terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dia dos pais no CC VER em BH.


Foi lindo ver a alegria das crianças brincando com seus pais na festa promovida pela escola. Aí está o Davi presenteando o papai com o livro "Infância". Como os filhos escreveram na dedicatória: Este livro vai ajuda-los na tarefa mais nobre da vida: amar e cuidar dos filhos.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Agora, vamos brincar com algumas palavras. O que você vê?





Em preto você pode ler a palavra GOOD, em branco a palavra EVIL (dentro de cada letra preta tem uma letra branca).



Agora, o que você vê acima?
Você pode não ver isso à primeira vista, mas nos espaços em branco pode-se ler a palavra optical, na paisagem azul lê-se a palavra illusion. Olhe novamente! Pode ver porque esta pintura é chamada de ilusão de ótica?

Nosso cérebro é incrivel!

Mais coisas de cérebro . . Da Universidade de Cambridge .

Só pssaoes epsertas cnsoeugem ler itso. Eu não cnogseui acreidatr que relmanet pidoa etndeer o que etvsaa lndeno. O pdoer fnemoeanl da mntee huamna, de aorcdo com uma psqueisa da Unvireisadde de Cmabrigde, não ipmrota a odrem em que as lteras em uma plavara etsão, a úcina cisoa ipmotratne é que a piremira e a útimla ltreas etseajm no lguar ctreo. O rseto pdoe etasr uma ttaol bnauguça e vcoê adnia pdoreá ler sem perolbmea. Itso pruqoe a mtene haunma não lê cdaa lreta idnvidailuemtne, mas a pvrlaaa cmoo um tdoo. Ipessrinaonte hien? É e eu smrepe pnenesi que slortaerr era ipmorantte! Se vcoê pdoe ler itso pssae aidntae !!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mensagem para o dia dos pais.

Pai, ninguém pode suprir sua falta.

Uma adolescente, de uma escola que trabalhei, teve que ser levada as pressas para o hospital passando mal, pois havia tomado vários comprimidos, de uma só vez. A boca desta jovem tremia. Seus braços frios estavam cruzados. Havia lágrimas em seu rosto. Depois suas colegas de sala disseram que ela queria chamar a atenção dos pais, pois estavam tendo problemas em casa e seu pai não acreditava nela. Perguntei se já conversaram - pai e filha - ela respondeu que não adianta, pois não tem diálogo com o seu pai. Aquele ato desesperado me parecia uma tentativa de provar aos seus pais que sua existência valia a pena.
É comum ver filhos que cresceram sem o pai, um dia resolverem procurá-lo. Outro dia mesmo uma mãe me contou que seu filho adolescente quis ir atrás do pai. O coração dela, naquele momento, estava escorregadio e trêmulo. Mesmo tendo um padrasto e sabendo que o pai biológico não se importava com ele, lá se foi o garoto atrás do fulano que o gerou. Encontrou-se com ele e ficou mais frustrado e decepcionado ao ter de lidar com o descaso do tal "pai". Soltou-lhe um último adeus encharcado, fez meia volta e saiu. Não consigo lhe explicar a intensidade da decepção deste rapaz. São encontros dolorosos, muitas vezes traumáticos, mas às vezes necessários.
Todos nós conhecemos pessoas que foram criadas sem o pai. A maneira de expressar a dor é diferente, mas o sofrimento é o mesmo de sempre: a dor de não ter um pai presente. Já vi crianças pequenas chorando ao verem seu pai, que há muito tempo não viam. Jovens revoltados, adultos doentes e traumatizados. E se você não consegue imaginar como é a dor desta falta, pense em um vazio escuro. Pense em cacos de desespero. Pense em cortinas de chuva fechadas ao seu redor.
Pai não machuque com sua ausência! Ninguém pode suprir sua falta. A mãe não supre a falta do pai na vida do filho, por mais esforços que essa possa fazer.
"_Eu criei meu filho sozinha, fui mãe e pai dele." Já ouvimos isso várias vezes. Mas será que isso é possível? Fiquei impactada com o que uma amiga me disse a respeito disso. Sendo ela mãe de dois rapazes, desabafou que o papel do pai fica vazio no lar, pois não há como substituí-lo, seja com tios, avôs ou mesmo uma mãe dedicada que tenta se desdobrar. O que esta Sábia mãe faz então, é deixar que seu filho conviva com outras famílias onde o pai é presente, para que assim o rapaz tenha modelos e referencias de um pai.
Todo ser humano precisa de um pai e uma mãe. É muito grave quando nos acomodamos com uma situação ao ponto de aceitarmos ela como algo normal socialmente. Não quero dizer com isso que os filhos devem sofrer com esta questão, a pesar de que, esse sofrimento é inevitável. Mas é necessário que fique bem claro que o lugar de um pai ausente fica VAZIO na vida da pessoa. Pois não foi assim que Deus planejou a família.
É preciso aceitar que existe o vazio, a dor, a falta, para então ser aliviado e curado pelo Senhor Deus Eterno. Somente em Jesus Cristo podemos encontrar a restauração para algo tão essencial para o ser humano: o pai. Só o Pai do céu é capaz de aliviar e curar essa dor com o seu amor paternal. Com seus olhos de bondade das cores do arco no céu depois da chuva. Um vazio preenchido com o amor de Deus se torna em contentamento. Somente Deus pode ser tudo o que precisamos - a droga não pode, nem o álcool nem o trabalho excessivo, ou seja lá o que for que estivermos tentando usar para calar esse eco.
Deus nosso Pai do céu é o transbordar da verdadeira paz. Ele é o pai dos órfãos. "O governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."(Isaías 9:6)
Ele é a cura para os doentes. Força para os fracos. Riqueza para os pobres.
Ele é o Pai do céu. Busque-o, pois todo aquele que o invoca com um coração sincero, o encontra.
Não permita que seus filhos se desfaçam em pedaços bem na sua frente. Segure essas palavras feito nuvens e as torça feito chuva, para que tragam irrigação e vida à sua família. Vire esta página da sua vida em direção ao amanhecer irradiando luz. Preencha a vida dos filhos com a profundidade do amor e proteção que somente um pai pode oferecer, pois foi planejado pelo criador para isso. Por isso, pai, ninguém pode suprir sua falta.

Alexandra Guerra Castanheira é esposa e mãe. Escritora, pedagoga, palestrante e jardineira. Autora, dentre outros, do livro " Infância: O Melhor Tempo Para Semear” da Editora Betânia.
E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com Blog: alexaguerra.blogspot.com

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Alegria e comunhão no Hopi Hari com a caravana que foi no congresso da AECEP - 2008.





"Se a igreja não discipular a nação, a nação vai discipular a igreja" Darrow Miller. A igreja brasileira está discipulando o Brasil ou é a nação que está doutrinando a igreja?
[17º Workshop de Educação Escolar Cristã]

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Fotos no 17º Workshop de Educação Escolar Cristã da AECEP - O PODER DA VERDADE NA EDUCAÇÃO. Julho de 2008. Sumaré, SP. http://www.aecep.org.br/

O
Olha aí o Colégio Cristão VER marcando presença!
Da esquerda para a direita: Vera, Sandra, Evelyn, Bruna, Orlindo, Telma,
Cristina, Aelxandra e Isabel.

Participação com alegria da Equipe do Colégio Batista Getsemani.


Exposição dos trabalhos do CC VER sobre o projeto institucional:FAMÍLIA.

A riqueza que o projeto: FAMILIA gerou é grande demais! Não caberia neste blog. Este projeto mexeu muito com as famílias e com toda nossa escola.
Em uma palestra para os pais uma mãe desabafou:
"_ Será que está valendo a pena deixar nossos filhos para trabalhar mais e tentar dar uma condição financeira melhor?"
Queridas famílias, vocês são bem aventuradas, pois conhecem o propósito de Deus para as famílias alcançarem união e felicidade.
Alexandra.

Alexa ministrando sobre: Escola & Família.

TEMA: Ferramentas para a escola resgatar que a verdadeira chave para a educação cristã é o lar – Alexandra Guerra – Orlindo Souza, Colégio Cristão VER.

quinta-feira, 31 de julho de 2008


Precisamos compreeder como é o ser humano do nosso século. Aceitá-lo. Amá-lo. Libertá-lo de si mesmo. E transformá-lo com o poder da verdade divina.
Alexandra Guerra.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Concorra a um livro deixando um comentário neste blog.


Parabéns Drica!

Você ganhou o livro "Infância" sorteado no mês de julho.

Por favor, me envie por e-mail o endereço para a entrega.

Um abraço amigo da Alex@!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

"Viciados em computador e celular".



"Uma pesquisa realizada em doze países concluiu que as crianças brasileiras são as que mais usam internet e celular. Para o estudo, encomendado pelo canal de TV Nickelodeon, foram ouvidas 7000 crianças de 8 a 14 anos que pertencem a famílias de classe média."


Acessam a internet diariamente:
Média no Brasil> 66% X Média nos outros países> 40%
Usam o celular três ou mais vezes por semana:
Média no Brasil>81% X Média nos outros países> 71%
Número de amigos virtuais que nunca encontram pessoalmente:
Média no Brasil>12 X Média nos outros países> 5
Número de amigos no MSN:
Média no Brasil>80 X Média nos outros países> 40.

Fonte: Playground Digital. Revista Veja: 31 de outubro de 2007.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Qual é o seu maior negócio?

Seu maior negócio.

Gestores, líderes, homens e mulheres de negócios também têm filhos, pelo menos ainda tem. Sei que a sua família é seu bem mais precioso. Todo mundo sabe disso, mas muita gente age como se não o soubesse. Quero lembrá-lo neste artigo da importância da sua família em sua vida. De que adiantaria ser bem sucedido profissionalmente e perder a sua família? Por isso, seu maior negócio é sua família!
Em uma palestra que eu ministrava uma mãe desabafou:
"_ Será que está valendo a pena deixar nossos filhos para trabalhar tanto e tentar dar uma condição financeira melhor para nossa família?"
Acho que esta mulher percebeu que estava perdendo mais do que ganhando! Perdendo: os primeiros passinhos, o choro do primeiro dia de aula, aquela apresentação, uma amizade alegre e desinteressada...
Um jovem pai me disse com os olhos molhados de emoção:
"_ Como podemos amar tanto alguém que conhecemos há tão pouco tempo?" E voltou seu olhar profundo para o seu bebê.
O sorriso de um filho nos deixa mais felizes do que um par de sapatos da moda. A confiança deles em nos contar algo nos satisfaz muito mais do que um eletrodoméstico novo. Quando nossos filhos querem saber nossa opinião elevam mais nossa auto estima do que um elogio de um cliente. São coisas que não têm preço, e que somente uma família pode nos dar, mas às vezes nos esquecemos e as trocamos por tão pouco.
Se a família vai bem, até o trabalho flui melhor. Simples assim!
Então agora, pegue o telefone ou um pedaço de papel para escrever um bilhete para seu filho. Diga o quanto você o ama. E faça-lhe um elogio. Não repreenda, não xingue, não desta vez. Agora é o momento de expressar seu amor por sua família! Desta forma você estará investindo no seu maior negócio.
Alexandra Guerra Castanheira é esposa e mãe. Autora do livro " Infância: O Melhor Tempo Para Semear” da Editora Betânia. Pedagoga, palestrante e jardineira.
E-mail: alexaguerra76@hotmail.com Blog: alexaguerra.blogspot.com

terça-feira, 8 de julho de 2008

A salvação de uma geração passa principalmente pelos pais, por isso, as famílias tem sido terrivelmente atacadas e destruídas!
[Alexandra Guerra.]

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Deus vai perguntar aos pais... Naquele dia...

O que será que Deus vai perguntar aos pais... Naquele dia...

Deus não vai perguntar se vocês andaram na moda. Deus está mais preocupado com os nossos adornos internos: não quer que a gente guarde amargura, que a gente alimente pensamentos ruins.
Deus não vai perguntar que tipo de carro você dirigiu. Ele deve perguntar se você apostou corrida com seu filho, se fez um desenho, e se de lhe deu uma amizade alegre.
Deus não vai perguntar o tamanho da sua casa. Ele vai perguntar quantos colegas do seu filho você recebeu nela.
Deus não vai perguntar sobre a cor da pele do seu filho. Ele vai perguntar sobre o conteúdo do seu caráter.
Deus pode não perguntar se você trabalhou muito, mas pode perguntar se você descarregou ou descontou suas frustrações e cansaço em sua família.
Deus já sabe que você cometeu erros com o seu filho, o que Ele pode lhe perguntar é se você pediu perdão quando errou e se procurou mudar de atitude.
Deus não vai perguntar quanto vale seu tempo, mas Ele pode perguntar se você ajudou seu filho a fazer a lição. Se você o buscou na escola. Se você foi assistir a sua apresentação.
Deus não vai perguntar o que aconteceu na novela, mas vai te perguntar se você mostrou a seu filho como juntar as mãos e orar, se você ensinou o seu coraçãozinho a amar a Palavra de Deus.
Deus não deve perguntar qual era a sua posição social ou quanto pagou a uma babá, mas vai querer saber se foi você quem educou e inspirou seu filho.
Talvez Deus não vai perguntar quantos filhos você teve. Mas Ele vai perguntar quantos filhos você realmente criou e se você foi pai ou mãe de verdade!
Deus quer saber dos seus medos e angústias, assim como, Ele quer conhecer seus sonhos e vontades.
Deus quer saber se seu filho pode se espelhar em você!
Deus vai perguntar se você perdeu seu filho para o mundo, ou se o ganhou para Deus!
Deus quer saber se o coração dos pais está voltado para os filhos, e se o coração dos filhos está voltado para os pais.
E por fim, Deus vai querer saber se você amou o ser humano que Ele colocou em suas mãos.
E o melhor de tudo é que há tempo para recomeçar, hoje, agora! Pois, amanhã pode ser o seu dia de responder essas perguntas para Deus...
Senhor ajuda-nos! Transforme e mude completamente a nossa mente!
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que o nosso coração seja sábio.” Salmos 90:12.

Alexandra Guerra é esposa e mãe. Autora do livro " Infância: O Melhor Tempo Para Semear” da Editora Betânia. Pedagoga, palestrante e jardineira.
Blog: alexaguerra.blogspot.com E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com

quarta-feira, 2 de julho de 2008

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Quem sou eu...


Sou Alexandra, minha cabeça está cheia de jardins, acho que foi Deus quem plantou eles aqui.
Sou esposa e mãe.
Educadora e pedagoga.
Escrevi alguns livros, dentre eles, "Infância: o melhor tempo para semear." Publicado pela Editora Betânia.
Escrevo e leio por prazer. Gosto de ler C. S. Lewis.
Gosto de chocolate, da cor rocha e de nadar.
Sou deslumbrada com a criação! Com o mar, as plantas, animais, estrelas... Tudo o que Deus criou é maravilhoso e fascinante!
Respeito e admiro os pais, pois eles têm a missão mais nobre que existe: amar e educar um ser humano. Sinto-me honrada por poder ajudar e inspirar os pais.
Anseio ser guiada por Princípios Bíblicos. Decido subordinar sentimentos a valores. Sinto-me mais perto de Deus quando leio a Bíblia e quando estou em um jardim. Ah! Sou jardineira. Estou semeando as sementes da minha mais alta esperança no solo do seu coração.
Deus é tudo para mim, sempre o amei. “Tu és o meu abrigo e o meu escudo, e na tua palavra coloquei minha esperança.” Sl 119:114. Entreguei-me a Ele na infância. E ainda me entrego a cada dia. Sem o Deus Eterno o que sou e o que faço perde o sentido. Não posso nem imaginar minha vida sem o senhorio de Jesus. Nada me faz mais satisfeita do que agradar e servir a Deus! Hoje vislumbro a felicidade de obedecê-lo. “Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.” Salmos 119:10.
O Salmo 119 é o meu preferido! Uma palavra que me define: Busca. Algo que busco incansavelmente: ter cosmovisão cristã.




Se você quer ver quem sou eu no formato padrão, veja meu currículo.

BREVE CURRÍCULO

  • Alexandra Guerra Castanheira

Formação

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Básico em Teologia pelo Instituto Cristo para as Nações, filiado ao Christ for the Nations, Dallas, USA.
Graduada no Instituto Haggai Brasil, em Formação de Lideres Cristãos.

Experiência
Escritora do livro: Infância: O Melhor Tempo Para Semear. Editora Betânia.
Escritora do livro infantil: “Caramujino, o caramujo resmungão “, Editora Atos.
Escritora, juntamente com seu esposo, do livro: “Dinâmicas para ensinar a Bíblia”, Ed. LERBAN.
Seis anos como escritora e coordenadora de literatura para crianças, jovens e adultos na Editora LERBAN (Livraria Editora Renovação Batista Nacional), com várias publicações; (1996 – 2002).
Professora de Didática e Educação Cristã no Seminário Evangélico Betesda/MG.
Professora e coordenadora de Escolas Bíblicas de igrejas, desde 1997. Dentre elas, da Igreja Batista Getsêmani/BH - durante 2002.
Ministrante do CECED “Centro de Educação Cristã Ensino Dinâmico”, com larga experiência em formação de educadores cristãos. Desde 1997 vem trabalhando com a formação de pais, líderes e professores de escolas bíblicas, dando treinamentos e assessorias.
Nove meses de experiência com igrejas da Flórida, nos USA - 2003.
Supervisora pedagógica de 1ª a 8ª série, no Instituto Educacional Betesda de Ensino Fundamental – 2004 e 2206.
Diretora do Colégio Cristão VER, escola da Missão V.E.R. Educação Infantil e 1ª a 4ª séries – Desde 2004.
Capacitadora da AECEP.
Fone: (31) – 9304 5846
E-mail: alexaguerra76@hotmail.com
Blog>> http://alexaguerra.blogspot.com/

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Uma maneira eficaz de lutar pela redenção do ser
humano é começando antes da infância, antes da
gestação, ...
é investindo nos pais.
[Alexandra Guerra]

terça-feira, 17 de junho de 2008


“A infância é o melhor tempo para semear.
Você é o jardineiro.
Cuide bem de seu jardim, afinal você vive nele.” Alexandra Guerra.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Uma conversa com duas crianças que me marcou:

Uma família completamente nova.

Eu estava agachada diante de duas meninas de quatro anos de idade e conversava com elas por causa de suas constantes brigas e agressões físicas na escola. Uma delas, a maior, entregou a sua mãe - como elas sempre fazem nesta idade:
"_ Mas a minha mãe disse que é para eu descontar se alguém me provocar!"
A outra menina, bem menor do que a outra, tomou coragem e disse:
"_ A minha mãe também disse isso."
Respirei fundo, pois já vi esse filme antes, e respondi:
_ Então vou ter que chamar as suas mamães aqui na escola para conversarmos, pois não podemos bater uns nos outros. Vocês acham certo bater? _ E as duas balançaram a cabeça gesticulando um não bem enfático. A maior que falava lentamente, disse com seu olhar distante e apagado:
_ Mas minha mãe bateu no meu pai e jogou as roupas dele na rua... _ A outra a interrompeu em prantos:
_ E a minha mãe chamou a polícia para o meu pai e eles brigam muito! _ As lágrimas desciam pelo seu rostinho pequenino, as mãozinhas começaram a tremer. Eu fiz um gesto de apoio segurando em sua perninha. A outra garotinha olhou para minha mão então percebi e também coloquei a outra mão em seu joelho enquanto eu as acariciava.
_ Mas vocês não precisam ser como seus pais, vocês podem ser diferentes. Nós vamos ajudar se vocês quiserem. _ Eu disse e olhei para a coordenadora que estava ao lado.
A de olhos e rosto molhados dizia entre soluços:
_ Eu quero, eu quero...
A outra gesticulou com a cabeça dizendo que também queria. Seus olhos inexpressivos penetraram pelos meus.
_Então vamos ajudar vocês, mas vocês não podem bater uma na outra, tudo bem?
A coordenadora da escola continuou a conversa com elas enquanto eu me levantei angustiada para recuperar o fôlego! Mas meu coração continuou no chão, aos pés das garotinhas.
Uma menina parecia anestesiada e distante. A outra olhava profundo nos meus olhos e deixava sair por suas lágrimas a angustia e o desespero.
Neste ponto uma aflição tomou conta de mim. Me dei conta de que a situação de muitas outras crianças é exatamente esta. Tão pequenas e já tem tantos problemas causados por seus pais! Quem trabalha com crianças lida com estas situações constantemente. É angustiante a situação das famílias! Elas estão como terrenos áridos, trincados pela secura, onde só nascem plantas duras com espinhos, que suportam a sequidão do deserto.
"Esse é o quadro - que não é de destruição, mas de reconstrução. Aquelas terras limitadas pelo espaço, pelo tempo, pela matéria e pelos sentidos precisam ser capinadas, cavadas e semeadas em busca de uma nova colheita. Pode até ser que estejamos cansados daquelas terras antigas; porém Deus não está." [Um ano com C. S. Lewis. Ed Ultimato. Pg. 183.]
Precisamos de um grande milagre para resgatar as famílias. Ainda bem que Deus é especialista em milagres. Nós cuidamos da terra e semeamos, aí vem Deus é dá o milagre da vida, transformando as sementes em plantas. Gerando as flores e os frutos. Mas primeiro a semente tem que morrer para si. Morrer para seu desejo limitado de ser semente apenas.
Precisamos de uma família restaurada e completamente nova.
Ainda bem que "O Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada." Salmos 37:28.
A saída existe. O milagre de uma nova família pode acontecer. Na verdade, nos sabemos como as famílias podem ser renovadas. Depende do caminho que escolhemos. "Espera no Senhor, segue o seu caminho." Salmos 37:34.

Alexandra Guerra Castanheira
Autora do livro " Infância: O Melhor Tempo Para Semear”. Pedagoga, palestrante e jardineira.
E-mail: alexaguerra76@hotmail.com Blog: alexaguerra.blogspot.com

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Encontro de pais & educadores

Este encontro de pais & educadores vai semear inspiração e esperança no solo do seu coração!
Temas
Somos pais! E agora?
“Infância, o melhor tempo para semear”
Plenária: aberto a perguntas.
Você, o semeador! Ministração e oração.
A disciplina na formação da criança.


Data 30 e 31 de agosto de 2008.
Sábado de 14h às 19h. Domingo de 9h às 12h.
Local: Comunidade Batista Semeando.Rua Estados Unidos, 44. Bairro Nações Unidas. Sabará. MG.
Inscrições: (31) 3671 9176. E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com
Investimento: R$ 15,00 por pessoa. (Inclui Coffee-breaks. Não inclui refeições.)
Teremos livraria no local.
Apoio Editora Betânia.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Letras...

Letras
São como
Gotas
De chuva
molham
Lavam
Levam

Espalham
Trazem
Ajuntam
Nelas estão
O poder
Da vida
E da morte

Alexandra Guerra.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Ganhadora do livro "Infância"!

Parabéns Patrícia! Você ganhou o livro do mês de maio!
Patrícia envie para mim seu e-mail ou endereço para enviarmos seu livro.
Meu e-mail:
alexaguerra76@hotmail.com
Um abraço amigo, Alexandra Guerra.
Veja o comentário que ela deixou abaixo e participe você também dos próximos sorteios deixando seu comentário no blog.





Segue comentário da Patricia:
Alexandra, recebi no meu e-mail um texto seu sobre TERCEIRIZAÇÃO e, fiquei pasma com o que os pais estão fazendo em relação aos filhos?!Não sei se é pq tive três de uma só vez e um veio a falecer com 13 dias de nascidos, então me desdobro para estar com a Giovana e o Lorenzo que tem 06 anos, é reunião de escola, festinhas nos fins de semana, médico, preparar almoço, lancheira, levar para escola e ir para o trabalho e vejo que tem pais que não estão nem para seus filhos é de doer o coração viu?Queria muito ganhar seu livro.Parabéns pela suas palavras.Postado por Patrícia no blog Alexandra Guerra em 6 de Maio de 2008 16:00

quarta-feira, 21 de maio de 2008

terça-feira, 13 de maio de 2008

Bienal do Livro de Minas

Venha bater um papo comigo na Bienal do Livro de Minas. Estarei no estande da Editora Betânia, no dia 24 de maio, de 16h às 20h. Espero por você! Um abraço, Alexa Guerra.

A Bienal do Livro de Minas é o encontro da literatura brasileira. Na Bienal, os leitores têm a chance de se aproximarem dos seus autores favoritos, podem folhear livros, viajar por lugares desconhecidos e imaginários, participar de atividades que têm o livro como astro principal. Durante onze dias, o Expominas será o ponto central da cultura, da literatura e da educação.


Data: 15 a 25 de maio de 2008. Local: ExpominasAvenida Amazonas, 6.030 – Gameleira - Belo Horizonte - MG http://www.bienaldolivrominas.com.br/




domingo, 11 de maio de 2008

Emoções do dia das mães - maio de 2008.




É sempre emocionante o dia das mães, tanto na escola quanto na igreja. Quando as crianças do CC VER e da CBS cantaram para suas mamães as luzes encheram o ambiente de glamour! Parecia até um céu estrelado com os vaga-lumes pendurados... Os olhinhos dos filhos brilhavam mais ainda ao serem fotografados pelos pais, eram como as estrelas naquele pequeno céu. O lugar se encheu com os fleshs das fotos. Os corações de alegria. A boca de júbilo. E nas mãos de cada filho(a) um cartão, com palavras que dançavam ao som da música, se preparando para fazer as declarações de amor a suas mamães.
Foi lindo! Ouvir o canto das crianças em homenagem a suas mães. Ver olhos molhados de emoção. As mãos aplaudindo. Quase podia se ouvir os corações batendo de satisfação e alegria. Um contentamento merecido e experimentado somente entre pais e filhos!
Mas as lágrimas teimosas de uma garota corriam pelo seu rostinho. Percebi que eram de tristeza e me acheguei a ela. A mãe não foi vê-la cantar, pois estava vendendo um carro. Eu acariciei seus longos cabelos pretos e a abracei. Mas nada poderia substituir a falta daquela mãe. Eu sabia disso. Seus pais estavam separados. E lá estava ela chorando, sofrendo a falta da mãe. Essa mãe perdeu a chance de edificar seu lar.
Quando ministrei sobre o texto "Construtores de lares" muitas pessoas seguravam cada palavra, e as levava a seu coração para compreender bem como podemos construir um lar e não somente uma casa. O desafio lançado as famílias ali presentes, também faço a você hoje: Você quer que o seu lar seja abençoado por Deus? Então ame e obedeça a Deus, pois: “Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.” Sl 128:4.
Bem, confesso que de todas, a minha maior emoção foi o presente que recebi. Só meu filho é legalmente autorizado para me dar: um certificado de "a melhor mãe do mundo", feito por ele mesmo e por iniciativa própria dele, um adolescente. Sabemos que eu não sou a melhor, mas o mais importante é que tenho o reconhecimento dele; meu filho assim declarou a mim e este é o maior elogio que eu poderia receber dele. Essa certificação vai ficar gravada em letras de ouro em meu coração de mãe!

Com fé, esperança e amor - Alexandra Guerra Castanheira.
Blog:alexaguerra.blogspot.com



sábado, 10 de maio de 2008

Corrente do bem para a infância.


É algo simples que podemos fazer para alcançar os pais desta geração que está tão necessitada de ajuda.
Se você é uma pessoa comprometida com a infância e pronta a servir a Deus, clic abaixo em "comentários" deixe seu e-mail dizendo que você quer saber mais sobre " Corrente do bem para a infância" que entrarei em contato com você.
Espero que aceite o desafio.
Com fé e esperança, Alexandra.


domingo, 27 de abril de 2008

Ganhe um livro > Infância!


Faça um comentário sobre este blog e concorra a um livro "Infância", que será sorteado todo mês.

Como concorrer: Clique em comentários, deixe seu recado com seu nome e e-mail. Os sorteios serão todo dia 30 de cada mês. Os nomes dos ganhadores serão divulgados aqui no blog.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Presente para as mães.



Sabe qual presente eu mais gostaria de receber no dia das mães?...
É um presente que não pode ser comprado, somente colhido… Não, não são flores… mas como elas esse presente traz alegria e perfuma a vida.
O presente que eu mais quero, dinheiro nenhum pode comprar…
É algo que somente o filho e esposo podem dar.
O mais estranho é que este presente depende mais de mim do que dos outros.
O que eu mais gostaria de receber como mulher está escrito na Bíblia em Provérbios 31:28 a 30 - Respeito, elogios e declarações de amor.
Nada pode fazer uma mulher mais feliz e realizada como mãe e esposa do que saber que: “Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: 'Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas. ’
"A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada. Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos."
Então preciso amar e obedecer a Deus para que assim eu possa receber esses preciosos presentes que chegam como fruto do temor ao Senhor: Respeito, elogios e declarações de amor.
Melhor ainda será se o respeito vier acompanhado de beijos e abraços, e se os elogios vierem em um cartão e a declaração de amor com flores... Então será tudo de bom!
É o que desejo de todo o meu coração de mãe.

Alexandra Guerra Castanheira
E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com Blog:alexaguerra.blogspot.com

sábado, 19 de abril de 2008

Prefácio do Dr Russell Shedd para o livro: "Infância, o melhor tempo para semear."

Um livro que convence pais e professores a investir mais nas crianças para o avanço do Reino de Deus é bem vindo. As influências negativas que poluem cada vez mais as mentes da geração nova são tão poderosas como numerosas. A preocupação de todos os que semeiam no solo virgem dos corações ainda não formados deve ser de semear o que há de melhor. Daí a importância do livro da escritora Alexandra.
Damos graças a Deus por alguém que tem talento e criatividade suficiente para preparar o conteúdo deste volume. Além de muita experiência no campo de educação cristã, a escritora se firma na Bíblia. Quem seguir a orientação da autora, Alexandra, colherá preciosos frutos nas vidas de filhos e alunos.
Para persuadir a nós, seus leitores, Alexandra mostra que na realidade o melhor tempo para semear a Palavra é nos primeiros anos de vida. Crianças são mais abertas, mais sensíveis, e tem menos barreiras para receber as sementes que produzem vida abundante em Cristo. Spurgeon há mais de cem anos pregou que crianças podem se converter tão genuinamente como adultos. Ofendido por o que tinha ouvido levou um senhor a criticar o famoso pregador. Mas Deus mudou seu coração tão radicalmente que fundou a organização conhecida no Brasil como a Aliança Pro-Evangelização de Crianças (APEC) que se espalhou pelo mundo a fora.
Recomendo sem restrições a implantação dos dez princípios, tão necessários para a criação de filhos que honram os pais e principalmente a Deus. Quantos desses princípios tem sido esquecidos na formação dos adolescentes que desrespeitam autoridades e fogem da igreja de Jesus Cristo. Pastorear as crianças que estão sob a sua responsabilidade se torna fundamental para todos os pais e professores que um dia prestarão contas diante de Deus pela maneira que cumpriram suas responsabilidades paternas e pastorais (Hebreus 13.17).
Não é este o primeiro livro que Alexandra Guerra Castanheira escreve. O sucesso de seus esforços literários devem encorajar possíveis leitores a procurar seus livros e aprender como melhor criar os pequeninos nos caminhos do Senhor.
Acredito firmemente que Deus será glorificado com o lançamento desta obra e todos os que a leiam serão beneficiados.
A Deus toda a glória!
Russell Shedd

domingo, 6 de abril de 2008

Depoimento da Biana sobre o texto [abaixo]: "Pai, ninguém pode suprir sua falta".

Você não sabe o quanto estou chorando por causa deste texto sobre pais. Eu tive o meu sempre presente, agindo como um grande pai de família até que no dia 1º de maio de 2002 ele morreu e agora eu só tenho saudades enormes, sinto tanta falta dele! É como aquela mãe - que você mesma relatou no texto - a família fica com um vazio, pois é um lugar que ninguém pode ocupar.
Muito obrigada, o artigo me fez ver mais uma vez o quanto meu pai foi importante na minha vida e principalmente na minha formação. Tenha uma ótima note! Biana.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Pai, ninguém pode suprir sua falta.

Uma adolescente, de uma escola que trabalhei, teve que ser levada as pressas para o hospital passando mal, pois havia tomado vários comprimidos, de uma só vez. A boca desta jovem tremia. Seus braços frios estavam cruzados. Havia lágrimas em seu rosto. Depois suas colegas de sala disseram que ela queria chamar a atenção dos pais, pois estavam tendo problemas em casa e seu pai não acreditava nela. Perguntei se já conversaram - pai e filha - ela respondeu que não adianta, pois não tem diálogo com o seu pai. Aquele ato desesperado me parecia uma tentativa de provar aos seus pais que sua existência valia a pena.
É comum ver filhos que cresceram sem o pai, um dia resolverem procurá-lo. Outro dia mesmo uma mãe me contou que seu filho adolescente quis ir atrás do pai. O coração dela, naquele momento, estava escorregadio e trêmulo. Mesmo tendo um padrasto e sabendo que o pai biológico não se importava com ele, lá se foi o garoto atrás do fulano que o gerou. Encontrou-se com ele e ficou mais frustrado e decepcionado ao ter de lidar com o descaso do tal "pai". Soltou-lhe um último adeus encharcado, fez meia volta e saiu. Não consigo lhe explicar a intensidade da decepção deste rapaz. São encontros dolorosos, muitas vezes traumáticos, mas às vezes necessários.
Todos nós conhecemos pessoas que foram criadas sem o pai. A maneira de expressar a dor é diferente, mas o sofrimento é o mesmo de sempre: a dor de não ter um pai presente. Já vi crianças pequenas chorando ao verem seu pai, que há muito tempo não viam. Jovens revoltados, adultos doentes e traumatizados. E se você não consegue imaginar como é a dor desta falta, pense em um vazio escuro. Pense em cacos de desespero. Pense em cortinas de chuva fechadas ao seu redor.
Pai não machuque com sua ausência! Ninguém pode suprir sua falta. A mãe não supre a falta do pai na vida do filho, por mais esforços que essa possa fazer.
"_Eu criei meu filho sozinha, fui mãe e pai dele." Já ouvimos isso várias vezes. Mas será que isso é possível? Fiquei impactada com o que uma amiga me disse a respeito disso. Sendo ela mãe de dois rapazes, desabafou que o papel do pai fica vazio no lar, pois não há como substituí-lo, seja com tios, avôs ou mesmo uma mãe dedicada que tenta se desdobrar. O que esta Sábia mãe faz então, é deixar que seu filho conviva com outras famílias onde o pai é presente, para que assim o rapaz tenha modelos e referencias de um pai.
Todo ser humano precisa de um pai e uma mãe. É muito grave quando nos acomodamos com uma situação ao ponto de aceitarmos ela como algo normal socialmente. Não quero dizer com isso que os filhos devem sofrer com esta questão, a pesar de que, esse sofrimento é inevitável. Mas é necessário que fique bem claro que o lugar de um pai ausente fica VAZIO na vida da pessoa. Pois não foi assim que Deus planejou a família.
É preciso aceitar que existe o vazio, a dor, a falta, para então ser aliviado e curado pelo Senhor Deus Eterno. Somente em Jesus Cristo podemos encontrar a restauração para algo tão essencial para o ser humano: o pai. Só o Pai do céu é capaz de aliviar e curar essa dor com o seu amor paternal. Com seus olhos de bondade das cores do arco no céu depois da chuva. Um vazio preenchido com o amor de Deus se torna em contentamento. Somente Deus pode ser tudo o que precisamos - a droga não pode, nem o álcool nem o trabalho excessivo, ou seja lá o que for que estivermos tentando usar para calar esse eco.
Deus nosso Pai do céu é o transbordar da verdadeira paz. Ele é o pai dos órfãos. "O governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."(Isaías 9:6)
Ele é a cura para os doentes. Força para os fracos. Riqueza para os pobres.
Ele é o Pai do céu. Busque-o, pois todo aquele que o invoca com um coração sincero, o encontra.
Não permita que seus filhos se desfaçam em pedaços bem na sua frente. Segure essas palavras feito nuvens e as torça feito chuva, para que tragam irrigação e vida à sua família. Vire esta página da sua vida em direção ao amanhecer irradiando luz. Preencha a vida dos filhos com a profundidade do amor e proteção que somente um pai pode oferecer, pois foi planejado pelo criador para isso. Por isso, pai, ninguém pode suprir sua falta.

Alexandra Guerra Castanheira
é autora do livro " Infância: O Melhor Tempo Para Semear” da Editora Betânia. Pedagoga, palestrante, gestora no Colégio Cristão VER e capacitadora da AECEP.
E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com Blog:alexaguerra.blogspot.com

sexta-feira, 28 de março de 2008

JARDINS


JARDINS

Minha cabeça está cheia de jardins. Para mim, foi Deus quem plantou eles aqui dentro. Imagine aquele terreno onde se cultivam árvores, flores e plantas... Perfume, beleza, paz... é deste jardim que estou falando.
Os eventos mais importantes acontecem em um jardim.
Deus plantou um jardim no Éden, e pôs nele o homem que havia formado, (Gn 2:8). Nele havia lindas árvores, alimentos e um rio que o regava. Esse rio se repartia em quatro braços. Deus colocou o homem lá para cultivá-lo e guardá-lo. O próprio Deus andava por este jardim.
O pecado original e a morte espiritual da raça humana tiveram início no jardim.
A redenção e a vida eterna também se originaram no jardim. Pois, no lugar onde Jesus havia sido crucificado, sepultado e ressuscitado, existia um jardim. (João 19:41).
Como Maria Madalena suponho que Jesus seja um jardineiro Mestre, (João 20:15) creio que Ele me conhece e me chama pelo nome.
Descobri a pouco, outro motivo, porque quando estou em um lugar assim, cheio de plantas e flores me sinto mais perto de Deus; é porque tudo o que nasceu ali teve primeiro que morrer para si mesmo, para então depois nascer. "O que semeias não nasce, se primeiro não morrer." (1Co 15:36). A semente morre para então resultar em um novo corpo que Deus lhe dá.
Tem tantas coisas em nós que precisam morrer: Corrupção, desonra, fraqueza... e quando elas morrem em um jardim é maravilhoso, pois podem ser transformadas e nascer de novo! Deus dá ao grão o corpo apropriado, como diz em 1 Co 15:42- 44 :"Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual."
Perguntei a um amigo, que é deficiente visual, o que lhe vem a mente quando pensa em um jardim de plantas. Com a sua sensibilidade ele descreveu de forma encantadora:
"Jardim de plantas: Me dá a sensação de um completo desligamento deste mundo, uma oportunidade única para se ouvir a voz de Deus, vontade de ouvir cantos de pássaros raros, solidão saudável, penso também em desfrutar a companhia de pessoas sensíveis, lendo poemas, ouvindo o melhor da música, fazer caminhadas totalmente despreocupado da escravidão avassaladora do relógio, concluindo, faz tempo não vejo plantas, mas gosto muito de violetas."
Isso me dá muita vontade de viver rodeada por um jardim. Por isso, estou investindo em sementes onde estou plantada.
Jesus disse que Ele é a videira, e o Pai do Céu é o agricultor. (João 15). Nós que cremos nele somos os ramos, se não dermos frutos Ele nos corta. Simples assim. E todo ramo que dá fruto, Ele limpa, para que produza mais fruto ainda. Os ramos só podem dar frutos se estiverem ligados na videira, e dela extraírem seiva da vida. O ramo que não estiver ligado na videira, secará e será lançado no fogo. Elementar assim.
Prefiro estar no jardim a estar no fogo!
O Pai me cultiva. Eu sou o ramo. Jesus a parreira que produz uva.
Então, como diz a música de crianças, sou mesmo uma florzinha de Jesus!

Alexa Guerra :-)
Alexandra Guerra Castanheira

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Lançada campanha na Califórnia para que crianças sejam tiradas das escolas públicas

Pais e ex-professores de escolas públicas concordam que a educação escolar em casa e as escolas cristãs são a única solução para resgatar as crianças da doutrinação sexual
LOS ANGELES, EUA, fevereiro /Christian Newswire/ — Pais e ex-professores de escolas públicas apelaram na segunda aos pais californianos para que tirem seus filhos das escolas públicas a fim de protegê-los de novas leis de doutrinação sexual.
Numa conferência de imprensa em Los Angeles, a entidade Campanha pelas Crianças e Famílias (CCF) iniciou uma campanha na Califórnia para que os pais abandonem o sistema escolar governamental. Por causa de novas leis de doutrinação sexual (SB 777 e AB 394), a CCF lançou RescueYourChild.org, que mostra aos pais como fazer para educar os filhos em casa ou matriculá-los em escolas mantidas por igrejas cristãs.
A lei SB 777 na prática exige que os materiais institucionais de escolas públicas e atividades patrocinadas por escolas apresentem de modo favorável o travestismo, as operações de mudança de sexo, os "casamentos" homossexuais e todos os aspectos da homossexualidade e bissexualidade, inclusive a tão chamada "história gay". A lei AB 394 exige que as escolas públicas distribuam materiais polêmicos aos professores, estudantes e pais. Esses materiais promovem a transexualidade, a bissexualidade e a homossexualidade, sob o pretexto de treinamento "antidiscriminatório".
"Por que os pais estão preocupados? Como é que será a implementação dessas leis?" perguntou Randy Thomasson, presidente de Campanha pelas Crianças e Famílias, uma importante organização pró-família na Costa Oeste dos EUA, na conferência de imprensa em 11 de fevereiro. "Imagine um professor dizendo: 'Classe, para nossa aula sobre antipreconceito dos estudos sociais contemporâneos, temos um palestrante hoje. Ele contará seu testemunho impressionante de como ele cresceu como homem preso no corpo de uma mulher'. Esse é o tipo de educação de distorção sexual que os estudantes terão de agüentar, a menos que seus pais os resgatem do ambiente cada vez mais negativo das escolas públicas".
A veterana professora de escola pública Nadine Williams da cidade de Torrance disse que ela costumava apoiar as escolas públicas, mas que as leis de doutrinação sexual a motivaram a manter seus netos longe dessas escolas. Judy Ahrens, que já fez parte da diretoria de uma escola pública, era a favor da educação pública, mas com as leis SB 777 e AB 394 ela está rejeitando as escolas públicas em favor da inocência das crianças.
A mãe solteira Caron Strong de Los Angeles está preocupada com o modo como as novas leis de doutrinação sexual afetarão sua filha que está em escola pública. "Vou dar para minha filha educação escolar em casa", anunciou Strong na conferência de imprensa na segunda.
Campanha pelas Crianças e Famílias (CCF) é uma grande organização sem fins lucrativos e sem filiação partidária representando crianças e famílias. CCF defende o casamento, a família, os direitos dos pais, a santidade da vida humana, a liberdade religiosa, a liberdade financeira e a educação básica.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

As Causas da violência infantil e os dois cachorros.

Estão cada vez mais comuns as brigas e violência entre as crianças.

Eu estava conversando na escola com um garoto sobre suas atitudes agressivas - com colegas e até com seus professores. O menino, que me ouvia em silêncio absoluto, virou-se para mim com aquele olhar de quem está pensando profundamente na questão, apertou seus olhinhos castanhos, e desabafou: "_Tem uma coisa dentro de mim que não consigo controlar!"

Que coisa será essa? Fiquei pensando...

Lembrei-me então da história que ouvi uma vez: dos dois cachorros que brigam dentro de nós.

"Um Sábio índio descreveu certa vez os seus conflitos internos: 'Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil. Eles estão sempre a brigar'.
Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a abriga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu:
'Aquele que eu alimentar".

Qual cachorro você quer que vença? O Pit Bull ou o Yorkshire? Perguntei ao garoto. E ele replicou: "_Mas meu pai disse que se alguém me bater eu tenho que revidar."

Quando ele saiu da minha sala fiquei pensando em como o próprio pai estava alimentando o Pit Bull.

Como podemos alimentar esses cachorros? Pensei em três possibilidades de biscoitos caninos:

1. Disciplina - pode estar lhe faltando limites, nesse caso fortalecemos o descontrole. Ou, a correção pode estar sendo feita da forma errada e correção sem amor, gera mais violência.

2. Medicina - Pode ser que a criança tenha um distúrbio ou transtorno como a famosa hiperatividade, por exemplo. Então lhe falta um diagnóstico e tratamento adequado.

3. Espiritualidade - pode ser atuação ou influência de espíritos maus. Resolve-se com jejum e oração.

Antes de testar estas três áreas, você pode partir para a lei do reforço. Este método que há algum tempo atrás coloquei em cheque e questionei severamente, agora tenho colocado em prática e obtido ótimos resultados. Trata-se de recompensar o bom comportamento com privilégios ou pequenos presentes, como adesivos e a famosa estrelinha que você já deve ter visto (e recebido) quando estudou.

Um dia, uma a professora, chamando a atenção de sua pequena de dois anos e meio perguntou-lhe:

- Ana, quantas vezes vou ter que falar para você obedecer? No que Ana respondeu:

- Três vezes professora. Você disse que só ia falar três vezes. E essa foi a vez dois.

Eu sei que reforço também é coisa de cachorro, mas muitas vezes ele ajuda ou pelo menos nos dá tempo para investigar qual cachorro está sendo mais alimentado e como.

Já pensou se estivermos alimentando o Pit Bull dentro de nossas crianças?

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Coluna na rádio!

Escute a minha coluna sobre educação de crianças no programa de rádio "nas ondas da arte" que vai ao ar aos sábados ao meio dia, em Patos de minas. Sintonize pela internet: educadorafm.net

Um forte abraço, da Alexa.

Deus abençoe seu dia!


clique na imagem

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Comentário

Comentário:
Eu estava desanimada e frustrada, exigindo deles (meus filhos) aquilo o que eu não estava semeando. Eu não conseguia administrar o tempo. Deus falou grandemente sobre o tempo e da responsabilidade de ensinar princípios bíblicos. Quero dizer que houve muitas mudanças, para melhor!
Este livro é excelente! [Infância: O melhor tempo para semear. Alexandra Guerra.] O Espírito Santo ministrou em meu coração que ainda era possível fazer uma boa colheita. Glória a Deus!
Louvo a Deus pela vida da autora (minha querida Pastora Alexandra!).
Sem sombra de dúvida eu recomendo este livro, ele é uma benção.
Não tendo muito contato com a senhora, sinto grande carisma e o meu coração salta de prazer quando a vejo.
Isto é muito legal!
No mais, as ricas bênçãos de Deus sobre sua vida, família.
Com carinho Cínara de Sabará-MG.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Contrastes

Contrastes
Uma senhora de uns setenta anos segurou minha mão e disse entre lágrimas:
_ Ore pelo meu filho, eu já não sei mais o que fazer! Você está começando a ser mãe - nem tanto, pensei, pois meu filho já tinha seus 16 anos - e eu já estou terminando. Meu filho mais uma vez está na casa de recuperação para drogados. Suas mãos enrugadas e tremulas apertaram com mais forças as minhas. Eu não ouvia nem via mais ninguém a nossa volta, a pesar de a igreja estar cheia das pessoas que iam e vinham ao fim daquele culto.
_Eu carrego uma culpa - ela desabou a chorar e me lançou um olhar de desespero - pois eu falhei muito como mãe. Se eu tivesse buscado sabedoria de Deus para educar meu filho ele não seria assim.
Eu fiquei muda, com o coração apertado, pois concordei com tudo o que ela falava. Quando me lembro dessa senhora, sinto um desespero, e oro por eles como ela me pediu.
Ela me faz lembrar as tantas vezes que também falhei como mãe, e que busquei ajuda e procurei mudar. Das vezes que já pedi perdão ao meu filho e a Deus, e como Ele me livrou do fardo da culpa. Mesmo assim sei que vou colhendo o que tenho plantado, seja bom ou mau. Mas não tenho passado nem perto das aflições daquela senhora.
Na semana seguinte passei alguns dias convivendo com uma mãe adolescente, que despreza seu bebe. Um lindo e manso garotinho de um aninho. Essa jovem simplesmente deixa o bebe com sua avó e vai viajar, ou some por dias... O que esperar de uma mãe que dá leite estragado para seu filho? "Que virá a ser, pois este menino?" Às vezes, essa jovem mãe deixava escapar algo que tinha me negado a semana toda: um olhar. Mas seus olhos não revelavam nada a não ser um vazio cavernoso.
Outro dia, conversando com outra mãe em um restaurante ela me disse: _ Essa menina estragou minha vida! - E enfiou uma colher de comida na boca da criança. Não havia qualquer empatia em seus olhos.
A menina a que ela se referiu: tem três aninhos, é a caçula de mais dois irmãos, é perfeita, meiga e linda. A vida que essa pequena "estragou": a carreira profissional da mãe. Olhei para meninha que tinha um olhar triste e fiquei muda de novo! O desespero e decepção me calaram por um momento. Por isso preciso escrever! Ou ficarei com um grito entalado na garganta. É uma necessidade, uma forma de responder as muitas dessas mães que estão soltas por aí...
Que contraste entre essas mães.
E que semelhança!
Se eu pudesse colocaria uma de frente para a outra: A jovem e a velha. A endurecida e a quebrantada. A que está plantando e a que está colhendo. A de olhos secos e a de olhos irrigados. A que ignora e a que ama. A arrogante e a submissa. A que faz o que deseja e a que busca a Deus. algo não mudar, terão o mesmo fim.
O fato é que as crianças hoje em dia estão entregues a si mesmas. E todos nó temos colhido as conseqüências.
Que Deus tenha misericórdia dos seus cordeiros!
As pastagens precisam mudar, passando dos penhascos áridos e solos rachados a um solo mais verde banhado pelas chuvas que trazem vida e esperança.
Ajude-nos Senhor a clamar como uma voz nesse deserto de pais e mães. "Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do SENHOR; e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição." (Malaquias 4:5,6.)
Que nossa voz chegue até esses corações áridos e entregues aos lobos e traga: Quebrantamento. Salvação. Redenção. Paz.
As semelhanças: começaram mal a maternidade, e se
Alexa Guerra :-)________________________________________Alexandra Guerra Castanheira é autora do livro " Infância: O Melhor Tempo Para Semear” da Editora Betânia. Pedagoga, palestrante, gestora no Colégio Cristão VER e capacitadora da AECEP. E-mail: alexaguerra76@hotmail.com Blog>alexaguerra.blogspot.com

Pesquisa Google

Google