanto
à criação de seus filhos. Ele vem tendo atenção da atual administração e ótima
adesão e aceitação das escolas e suas famílias. Para nossa surpresa e alegria
os pais tem participado com envolvimento e pedido que encontros como estes continuem acontecendo
durante todo ano escolar.
Nosso
objetivo principal com a “Escola de Pais” é preparar
e amparar pais e mães oferecendo serviços de apoio e orientação a estes,
para que de forma articulada possamos assegurar a inclusão escolar e uma rede
de proteção à infância.
Durante o mês de maio cerca de
1.317 pais, mães e avós participaram dos encontros realizados nas escolas
municipais. Atendemos 15 escolas nesta primeira temporada da ”Escola de Pais” e
outras já estão agendadas. O foco inicial foram as escolas de Ensino
Fundamental I, mas os outros segmentos já solicitaram o Programa,
principalmente os CEMEI.
A
“Escola de Pais” é realizada nas escolas, por uma equipe da SEMED, através de
uma solicitação. Cada encontro com os
pais tem aduração de 1hora. Podendo se estender para no máximo 1h 30, quando a
escola incrementa com um lanche e apresentações
dos alunos.
O encontro com os pais é bem dinâmico com: apresentações culturais de
alunos, lanches, sorteios, brincadeiras, depoimentos dos participantes... e, é
claro o estudo de forma interativa sobre a criação dos filhos, pois,
ninguém nasce sabendo como ser pai ou mãe.
Os pais tem liberdade de escolher os próximos temas que serão
trabalhados. Também contamos com a participação e sugestões dos pedagogos,
diretores, professores e equipe da Secretaria de Educação. Estas observações e
sugestões têm sido incorporadas nos planejamentos da “Escola de Pais”, que estão sempre sendo avaliados e refeitos, como
em uma roda viva que conta e canta com todos os participantes envolvidos.
A Escola de pais é uma
roda viva onde escola e a família de
mãos dadas, se unem, para envolver de cuidados os nossos filhos.
Os pais e a comunidade escolar
aderiram positivamente ao programa! A recepção, participação e depoimentos (em
anexo) demonstram o sucesso dos encontros.
Veja alguns dos depoimentos dos participantes:
“Que todas as escolas
façam estes encontros sempre. Não existe escola que ensina criar filhos, mas
existem pessoas que com palavras mudam para sempre a vida do próximo.” (Mãe de
aluno da EMEIEF "Ana Rocha Lyra").
“Achei um espetáculo
esse encontro – Escola de Pais! Poderíamos repetir mais vezes no ano.” (Mãe
da EMEIEF "Zilnete Pereira Guimarães" ).
“Gostaria de
elogiar esta iniciativa e esta reunião, pois me ajudou a entender o quanto é
necessário estar com os nossos filhos. E que venham outras com temas
diferentes! (Mãe da EMEIEF "Florisbela Lino Bandeira").
“Esses encontros são
fundamentais para uma proximidade da vida escolar dos filhos.” (Mãe de aluno
daEMEIEF "Maria das Graças Sant’Ana Menário").
Este
retorno tão positivo, com interesse e participação das famílias tem nos deixado
felizes e nos motivado a ampliar o programa no intuito de contribuir com a
formação de pais e famílias, porque afinal: ninguém nasce sabendo como criar os filhos!
Por: Alexandra Guerra.
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Museu da Família_Alexa Guerra_Narrado
A viagem virtual no futuro para visitar o "Museu da família" nos sensibiliza quanto a possíveis consequências da omissão no lar.
Em um futuro não muito distante as famílias não mais existem e são objetos de museu.
O "Museu da família" é uma invenção criativa com imagens e metáforas fortes remetendo a vida de todos os dias, provendo um novo olhar, cheio de energia sobre a questão da omissão dos pais na criação de seus filhos.
Do livro: "Ciclos de vida ou de morte, em qual deles sua família está?" Alexandra Guerra.
http://alexaguerra.blogspot.com.br/
Em um futuro não muito distante as famílias não mais existem e são objetos de museu.
O "Museu da família" é uma invenção criativa com imagens e metáforas fortes remetendo a vida de todos os dias, provendo um novo olhar, cheio de energia sobre a questão da omissão dos pais na criação de seus filhos.
Do livro: "Ciclos de vida ou de morte, em qual deles sua família está?" Alexandra Guerra.
http://alexaguerra.blogspot.com.br/
quinta-feira, 29 de maio de 2014
"Câmara aprova lei que proíbe castigos físicos em crianças e adolescentes".>> Muito complicada esta lei!
Quero saber se quem é contra dar umas palmas nos filhos sabe o que é criar um filho bem educado e respeitoso! Porque falar o que não vive é hipocrisia!
Todos, claro, somos contra violência, mas o caminho é ensinar aos pais como corrigir e educar seus filhos. Existem métodos para isto, sem é claro, tratar a criança de forma cruel e degradante. A própria Bíblia fala da correção física:
"A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma". Provérbios 29:15,17
Vamos investir na formação de pais e não em mais punições, como esta lei!
"Câmara aprova lei que proíbe castigos físicos em crianças e adolescentes
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira, dia 21, em caráter terminativo e em votação simbólica a lei que visa coibir o emprego de castigo físico, tratamento cruel ou degradante contra crianças e adolescentes. A proposta segue agora para o Senado. Após quatro anos de tramitação, foi feito um acordo para deixar claro no texto que o projeto refere-se a sofrimento físico. Deputados evangélicos resistiam à proposta por considerá-la uma interferência do Estado na educação familiar. A proposta, que vinha sendo chamada de Lei da Palmada desde que iniciou a sua tramitação, vai se chamar agora "Lei Menino Bernardo", em homenagem a Bernardo Boldrini, de 11 anos, que foi encontrado morto em Três Passos (RS). "(O Tempo - 21/05/2014)
Assinar:
Postagens (Atom)















