quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Halloween - Simbolismo e Origens


Não dá mais para ignorar esta data: “O dia das bruxas”, que é exaustivamente comemorada nos USA, e que já contaminou o Brasil. Escolas organizam festas e jogos para a meninada, principalmente as escolas de idiomas. Aos poucos, o Halloween é reconhecido no Brasil como uma das datas mais legais para “diversão”.Fui para a Net fazer uma pesquisa. Passei mal. Meu estômago embrulhava, e senti opressão ao entrar em certas páginas. Não quis continuar clicando em alguns links como estes:
“Aqui nós libertaremos os seus mais profundos medos e te elevaremos à uma nova dimensão repleta de emoções alucinantes.”
O que é isso? Um claro convite para cultuar ao demônio? Ingresso a auto destruição? Esta é uma grande festa dos demônios em nossosNegrito dias. E como de costume, ele investe pesado nas crianças.“Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”. I Tm 4.1.
Continuando minha pesquisa na Web fiquei surpresa com tantas informações, procurei selecioná-las e resumí-las, veja que festa é esta:
Como surgiu o Halloween?
Dia das Bruxas surgiu há dois mil anos quando povos celtas festejavam o fim do verão, o início do Ano-novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material. Lendas e contos revelam que os mortos no ano anterior regressam e se encarnam nos vivos para dar uma voltinha pelo mundo terreno. Algumas pessoas dizem que os espíritos regressam para cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais. Outras pessoas garantem que os celtas acreditavam que as almas eram de membros superiores da Igreja Católica e eram inofensivas. No mundo moderno, o Halloween surgiu em XIX, quando irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos. A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo tricks or treats - travessuras ou gostosuras. A animação é tanta que dia 31 de outubro é feriado nos Estados Unidos e o comércio registra alto volume de vendas, inferior somente ao da época de Natal. De acordo com estatísticas, no dia 31 os mais empolgados com as compras gastam um total de U$S 2,5 milhões em fantasias, presentes e acessórios.
HISTÓRIA DO HALLOWEEN Simbolismo e suas origens
O dia 31 de outubro: O dia 31 de outubro não é uma escolha por acaso. No calendário celta, este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas, os quatro dias de "meio trimestre. Nesse tempo, os druidas executavam rituais em que um caldeirão simbolizava a abundância da deusa. Dizia-se que era tempo de "estado intermediário", uma temporada sagrada de superstição e de conjurações de espírito.Para os druidas, 31 de outubro era a noite em que Samhain voltava com os espíritos dos mortos. Eles precisavam ser apaziguados ou agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados. Acendiam-se enormes fogueiras nos topos das colinas para afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam os processos da natureza. Recentemente alguns imigrantes europeus, de um modo especial os irlandeses, introduziram o Halloween nos Estados Unidos. No final do século passado, seus costumes se haviam tornado populares. Era ocasião de infligir danos às propriedades, e consentir que se praticassem atos diabólicos não tolerados noutras épocas do anoA Igreja Católica celebrava originalmente o "Dia de Todos os Santos" no mês de maio e não dia 1 de novembro como é feito atualmente. O Papa Gregorio III, em 835, tentando apaziguar a situação nos territórios pagãos recém conquistados no noroeste da Europa, permitiu-lhes combinar o antigo ritual do "Dia de Samhain" ou "Vigília de Samhain" (algo parecido com o que os católicos fizeram no Brasil com os deuses africanos e os santos da igreja no tempo da escravidão). O Panteão de Roma, templo edificado para adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja. Os cristãos celebravam ali o dia dos santos falecidos no dia posterior ao que os pagãos celebravam o dia de seu Senhor dos Mortos.
Bruxas e fantasmas: Os antigos druidas acreditavam que em uma certa noite (31 de outubro), bruxas, fantasmas, espíritos, fadas, e duendes saiam para prejudicar as pessoas.
Cabeças de Abóbora ("Jack-o-lanterns"): A lanterna feita com uma abóbora recortada em forma de "careta", veio da lenda de um homem notório chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espirito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar-lhe o caminho através da noite. Este talismã (que virou abóbora) simbolizava uma alma condenada.
"Travessuras ou Doces" "Trick or Treat": Acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos, era necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo e os mendigos passaram a pedir comida em troca de orações por quaisquer membros mortos da família. Também neste contexto, havia na Irlanda a tradição, que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores, a fim de que sua colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem ao "travessuras ou doces" "Trick or Treat".As máscaras e fantasias: As máscaras têm sido um meio de supersticiosamente afastar espíritos maus ou mudar a personalidade do usuário e também de comunicação com o mundo dos espíritos. Acreditava-se enganar e assustar os espíritos malignos, quando vestidos com máscaras. Também em outras culturas pessoas tem usado máscaras para assustar demônios que acreditavam trazer desastres como epidemias, secas, etc. Grupos envolvidos com magia negra e bruxaria também usam máscaras para "criar uma ligação" com o mundo dos espíritos
O Halloween hoje: O Halloween tem outros aspectos negativos além de sua herança pagã arraigada na bruxaria e sua ênfase sobre o diabo e as trevas. Alguns vândalos estão mais interessados em brincadeiras de mau gosto do que em festas. Há vários casos de criminosos e loucos distribuindo balas envenenadas ou guloseimas contendo agulhas ou lâminas. Outro perigo é o de que os motoristas não vêem as crianças com trajes típicos de cores escuras andando em ruas escuras. Seria difícil você pensar numa virtude positiva nos festejos do Halloween. Seu simbolismo envolve demônios, fantasmas, morte, trevas, esqueletos, medo e terror.
O que a Bíblia diz:
Sobre o culto ao medo: II Tim.1:7
Sobre um dia especial do mal: Salmos 118:24
O que Deus pensa dessa práticas e seus praticantes: Deut.18:9-14; Isa. 8:19; Lev. 19:26, 31; 20:6-8; 20:27;
Sobre as chantagens da esmola: Salmos 37:25
No Novo Testamento: Gal. 5:19-21; Apoc. 21:8; 22:15
Nossa resposta: Rom. 12:2; I João 4:4; Efés. 6:12; I Pedro 5:8-9; II Cor. 2:11
Refletindo: Existe algo de ruim nisto? Quer dizer que esta simples festividade com pessoas e crianças se fantasiando, pedindo doces é um remanescente de antigas práticas de magia negra, culto aos mortos e outras coisas sinistras? Tire suas próprias conclusões:
1. Nos Estados Unidos da América do Norte foram proibidas as orações públicas. O princípio do sectarismo tirou das escolas a celebração do Natal. Mas o Halloween permanece.
2. O abrigo de gatos de Chicago tem uma procura muito grande de gatos pretos durante os festejos de Halloween. Temendo que os gatos estivessem sendo usados em rituais macabros pelos que se auto-proclamam bruxos, a Sociedade Protetora de Animais excluiu a adoção durante essa temporada.
3. No Brasil e no mundo estão aparecendo pessoas se auto-intitulando bruxos.
4. Simbolismo apenas? Pense em alguns símbolos e analise-os. Há algum significado? Há alguma importância? Há alguma influência? Exemplo: cabeça de abóbora, suástica, crânio com ossos cruzados... Deve uma igreja acolher tais festividades? Deve um crente participar de tais festividades?
5. Hoje, mais e mais casos de sacrifícios humanos ocorrem no mundo ocidental justamente nesta época.
6. Até os pais da Reforma Protestante cometeram absurdos de injustiça nesta área. Não estaríamos nós celebrando a injustiça que tanto desagrada a Deus? (Isaías 6.7-8). Devemos nos colocar a par para um posicionamento ético quando alguém nos perguntar sobre a questão. Este estudo não é para dar mais "Ibope" ao diabo. Crentes não devem temer o Halloween. Dia 31 de outubro continua sendo um dia que o Senhor Deus criou. Não há espaço aqui para extremismo e nem para fobias. Exemplo de extremismo característicos do povo Cristão: A primeira edição de "A Origem das espécies" de Darwin, foi praticamente esgotada pela corrida dos crentes para comprar o "livro herege"... nós financiamos a segunda edição do livro e, provavelmente, a popularidade da teoria. Há uns 5 anos atrás várias pessoas faziam palestras sobre a Nova Era e as igrejas estavam super alertas para a simbologia e embaixadores desse movimento. Isso gerou uma verdadeira "paranóia", ao ponto de acusarem a Junta de Missões de "Nova Era", por trazer o desenho de um arco-íris, um dos supostos símbolos, em um de seus cartazes.
“Como os portais entre os dois mundos estão abertos, é o momento propício para a realização de feitiços, pedidos, previsões, limpeza, etc.”
“Portanto guardareis o meu mandamento, de modo que não caiais em nenhum desses abomináveis costumes que antes de vós foram seguidos, e para que não vos contamineis com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Lv 18.30.

Alexa Guerra.
E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com
Blog: alexaguerra.blogspot.com

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O que acontece quando a família falha

Quando a família falha...
I Samuel 2: 12- 17 e 27-36.


Li a seguinte frase na uma blusa de um menininho de uns dois aninhos: “Mamãe estressada. Papai ocupado. Titia 0800 ligue.” Parece até frase de pára-choque de caminhão, mas é a realidade do dia a dia das nossas crianças. O assustador é que isso está ficando tão normal que ainda tem quem ache bonitinho usar isso na blusa de uma criança tão pequena. É nosso atestado de decadência, os pais assumindo e aceitando que “não tem” ou não querem ter, tempo nem condições de cuidar de seus próprios filhos! Veja nas manchetes abaixo, uma amostra do que pode acontecer com nossas crianças e jovens quando a família falha:
 Quando a família falha todos colhemos: “Filhos tiranos, pais perdidos. Não tenha receio de ser visto como repressor ao impor limites ao adolescente que atazana sua vida. Educadores e psicólogos dizem que isso faz bem – a ele e a você.” (Reportagem de capa da revista Veja, 18/02/04).
 Quando a família falha nós fortalecemos o: “Inimigo íntimo. Um alerta da ciência condena um hábito que, em geral, começa em casa: o consumo exagerado de álcool na adolescência pode causar danos em regiões do cérebro ligadas à memória e ao aprendizado, além de aumentar a propensão dos jovens ao alcoolismo.” (Revista Veja, 06/12/06, pg 96-104).
 Quando a família falha nós estamos dando condições para que “A vida sexual das meninas está começando muito antes da adolescência. De cada cinco meninas com idade entre 11 e 14 anos, uma já teve pelo menos uma relação sexual. Os pesquisadores descobriram que a causa do início precoce da vida sexual não está nas ruas nem dentro da escola. Está em casa. A maior parte das meninas que teve sexo com 11 ou 12 anos tinha também falta de diálogo com os próprios pais. Tudo o que elas precisavam, dizem os especialistas, era de uma boa conversa dentro de casa.” (Site da Rede Globo de Televisão, acesso em 06 de junho de 2003.)
 Quando a família falha nós colhemos: “Tempo perdido. Pais sem tempo disponível e despreparo para tratar de sexo com os filhos são os temas principais da reportagem, sobre adolescentes e jovens que adotaram o sexo grupal em São Paulo”. (www.noticias.aol.com.br // acesso em 21/08/2004).
 Quando a família falha os professores ficam: “Com medo dos alunos. Provocado pela indisciplina na sala de aula, um distúrbio psicológico se alastra entre os professores: a fobia escolar. Muitos pais acreditam em tudo o que as crianças dizem e vem procurar os orientadores para tirar satisfação. Isso é ruim porque, ao menor sinal de deslize, os alunos fazem o que querem. Por isso temos de ser duros. Sem respeito com os professores, é impossível qualquer aprendizagem e a escola perde o sentido.” (Revista Veja, 11/05/05, pg 62- 66).

Isso tudo é só u
ma mínima amostra do resultado social da omissão dos pais. Poderíamos gastar horas e escrever livros e livros sobre as conseqüências amargas da quebra do principio que está registrado na Bíblia em Deuteronômios 6:7 e em Efésios 6:4 - Os pais são responsáveis pela educação dos filhos.
É claro que v
ocê não quer que seus filhos endossem os dados acima. Então aguarde a proxima postagem com algumas dicas preciosas para você relembrar e aplicar!

Texto de Alexa Guerra extraído de seu livro "Ciclos: de vida e de morte, em qual deles sua família está?"
Alexa é esposa e mãe. Escritora, pedagoga, palestrante e jardineira.
E-mail: alexaguerra76@hotmail.com Blog: alexaguerra.blogspot.com

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nos resta apenas fazermos a mesma pergunta que foi feita com relacao ao futuro de Joao Batista. “Que vira pois a ser este menino”? Lucas 1:66.

Que vira pois a ser este menino?
Ei Alexa, estive lendo o seu Blog o que me deixou profundamente feliz. Primeiro pela qualidade do mesmo, e depois pela sua importancia, pois o mesmo tem o seu olhar voltado para uma das classes socias que a meu ver, requer cuidado e zelo da parte de todo sociedade.

Somos sabedores de que a tres instituicoes que sao diretamente responsaveis pela educacao da crianca que sera o homem de amanha. A familia, a religiao, e a escola, porem indiretamente somos todos responsaveis pelas novas geracoes que estao sendo formadas.

O que me assusta, e o fato de percebermos que as instituicoes diretamente responsaveis pela educacao de nossas criancas, estao falhando, e falhando de forma grosseira e ascentuada. Entao do alto destas observacoes, nos resta apenas fazermos a mesma pergunta que foi feita com relacao ao futuro de Joao Batista. “Que vira pois a ser este menino”?

Que vira a ser pois esta geracao composta pelos os nossos netos. Sem referencias religiosas, morais, e espirituais, e o que e pior, em alguns casos, sem qualquer referencia de valores.

Que vira pois a ser esta geracao?Que cresce em meio ao desreipeito pelas as autoridades, a desonra dos pais, ao mal exemplo daqueles que os dirige, em casa, na igreja, e na escola.

Que vira pois a ser esta geracao?Que cresce aprendendo que e vergonhoso ser honesto, que todo homem tem o seu preco, que o importante e ser feliz, mesmo em detrimento a fidelidade, que mais importante do que ser, e ter.

Que vira pois a ser esta geracao? Que cresce em uma epoca em que os valores morais biblicos perderam o valor universal, e assim cada familia tem o direito de criar os seus proprios valores.

O que podemos esperar desta geracao, e o que podemos esperar para esta geracao?

Precisamos orar para que Deus levante homens e mulheres que estejam dispostos a plantar uma boa semente no coracao de nossas criancas e so assim, poderemos vislumbrar uma resposta positiva para esta pergunta crucial.
“Que vira pois a ser este menino?


Pr. Ronaldo da Silva (Ariosvaldo - New Hamishe - USA)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ciclo do Semeador.

Extraído do Livro >

CICLOS: De vida ou de morte, em qual deles sua família está?

Alexa Guerra.


http://br.youtube.com/watch?v=Xy1Hyl62ghQ&feature=user

Comentários sobre o sequestro de Eloá

OI Alexa! Como vai?
Lembrei de vc, num momento de tragédia mas fazer o quê...Um sequestro que dura 5 dias o ex namorado atira na ex e na amiga. Agora que a coisa virou uma " " os ógãos de imprensa e especialista em tanta coisa começam a soltar um bombardeio de conversa que não vai salvar quem está na beira da morte.O que ningúem falou até agora é: O que uma criança de 12 anos fazia namorando um jovem de 19 anos, hoje com 15 anos, se viver, e um bicho na cadeia...É isso faltou ensinamento, e agora não falta opinião furada entre meio de tantos especialistas.
Orlindo.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Agradeço ao meu Deus Eterno por mais este LANÇAMENTO!



Este livro é uma revelação da Palavra de Deus, e a autora vai compartilhá-la com você! Trata-se de ciclos de morte ou de vida que podem se instalar na vida das famílias, afetando toda uma nação. As palavras que revelarão estes ciclos estão a caminho de te encontrar; e quando chegarem segure-as pelas mãos e leve-as até seu coração.
A leitura deste livro trará entendimento necessário para libertar famílias que vivem em uma espécie de ciclo de morte, e lançará luz sobre o caminho que produz um ciclo de vida que gera bênçãos para as famílias e seus descendentes. Alcançando as famílias as nações serão transformadas!
Existe um ciclo que está presente nas famílias: de morte ou vida; em qual deles a sua família está? Leia este livro e você descobrirá!


CICLOS:
De vida ou de morte, em qual deles sua família está?
Alexa Guerra.
Virtualbooks Editora e Livraria LTDA & Gênesis One Editora.

Por: R$ 15,00 + frete de R$ 2,50 para o Brasil.
Vendas :
http://alexaguerra.blogspot.com/
ou
E-mail:
genesisoneeditora@gmail.com

domingo, 12 de outubro de 2008

Dia do professor

Professor(a) receba nosso abraço amigo e grato!

Se houvesse diferenciação entre dons e ministérios, o de ensino seria o maior de todos. Mas para o cristianismo não há diferença! Todos são iguais, pelo menos deveriam ser. Mas quanto à recompensa, essa será maior para quem pratica e ensina a Palavra de Deus, pois a Bíblia diz em Mateus 5:19: "Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus." A gratificação para os professores será grande! E vinda de Deus é a melhor!
I Timóteo 5:17 diz que aqui nesta vida também, quem ensina merece retribuição e honras maiores: "Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino." Você que tem observado e ensinado os mandamentos de Deus receba nossa gratidão, com amor. Receba nossas honras! Você não procura, mas merece consideração pública. Merece nossa consideração e homenagem à virtude, ao talento, às boas qualidades humanas; que você tem buscado desenvolver para Servir ao Deus Vivo!
Queremos com esta carta demonstrar nosso respeito a você que ensina em nosso meio a Palavra de Deus! Deixe que estas palavras lhe abracem e o envolvam com nosso carinho, respeito, consideração, estima, ternura e mimo...
Você que ensina a Bíblia leva para as pessoas consolação e esperança! Romanos 15:4 diz: "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." O objetivo das palavras que você ensina também é abraçar as pessoas como se fosse o próprio Deus. E na verdade é, pois através da Sua poderosa Palavra revelada e escrita Deus abraça as pessoas. Você, professor, proporciona abraços divinos que confrontam, cortam e penetram a alma e o espírito humano. Abraços sobrenaturais que curam, salvam e libertam pessoas.
Parabéns, professor(a). Receba nosso abraço amigo! Continue firme! Ministrando, como Jesus, o ensino que não é seu, mas sim, daquele que lhe enviou: O Deus Esterno. "Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou." João 7:16.

Texto: Alexa Guerra. [http://alexaguerra.blogspot.com/]

Gratidões, honras e abraços: ___________________________.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Novidade: Lojinha!

Agora neste blog você pode adquirir produtos que irão abençoar e edificar a sua família, e receber no conforto da sua casa!
Dê uma olhada no lado direito e procure:

LOJINHA VIRTUAL.

Esperamos com isso poder lhe servir melhor.
Um abraço amigo, Alexa e Agui.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Acampamento de Crianças da CBS 2008.


Através das preciosas vidas dos nossos 40 obreiros pudemos proporcionar as 102 crianças que participaram do acampamento recreação, salvação e crescimento espiritual.
Para nós, duas são as maiores gratificações:
1- Nós, os obreiros, pudemos receber ao Senhor Jesus 102 vezes, pois a Bíblia diz em Lucas 9:48: “Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe.” Já pensou! Nós recebemos Jesus! Quer privilegio! E que responsabilidade!
2- Nós pudemos levar a Palavra da salvação e presenciar mais de 30 crianças aceitando a Jesus como seu Senhor e Salvador! Eu chorei de emoção! Não pude conter as lágrimas que desciam pelo meu rosto quando eu vi na minha frente, aquelas 30 crianças ajoelhadas diante do Deus Vivo! Um dos monitores me contou que não agüentou ver um menino de 4 anos pedindo para ir lá aceitar a Jesus! Ele chorou também! Como vários outros se emocionaram.
O versículo tema ajudou muitas crianças a fazerem uma avaliação de suas atitudes e a tomarem a decisão de mudar com a ajuda de Jesus Cristo. >
"Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto." Provérbios 20:11. Este versículo ficou gravado na nossa mente e em nosso coração.
Valeu a pena! Todo trabalho, todo esforço da equipe de apoio que contou com 40 voluntários que amam a Deus e às crianças!

Teremos a partir de agora uma nova missão, pois nossa igreja estará mais comprometida em investir pesado em nossas crianças e esperamos que você esteja engajado nesta visão!
Juntos pelas crianças!
Com gratidão e amor,
Pr. Aguinaldo, Pra Alexa, Élica e Flávia.
Ministério de crianças da CBS. Outubro de 2008.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Meu próximo livro! Lançamento previsto para este mês!


Este livro traz uma Palavra revelada sobre como o descuido e a negligência dos pais em relação a criação dos filhos está produzindo um ciclo de morte nas famílias.
Mas também há um ciclo de vida familiar.
•Qual ciclo você está permitindo que se instale em sua casa o de vida ou o de morte?
Leia o livro e você descobrirá.
Em breve nas livrarias!

Pesquisa Google

Google